quarta-feira, 31 de março de 2010

Mentoring no PMI-SOC


Sábado passado (27-mar) estava marcado um treinamento para o programa anual de Mentoring do PMI-SOC. Eu havia me inscrito há algum tempo e paguei $70.

A ideia é estabelecer uma relação Mentor-Mentorado entre profissionais de gerenciamento de projetos. O mentor no geral é um gerente de projetos sênior que tem bastante experiência e sabe os macetes para resolver os problemas do dia-a-dia.

O evento durou quase o dia todo. Basicamente houve uma apresentação do programa, alinhamento de expectativas e cada mentorado conheceu seu mentor (e vice-versa, claro).

Minha mentora chama-se Thu (como ela mesma disse: "a pronúncia é igual ao número 2") e achei ela muito simpática e humilde (apesar de toda experiência que ela tem). Ela tem 2 filhos, nasceu no Vietnã, mas veio para o Canadá quando criança.

Só o evento rendeu 6 PDUs (preciso acumular 60 em 3 anos e já devo ter uns 52, e o meu certificado vence no começo do ano que vem). O programa como um todo rende 48 PDUs!!!

Achei legal a iniciativa do PMI-SOC e estou pensando como passar a ideia para os amigos do PMI-SP.

[]s

domingo, 28 de março de 2010

O que temos visto na TV


Precious é um filme que concorreu ao Oscar desse ano em algumas categorias. Achei muito bom e é um daqueles filmes que nos fazem pensar. Só pelo título já dá para perceber que se trata de mudança (atitude que nos move a fazer algo diferente).
"The longest journey begins with a single step" (A jornada mais longa começa com um simples passo) - Quantas vezes já não ouvimos isso ou algo parecido com isso? A palavra-chave é ATITUDE!
O filme não fala simplesmente de zona de conforto ou acomodação, mas mostra diversas variáveis em jogo e o mais importante é ATITUDE + LUTA + SONHOS = MUDANÇA.
Há algumas cenas bem fortes, mas não tenho dúvida que acontecem na vida real.


Esse filme é "meiguinho". Não tem muito o que pensar... o cara é apaixonado pela menina e quer algo sério, porém para ela o momento não é de um relacionamento sério. A conclusão é... a fila anda. rs rs
Confesso que eu até estava torcendo para os dois acabarem juntos....


Outra coisa que eu tenho assistido é aos episódios de Anos Incríveis. Pensei em algo para treinar meu listening e baixei as temporadas. Várias coisas ainda não consigo entender direito, mas já consigo entender o contexto.

[]s

Nossas primeiras visitas!


Na 6a feira (26-mar) recebemos nossas primeiras visitas aqui no apartamento. Havíamos convidado o Cirilo e a Leila para virem jantar aqui.
Aproveitamos o dia para fazer uma boa faxina no apartamento (tirar o pó, lavar o banheiro, passar o Roomba, Mop no chão, arrumar as coisas espalhadas por aí). Além disso, fomos comprar os ingredientes para o jantar.

A ideia era fazer algo prático como:
- Salsichas defumadas (conhecemos essa delícia na casa da Fabiana e do Cleber) como aperitivo.
- Dip (tipo patê) de cebola para passar nas salsichas.
- Risotto de pacotinho.
- Frango empanado tipo nuggets.
- Refrigerante, chá gelado, vinho.

Tudo estava indo bem... (ainda falta comprar um Blu-Ray player para passar uns vídeos de show por exemplo), até que esquecemos o frango no forno... e ele começou a queimar.

O lado bom é que descobrimos que tem um alarme dentro do apê que soa com qualquer queimadinho. O lado ruim é que queimou o frango e fez com que atrasasse um pouco o jantar.

A sobremesa foi um capítulo a parte (ou melhor... um parágrafo a parte). Eles trouxeram um cheese cake (bem bom) e a gente tinha comprado 2 potes de sorvete em promoção (promoção mesmo!!! o de 1,5 litro estava uns $3 se não me engano).

Para as próximas visitas:
- Organizar melhor o espaço para colocar os sapatos e casacos.
- Comprar um saca-rolhas melhor (mais fácil de usar).
- Prestar atenção o timer para não queimar o que estiver no forno (ou simplesmente não usá-lo rs rs).
- Ter uns DVDs de show para não ficar aquele silêncio...
- Ter mais pratinhos (para não ter que interromper a conversa para lavar louça rs rs).

[]s

quinta-feira, 25 de março de 2010

Últimos dias de "férias"

Nesta semana precisamos deixar tudo "pronto" para iniciarmos a rotina de trabalho:

1) Hoje voltei ao LINC para pegar o relatório de acompanhamento e fazer meu discurso de despedida (ganhei também o certificado).
> Foi bem legal, pois cada um dos colegas de classe desejou-me sorte e alguns foram além e disseram que gostaram de me conhecer.
> O professor também fez um comentário dizendo que meu inglês havia melhorado em tão pouco tempo e que espera que eu continue melhorando cada vez mais no trabalho.

2)  Fomos ao banco para fazer o cartão de crédito da Claudia (a nossa conta é conjunta e, apesar dela já ter um cartão adicional, isso não conta para o histórico de crédito dela). Precisávamos fazer isso, pois sabemos que assim que começarmos a trabalhar, essas coisas de Banco ficam mais complicadas de se resolver.

3) Fomos comprar um dicionário de Inglês-Inglês para a Claudia, pois o dela ficou no Brasil.

4) Tivemos de comprar calças para eu ir trabalhar (visto que só trouxe 1 terno e aqui não precisa de paletó e gravata).
> Isso foi realmente cansativo, pois quem me conhece sabe que não gosto de ficar experimentando roupa.. Mas o saldo foi positivo e consegui comprar 3 calças com preço bom. Deixei para ajustar (quem mandou eu ser gordinho e baixinho???) - $8 para fazer a barra.

5) Quero deixar registrado aqui a minha desconfiança de que a Claudia está agindo de maneira muito estranha desde ontem!!!
> Ela sugeriu que comprássemos um PS3, pois além do video-game dá para assistir a filmes Blue-Ray... e fomos atrás de algum usado (infelizmente não achamos).
> Hoje ela falou novamente e procuramos em outra loja (O que será que está acontecendo com os video-games usados???? Sumiram quando eu mais preciso deles!).

6) Obrigatoriamente joguei Nintendo Wii na TV de LED 47" para aproveitar as férias... (fazer o que né?)


7) Ah, outra coisa que precisamos organizar... é a marmita. Pois é, agora fazemos parte do grupo do Osmar... Osmarmitero!

[]s

quarta-feira, 24 de março de 2010

Um pouco de hoje (de novo)...

Hoje foi dia de comprar (reposição) o Nintendo Wii....
Quase houve uma mega frustração, pois fomos em uma loja e estava esgotado. Daí comecei a procurar na Internet e estava esgotado em todas as lojas. Só encontrei algumas unidades (aparelho novo) no eBay!

Minha última chance era de comprar usado mesmo. Fomos em uma loja de games e tinha (a diferença com o novo era bem pouco, mas aceitei...).

Achei curioso como a tecnologia avança.... pois quando comprei em 2007 a conexão era RCA (1 vídeo + 2 áudio) e hoje comprei um usado com conexão video componente (5 cabos). Eu também não sei explicar isso direito não...

O bom é que hoje joguei video game na TV de LED 47" na sala (até afastei um pouco o sofá para ganhar um pouco mais de espaço).

Hoje também veio o técnico da ROGERS instalar a TV a Cabo (não demorou 10 minutos).

Além disso, assistimos ao episódio do LOST em High Definition na HDABC e incrível que eu consegui entender bastante coisa (ahahahha - no episódio de hoje o Richard falava em espanhol e tinha legenda em inglês).

Amanhã estamos planejando ir até a AMEX de metrô e busão para aprender o caminho.

AH! OBRIGADO AOS AMIGOS QUE COMEÇARAM A SEGUIR O BLOG - Grande Mestre Ricardo e Grande Amigão Pavan e Ellen!

Mais mudança...

Acho que toda mudança gera um frio na barriga (no meu caso, às vezes, dá dor de barriga mesmo heheheh).
Apesar de estarmos passando por várias mudanças ao mesmo tempo ou em tão curto espaço de tempo, eu ainda não me acostumei.

Sabe quando temos que começar a trabalhar em um lugar novo? Aquela sensação de que não daremos conta ou com quem vamos almoçar nos primeiros dias, ou se vou ter uma mesa e um computador, ou como devemos nos vestir, etc...? Imaginem minha expectativa de começar a trabalhar em um país diferente, com pessoas de diferentes lugares do mundo, falando inglês e assumindo novas e grandes responsabilidades!!!

Tento falar para mim mesmo que eu vou dar conta, como sempre consegui fazer.... mas está f* (tradução: "difícil").

Já estou sentindo saudades da minha rotina de ir para a aula de inglês (isso porque eu lembro muito bem que no primeiro dia fiquei perdido).


Hoje uma colega de classe me ligou (a Mehrnoush que me ensinava um pouco de farsi) dizendo que várias pessoas perguntaram por mim e o professor gostaria que eu voltasse lá para falar um Goodbye oficial e também pegar meu relatório de progresso.

Cá entre nós... prefiro assim!
I'm always trying to escape from my comfort zone!
mudança > desafios > frio na barriga > novos desafios > novas mudanças > saudades > mais frio na barriga = networking + amigos

[]s

segunda-feira, 22 de março de 2010

Um sonho de consumo...


Hoje compramos a nossa TV (espero não ter de trocar por um bom tempo...).
É uma LG LED LCD 47SL90, ou seja, TV de LED de 47" da LG.
Show de bola!!!
Agora vou começar a namorar algum home theater..... (já vi um da Samsung com Blue-Ray player).

Hoje compramos também o rack na IKEA que eu passei o final da tarde montando... (ai minhas costas...).
Depois tiro fotos..

[]s

domingo, 21 de março de 2010

Balanço - 2o mês

(saímos para buscar emprego)

Amanhã completaremos 2 meses aqui em Toronto - Canadá. Como amanhã é segunda-feira, resolvi publicar o balanço do 2o mês hoje...

Vou tentar resumir (juro procês):
Basicamente nesse 2o mês eu diria que focamos em arrumar nosso cantinho... e tentar arrumar emprego.

1) MORADIA
- Até o começo de março estávamos morando em um quarto e não podíamos comprar as coisas de casa ainda...
- A gente se mudou no dia 02-março. Compramos várias coisas no IKEA e começamos a transformar o apê em  um lar.
- Mudamos de redondeza e começamos a nos acostumar com o lugar (estranho ter de descer em outra estação de metrô por exemplo).

2) ESTUDOS
- A Claudia precisou fazer um esforço extra para entregar o primeiro "paper" do curso que ela está fazendo online. Como ela mesma diz... o momento não é tão bom para conseguir a dedicação necessária ao estudo.
- Eu continuo fazendo LINC e decidi ir e voltar a pé (2.9km).
- A gente começou a freqüentar workshops no ABRIGO para ajudar na preparação da busca pelo emprego (como escrever um currículo, carta de referência, se dar bem em uma entrevista, etc.).
- Fomos também em outro lugar que ajuda imigrantes a encontrar emprego chamado Skills for Change.

3) ALIMENTAÇÃO
- Passamos a comprar mais coisas no mercado e comer em casa.
- Durante a semana eu ainda como fora de casa, mas já não fico experimentando muito...

4) COMPRAS
- Gastamos bastante no IKEA, mas eram coisas para casa.
- Complementamos com as coisas do DOLLARAMA.
- Mudamos de supermercado (antes íamos no METRO e agora vamos no NO FRILLS).
- Evitamos gastar com coisas desnecessárias (pois não sabíamos por quanto tempo estaríamos desempregados).
- Compramos umas coisas legais para casa (produtos de limpeza, iRobot, ...).

5) COTIDIANO
- Tiramos a carteira G1 de motorista.
- Fizemos algumas aulas de direção e marcamos o teste prático (para a categoria FULL - G).
- Tive minha primeira experiência cortando o cabelo (ficou bom).
- Conhecemos mais pessoas.
- Passamos por 2 alarmes falsos de incêndio.
- Chegaram os pés do sofá por correio (compramos pela Internet).
- De vez em quando fazemos café, mas gostaríamos de ter uma Nespresso.
- Lavamos roupa 1x por semana e achamos que é meio caro... mas fazer o quê?
- Tomo banho de banheira umas 2x por semana (mó bom, mas gostaria que ela fosse maior rs rs).
- Terminei o primeiro cachecol tricotando.

6) CLIMA
- O clima melhou BEEEEM. Teve um dia que chegou a 17 graus e eu nem coloquei moleton.
- Com a temperatura acima de 10 graus já dá para ver muitas pessoas na rua e algumas até tomando cerveja em mesinhas do lado de fora...

7) TRANSPORTE
- Agora vou e volto a pé para a escola. É um bom exercício e não cansa muito, pois o trecho é praticamente plano.
- Estamos estudando a possibilidade de comprar um carro (usado ou zero) por conta do lugar aonde vou trabalhar.

8) EMPREGO
- Fizemos algumas entrevistas de emprego e conseguimos a contratação.
- Tínhamos feito as contas para 6 meses de desemprego, mas conseguimos muito antes... YUPI!!!

9) SAÚDE
- Até agora tudo beleza...
- Acho que a única coisa meio ruim é que minha pele está bem ressecada e minhas mãos até queimaram um pouco com o frio (culpa minha por não ter passado hidratante).
- Minha rinite alérgica não deu os ares ainda...

10) COMUNICAÇÃO
- Antes eu achava que se uma pessoa morasse por 3 meses em um país onde falam outra língua, quase automaticamente era possível já se comunicar... Hoje tenho minhas dúvidas.
- Sinto que meu "listening" melhorou bastante e o "speaking" também, porém muitas vezes ainda não consigo entender (acho que falta vocabulário).
- Falar ao telefone ainda é um desafio, mas estou melhorando (já até briguei... rs).
- Ainda não está 100% conversar com minha família pela Internet (áudio + video).

11) TECNOLOGIA
- Contratamos Internet de 12Mbps e está show de bola!
- Imprimir as coisas sentado no sofá... é muito legal também.
- Já lançou a TV 3D, mas estamos em vias de comprar uma TV LED de 46" ou 47".
- Percebo que a tecnologia não está somente nos eletrônicos... há muitas coisas do dia-a-dia que necessitam de tecnologia para tornar a vida mais fácil.

12) SAUDADES
- O meu cunhado falou de groselha e na hora fiquei com vontade... rs rs
- Perdemos a festança de aniversário de 1 ano da sobrinha Mirian e confesso que fiquei com vontade de estar presente.
- Estamos conhecendo novas pessoas e fazendo novas amizades, mas dá saudade dos velhos amigos....

>> SALDO 2o MÊS: Experiência de vida que é para sempre!!! O aprendizado e situações fora da zona de conforto não representam de maneira alguma um risco.

Bem... se eu lembrar de mais alguma coisa eu publico depois...
[]s

Show do Roupa Nova

Logo depois que chegamos em Toronto (22-jan) a tia da Claudia disse que o Roupa Nova ia fazer show no Canadá... Daí fomos procurar e foi muito difícil encontrar informações... em alguns lugares falava que era no começo de fevereiro (já elvis) e em outros lugares falava que tinha sido adiado para março...

Na semana passada fomos no restaurante brasileiro e vimos um cartaz falando que o show ia ser na sexta-feira, 19 de março!!! Daí eu já comentei para a Claudia que eu gostaria de ir e que deveríamos comprar os ingressos o quanto antes (vai que lota! rs rs).

Bem... na sexta-feira encontramos com a Fabiana (ela trabalha na IPSOS aqui perto de casa) e depois fomos encontrar outros "breguelitos" de plantão em uma padoca.

Ao todo éramos em 8 pessoas. A padoca tem umas tortas animais!!!

Os "portões" iam abrir 19h30 (o local parecia uma quadra de escola de samba ucraniana... hein?!). Chegamos lá umas 20h30 e somente liberaram a entrada umas 21h30.

Achei uma falta de respeito.... e de organização. Ninguém sabia informar... e os seguranças apenas diziam que estavam  passando o som ainda... (fala sério!). Teve gente que estava revoltada e dizendo que queria o dinheiro de volta... outros falavam em chamar a polícia....

Bem... entramos e pegamos um lugar ótimo... (no gargarejo). Compramos umas coxinhas e quibes para matar a saudade também...

O show de entrada não foi bom (pelo menos eu não curto muito música country, ainda mais quando não conheço o cantor e muito menos as músicas).

O show do Roupa Nova foi muito bom! Achei que a primeira coisa que eles deveriam fazer é pedir desculpas pelo atraso... (parece que houve um problema de som).

Incrível como eu sabia cantar um monte de músicas!!! ahahahahha
O encerramento foi surpreendente... pois eles cantaram trechos de rock (Guns, Credence, KISS, Queen, ...)
Só faltou eu ter levado um disco de vinil para eles autografarem...

sábado, 20 de março de 2010

Show do Roupa Nova em Toronto



Vou precisar de mais posts para descrever o show do Roupa Nova em Toronto...

Alarme de Incêndio...

Na madrugada de quinta para sexta (umas 4h da manhã) acordamos com o alarme de incêndio...
Coisa de doido (o negócio é muito alto)!
Fui até o corredor do andar verificar se estava soando somente no apê ou se era no prédio todo - como eu estava meio dormindo (zumbi) achei inicialmente que era só no apê... e depois percebi que não.
Se fosse no apê, já íamos reclamar... mas como era no prédio todo ficamos sem saber o que fazer direito (poderia ser algum defeito e acabaria em breve).

Depois de poucos minutos chegaram uns 3 ou 4 carros de bombeiros (felizmente pela janela deu para ver a movimentação na rua) e decidimos descer.

Nessas horas a gente percebe o quão despreparados nós somos, pois bate aquela dúvida sobre o que levar...

> Isso lembra algumas dinâmicas de grupo para conseguir emprego em que discutem "o que você levaria se fosse para outro planeta?"

Só consegui pensar nos documentos (canadenses), carteira e celular.

Colocamos uma roupa (mais ou menos) e um casaco. Descemos pelas escadas (15 andares!!!) e vimos uma galera já lá embaixo....
Logo depois falaram que foi alarme falso (disparado por alguma falha) e a gente voltou para o apê....

Quem disse que conseguimos dormir facilmente????
E eu já estava meio preocupado com a conversa que eu teria na NCP.... para discutir contrato de trabalho.

Ufa...
menos mal.
Serviu pelo menos para ver que o alarme funciona e que os bombeiros chegam bem rápido aqui...

EmpregoS - Explicação

A programação de ontem era:
1) Ir no lugar que fabrica vinho para a Claudia fazer os pinot noir dela (15 garrafas - $15)
2) Almoçar em algum lugar
3) Ir para a NCP-IT, que é a "cooperativa" (eu entendo assim) que contrata pessoas para a AMEX (entre outras empresas) conversar sobre contrato, salário, posição
4) Ir ao show do Roupa Nova

Como o negócio do vinho foi mega rápido, decidimos ir ao shopping da Eglinton passear e comer por lá mesmo. Enquanto estávamos comendo toca o celular da Claudia....
Era a Fabiana antecipando a notícia que ela tinha sido aprovada para trabalhar na IPSOS e começar no dia 29 de março!!! O tipo de contrato será FULL TIME (tipo "carteira assinada").


Como tínhamos um tempinho ainda, fomos tomar café expresso. A Claudia ligou para o irmão dela para contar a novidade, etc.

Daí fomos até a NCP... e o contrato de trabalho já estava prontinho para eu assinar!!!
A consultora leu comigo as cláusulas e explicou como será o meu vínculo com a AMEX e com a NCP. Basicamente irei trabalhar como um "consultor" (quem vai me pagar é a NCP) por 1 ano (pelo menos). A posição é de Gerente de Projetos em TI e terei algumas pessoas abaixo de mim. A oportunidade é ótima!!! O salário também é bom!!


Quando chegamos em casa uma pessoa do RH da IPSOS ligou para a Claudia confirmando a contratação e enviou o contrato por e-mail para ela ler.
Eu preciso entender um pouco melhor como fazer para abrir a conta e preencher um formulário. Há outros detalhes que precisarei entender também (com o tempo), como a prestação de contas, relatórios mensais, etc.

YUPI!!!

55 dias no Canadá e nós dois arrumamos emprego.... no mesmo dia!

sexta-feira, 19 de março de 2010

Emprego (2)!!!

Acabei de assinar contrato para trabalhar na AMEX como GP!!
Agora deu frio na barriga…

Robinson Matsukuma, PMP, BB

Sent from my iPhone

Emprego!!!

A Claudia arrumou emprego primeiro!!
Eu já sabia!

Robinson Matsukuma, PMP, BB

Sent from my iPhone

quinta-feira, 18 de março de 2010

AWESOME!!! - Voando baixo


Ontem era o dia em que iam fazer o upgrade da velocidade da nossa Internet...
Ficamos o dia todo sem acesso (pedem para esperar até 0:00) -- aguentamos mais ou menos firmes e fortes...
Hoje acordamos sem acesso e a Claudia já ligou lá para reclamar (dá-lhe Claudia). Fizeram uns procedimentos remotamente e bingo!

Super velocidade!!!! ZUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUMMMMMMMMMMMMMM
Já baixei o último episódio do LOST em menos de 10 minutos.

Show de bola!

[]s

An Education / My sister's keeper - filmes


Ontem assistimos ao filme "An Education" no computador mesmo (e sem legenda).
Comentário: Gostei bastante da história e basicamente coloca em discussão a educação formal que obtemos na escola (e na época preparava as mulheres para serem boas donas de casa) versus a educação informal que obtemos na vida e sociedade.
Quem me conhece sabe o quanto valorizo a educação de qualidade, pois acredito que além das matérias em si, a gente aprende a aprender (ou em outras palavras... a se virar no aprendizado necessário da vida). Profissionalmente isso nos dá alguns skills como adaptabilidade, pró-atividade, resiliência, etc...


Hoje assistimos ao filme "My sister's keeper" que conta a história de uma menina com câncer e toda a luta da família pela vida dela. Inclusive a briga da irmã para obter a emancipação médica para permiti-la não doar um rim.

Comentário: Acredito que o livro seja bem mais emocionante. A "montagem" das partes que compõem o filme ficou um pouco a desejar (talvez porque tiveram de reduzi-las). Não deixa de ser uma história bonita e coloca um pouco em discussão a questão de quem é o dono do nosso corpo ou até mesmo de nossa vida.

Bem... é isso
(aproveitar enquanto estou em "between jobs")

terça-feira, 16 de março de 2010

Um pouco de hoje...


Hoje de manhã fomos para a Zona Norte (na Avenue Rd. mais ou menos próxima da estação Lawrence) num lugar que produz vinho (a gente ajuda no processo e depois compra 15 garrafas). Infelizmente não deu muito certo, pois precisávamos de algum documento canadense com foto e endereço (ou seja, carteira de motorista).

Aproveitamos para ir ao IKEA (novamente) lá em North York para comprar algumas coisinhas (claro que nunca são coisinhas...). Para variar um pouco... tivemos de comprar outra sacola do IKEA (já é uma coleção). (As ruas na redondeza estavam vazias, porém a loja estava cheia... acho que é por conta do March break).



Voltamos para casa e logo depois eu tive aula de direção. Fala sério!!! Levar bronca do instrutor!!!

Em seguida fomos na casa do Otávio pegar algumas correspondências (inclusive nossa carteira de motorista G1). Voltei correndo para casa para poder participar da reunião no PMI-SP. A Claudia foi no Canadian Tire e depois na Dollarama.

E... fim.

Passo a passo

Como algumas pessoas já perguntaram e outras poderão perguntar no futuro... resolvi colocar em poucas linhas (juro que vou escrever pouco) o passo-a-passo que tomamos desde a nossa chegada (depois tento detalhar o antes de vir):

1) Definir aonde ficar nas primeiras semanas (isso a gente fez antes de viajar)
2) Definir quem vai buscar no aeroporto (também fizemos antes de viajar)
3) Comprar o básico para as primeiras semanas (mercado, higiene pessoal, roupa de cama, roupas adequadas para a estação)
4) Ter acesso à Internet (isso ajuda muito!!!) - dá para acessar no Starbucks e na maioria dos Tim Horton's
5) Avaliar algum plano de celular (ajuda bastante também)
6) Comprar créditos para o Skype
7) Contratar um número fixo no Brasil (por exemplo Fone Linea) -- isso foi o menos importante até agora, pois pouca gente ligou
8) Solicitar o SIN (Social Insurance Number)
9) Agendar e fazer a avaliação de inglês no YMCA
10) Procurar algum LINC ou ELT próximo e fazer a matrícula
11) Agendar e fazer a entrevista para o Return to Work Action Plan no Career Foundation
12) Conhecer e se cadastrar em algum programa indicado pelo Career Foundation (até agora o Skills for Change pareceu o melhor)
13) Procurar algum imóvel para alugar e negociar o pagamento adiantado caso insistam em ter cartinha do empregador ou fiador (ver se todas as utilities estão incluídas)
14) Estudar para a licença de motorista G1 (teste teórico) e fazer a prova (direto na 777 Bay)
15) Fazer algumas aulas de direção (não recomendo a Rose na Hayden St) e tentar marcar a prova prática
16) Caso queira aproveitar a experiência de direção do Brasil, pedir um atestado no consulado e mandar traduzir a carteira de motorista (isso permite já aplicar para a categoria full G)
17) Comprar ferramentas para montar as coisas do IKEA
18) Comprar coisas no IKEA
19) Comprar coisas de casa no Dollarama
20) Ver sempre os flyers de promoção (principalmente do Canadian Tire) de 6a feira

*OBS: a ordem é mais ou menos essa... e precisa considerar que abrimos a conta no HSBC antes de vir para o Canadá.

>> Claudia: please... complemente com o que eu esqueci

[]s

Fotos enviadas pelo meu cunhado Sato


Olha só a quantidade de presentes que a Mirian ganhou!!! Daqui a pouco ela vai sair de casa para poder guardar todas as coisas dela...

Meu tio Mauro, minha tia Má e minha tia Tico inventando de fazer pizza no aniversário da Mirian.


Galerinha do Etapa com os respectivos... saudade de vocês!

[]s

domingo, 14 de março de 2010

Canadian Officer


Este post é em homenagem ao amigo Sushi (preciso deixar registrada a piada antes que ela se perca).

Situação: eu e a Claudia chegando no Canadá e passando pela Imigração.

- Hello.
- Hello.
- May I help you?
- Yes, the book is on the table... and... hello world
- You know... I'm a Canadian Officer and I can kill you!
- Can... what?
- Canadian Officer!!!!

Valeu Sushi!

[]s

Perdi, Ganhei e Fiquei

Ontem perdi a festa de aniversário de 1 ano da minha sobrinha Mirian (só esse ano já perdi o aniversário da minha mãe, dos meus cunhados e da minha afilhada).

Ontem ganhei novos amigos aqui no Canadá. Fomos jantar em um restaurante brasileiro (Rio 40 graus) e conhecemos a família: Cris, Fernando, Matthew, Ju e Nicky (os 3 filhos já são canadenses).
Eles são super gente boa (ah, o Fernando trabalha na fábrica de colchões e nos deu todas as dicas para comprarmos o nosso). Eles estão aqui há uns 9 anos!!! Espero encontrá-los mais vezes...
Ganhei também kilos extras, pois o prato era muito bem servido (eu comi filé de frango com catupiry - que não era Catupiry, mas estava bom) e como sou brasileiro.... NÃO DESISTO NUNCA!!! ahahahah

Hoje recebi algumas fotos do aniversário da Mirian:




e fiquei com saudades....

(e fome também!!! imagino a quantidade de docinhos, salgadinhos e lanche de pernil que eu perdi!!!) rs

[]s

sexta-feira, 12 de março de 2010

1o aniversário da minha sobrinha Mirian


Ontem verifiquei a caixa de correios e estava lá uma cartinha da minha irmã. Era o convite para a festinha da Mirian. Fiquei bem emocionado ao ver a cartinha.

Na verdade, foi uma mistura de sentimentos, pois a cartinha fez com que eu me sentisse próximo por ter sido lembrado (e ver alguma coisa personalizada e escrita em português), mas por outro lado fez com que eu me sentisse um tanto quanto distante por não poder estar presente no aniversário de 1 ano da minha sobrinha.

Lembro muito bem o dia 13 de março de 2009.... (sexta-feira chuvosa).

Quem sabe daqui a algum tempo a Mirian não leia esse post e perceba o quanto eu gostaria de estar presente... Bem, pelo menos espero que ela goste do livro que comprei.
:-)

IMAX Experience - Alice in Wonderland


Ontem fomos ver Alice no País das Maravilhas em grande estilo.
Fomos no IMAX do Scotiabank Theatre que fica na Richmond com a John e vimos o filme em 3D.
Eu já achava o IMAX show de bola (acho que dá umas 10 telas de cinema comum)....  3D então!

Achei o filme muito bem produzido, porém com o roteiro bem adaptado pelo Tim Burton (psicodélico). Não lembro muito bem se na história tinha uma "guerra" no fim. Quando criança eu ouvia a história na qual a Alice fugia do castelo da Rainha de Copas e voltava para o mundo real.

Fiquei um tanto frustrado com o meu listening, pois não consegui entender muitos diálogos. Será que não estou tão bem com o sotaque britânico quanto com o canadense? Ou será que realmente era difícil de entender?

Bem... de qualquer forma a experiência foi muito boa!!! Apesar do preço ($17.50 cada).

Ah, dessa vez eu lembrei do meu amigo Régis que curte essas coisas.

[]s

terça-feira, 9 de março de 2010

Entrevista de emprego (formal)


Em um post anterior eu relatei minha estratégia de começar a fazer um networking aqui...
Um dos contatos foi o do Marcos que trabalha como Gerente de Projetos em IT na AMEX e ele pediu meu currículo.
Hoje fui até Markham (outra cidade) fazer a entrevista.
Desde o final de semana eu estava preocupado em como chegar lá... e decidimos alugar um carro (veja o post da Claudia no blog dela).
Aproveitamos para fazer algumas compras no IKEA antes de ir para lá (é mais ou menos no caminho).

Cheguei lá mega cedo (estava marcada para 13h e eu cheguei 12h30).

A conversa começou em português (pois o Marcos é brasileiro), mas logo depois ele começou a explicar sobre a empresa e os desafios da área de IT e gerenciamento de projetos tudo em inglês (ufa... senti que meu listening melhorou)...

Logo depois veio outra gerente de projetos, a Irene (não sei a nacionalidade dela).

Conversamos prá caramba. Houve aquelas perguntas básicas do tipo: fale um pouco de você, suas experiências com gerenciamento de projetos, seus pontos fortes em gerenciamento de projetos, o que você gosta mais em gerenciamento de projetos, o que você menos gosta, quais os desafios que você já teve, como você resolveu, quais são os pontos em que você precisa trabalhar, etc...

Ou seja... uma overdose de gerenciamento de projetos.. mas por outro lado é um assunto que eu sinto confortável em falar por horas... (um pouco menos em inglês, claro).

Confesso que deu alguns brancos e tive dificuldades em explicar a situação ou achar as palavras certas, mas consegui dar um jeito rs rs

Acho que teve uma hora em que eles estavam em dúvida sobre meu conhecimento técnico... daí eu falei que cheguei a programar COBOL, stored procedures, fazer desenho funcional, desenho técnico, etc... e acho que eles sentiram firmeza.

Bem.... agora é esperar o resultado (acho que em 1 semana) e torcer para ser aprovado (talvez ainda tenha mais uma entrevista).
Estou bastante confiante (achei meio longe, mas como sou otimista... já estou pensando em qual carro comprar rs rs).

:-D

House of Lords


O nome do lugar parece uma "casa de família", não é mesmo?
Acreditem ou não... lá é um lugar para cortar o cabelo :-D
Ontem eu tive minha primeira experiência cortando o cabelo aqui no Canadá (antes de vir para cá eu já estava mega preocupado em como explicar o corte).

No Brasil eu tive algumas dificuldades para achar um lugar bom para cortar o cabelo e tal...
Não que eu seja vaidoso ou tal, mas é que dependendo do corte, meu cabelo fica parecendo escova de lavar mamadeira...
Eu até tentei negociar com a Claudia um corte mais simples (no quesito manutenção), ou seja, zerinho... mas não deu muito certo..
O que eu fiz foi tirar fotos na última vez que cortei no Brasil...

Bem, fui lá na Casa dos Lordes e fui prontamente atendido. Confiei no meu inglês (não levei as fotos). Falei o básico e a mulher começou a fazer o trabalho (ah, a Claudia foi me acompanhar em caso de contingência para fazer a tradução simultânea).

Até que foi tudo bem.... só teve uma hora em que ela perguntou:
- Brubles ou Bringles???
- Yes!
- Brubles?
- Hum.... OK.... but... well... you know... if you cut over here....
- I know, I know... your hair stands up... right?
- yeah

O resultado ficou do meu agrado... (acho que dei sorte)... e a Claudia também gostou.
Perguntei o nome dela e ela me deu o cartão (disse também que não corta de 4a nem 5a).
Ela se chama Jean (eta nome de  homem, né?)

Ufa
agora só daqui 1 mês e meio mais ou menos....

Post de agradecimento...

Gostaria de agradecer a todos os visitantes do blog e especialmente àqueles que deixam comentários...
Confesso que eu até releio o que escrevi (sóbrio, é claro) quando algumas pessoas comentam que escrevi algo engraçado...
:-D
Acho que na vida temos de ser assim... mesmo com dificuldades do dia-a-dia, precisamos procurar o lado positivo... (até a pilha tem o seu né?)
ahahahhaha
brincadeirinha...


Lá vai então...
- obrigado Clau Zagatto pelo último comentário - vou acompanhar seu blog de vez em quando (relembrar o tempo de casamento...)
- obrigado Marilda pela torcida (esperamos a visita sua e do Miklos em breve!)
- gracias Gisele (já postei uma mensagem só para agradecê-la)
- obrigado Vanessa Alves e Sandra por acompanharem o blog...
- obrigado Claudia por ler todos os meus posts e me ajudar a corrigir os erros de Português (e outros) a tempo de publicar...

(depois preciso escrever sobre o dia de hoje...)

[]s

segunda-feira, 8 de março de 2010

Happy International Women's Day!!!

História do 8 de março

No Dia 8 de março de 1857, operárias de uma fábrica de tecidos, situada na cidade norte americana de Nova Iorque, fizeram uma grande greve. Ocuparam a fábrica e começaram a reivindicar melhores condições de trabalho, tais como, redução na carga diária de trabalho para dez horas (as fábricas exigiam 16 horas de trabalho diário), equiparação de salários com os homens (as mulheres chegavam a receber até um terço do salário de um homem, para executar o mesmo tipo de trabalho) e tratamento digno dentro do ambiente de trabalho.
A manifestação foi reprimida com total violência. As mulheres foram trancadas dentro da fábrica, que foi incendiada. Aproximadamente 130 tecelãs morreram carbonizadas, num ato totalmente desumano.
Porém, somente no ano de 1910, durante uma conferência na Dinamarca, ficou decidido que o 8 de março passaria a ser o "Dia Internacional da Mulher", em homenagem as mulheres que morreram na fábrica em 1857. Mas somente no ano de 1975, através de um decreto, a data foi oficializada pela ONU (Organização das Nações Unidas).
Objetivo da Data 
Ao ser criada esta data, não se pretendia apenas comemorar. Na maioria dos países, realizam-se conferências, debates e reuniões cujo objetivo é discutir o papel da mulher na sociedade atual. O esforço é para tentar diminuir e, quem sabe um dia terminar, com o preconceito e a desvalorização da mulher. Mesmo com todos os avanços, elas ainda sofrem, em muitos locais, com salários baixos, violência masculina, jornada excessiva de trabalho e desvantagens na carreira profissional. Muito foi conquistado, mas muito ainda há para ser modificado nesta história.

(Fonte: http://www.suapesquisa.com/dia_internacional_da_mulher.htm)

quinta-feira, 4 de março de 2010

Aprendendo sobre o lixo...


Ontem resolvemos devolver o box spring que estava deixando a cama muito alta. Enquanto estávamos esperando o Sr. Alfredo vimos uma mulher descer com um móvel e levá-lo até o lixão (é um espaço com alguns containers).

Mais do que depressa eu e a Claudia fomos lá ver...

Era uma mesa para computador e ainda por cima tinha uma impressora multifuncional.... (não sei estava funcionando). Ficamos na dúvida se devíamos ou não pegar...

É bem interessante esse ciclo do consumismo né? As pessoas compram.. usam... enjoam (ou quem trocar, ou aparece um defeito e elas decidem não consertar...) e jogam fora. Muitas vezes colocam até um bilhete dizendo que está funcionando.

Decidimos de ontem em diante sempre ficarmos atentos ao lixão... hehehhehe
Quem sabe não aparece um video game???

:-D

Coffe Interview


No final de semana passada eu dei uma olhada no site do PMI-SOC e achei uma oportunidade bem boa para trabalhar como gerente de projetos. Fiz umas adequações no meu cv e montei uma cover letter bem alinhada com a oportunidade. Na cover letter aproveitei para colocar o link do artigo do PMI Today que foi publicado no mês passado.

A empresa se chama Milestream (www.milestream.ca) e basicamente é uma consultoria que faz algo bem interessante parecido com um PMO + Outsourcing. O dono da empresa é o sr. Gavin.


Durante a semana troquei e-mail com o Gavin e ele me chamou para uma conversa hoje no Timothy's. Seria uma entrevista bem informal, pois ele me disse que não tinha mais a vaga em aberto, mas sempre aparecem novas oportunidades... e por isso ele queria conversar comigo.

Fui lá com a cara e com toda a coragem que juntei de ontem para hoje. Ainda fico preocupado com o inglês e com esse negócio de entrevista estilo canadense.

Acho que fui bem (apesar do nervosismo...).

Foram basicamente 5 perguntas:
1) Ele pediu para eu falar sobre um projeto que eu tenha participado, falar dos problemas que apareceram e como foram resolvidos (ou se não foram resolvidos).
2) Ele perguntou qual era o software que eu usava para controlar o projeto.
3) Ele perguntou como as pessoas me viam.
4) Ele perguntou quais eram os pontos que eu precisava melhorar e como eu estava fazendo isso.
5) Ele perguntou qual era o tipo de contrato de trabalho e expectativa salarial.

Por fim ele perguntou sobre o perfil da Claudia e eu disse que era Marketing. Coincidentemente a esposa dele está envolvida nessa área e vou encaminhar o cv. Vamos ver no que dá.

Logo depois da conversa eu já mandei um e-mail agradecendo a oportunidade.

:-)
Vamos aos poucos aprendendo...

I like to move it, move it

UFA!



Maratona da mudança

1) Compramos o colchão com pillowtop + box spring de uma fábrica na qual um brasileiro trabalha.
> Conhecemos o casal Márcia e Edu por meio do casal Lígia e Maurício que por sua vez são amigos da Sandra Nigro (gerente do Santander);
> A Márcia nos passou o contato da Cris e do Fernando (brasileiros também).
> O Fernando trabalha com o Sr. Alfredo (não é brasileiro) em uma fábrica de colchões.
> Pagamos ao todo $675 (com o frete) e foi entregue no sábado (não dá para descrever com detalhes o trabalho que deu subir de elevador e atravessar o corredor semi-infinito.

2) Arrumamos grande parte das coisas (basicamente roupa) e "zipamos" (= colocar nos saquinhos e extrair o ar com o aspirador) no domingo.

3) Terminamos de arrumar as coisas na 2a feira.

Todas as coisas que acumulamos não couberam na foto....



4) Na 3a feira de manhã o Márcio (o brasileiro que foi nos buscar no aeroporto) foi lá nos ajudar com a mudança....
> antes dele chegar eu e a Claudia já tínhamos descido o colchão e o box (descer o colchão foi um capítulo a parte, pois esperamos vários elevadores.... e em uma tentativa ficou parte do colchão para fora e acabamos revendo a estratégia rs rs).
> quando ele chegou descobrimos que nem o box nem o colchão cabiam no carro...
> fui com ele no St. Lawrence Mkt. comprar corda (tipo de varal) e prendemos em cima do carro mesmo...
> aproveitei a carona e fui no "banco de trás" (obs: não tinha banco atrás e eu fui sentado junto com as coisas).
> descarregamos as coisas (trabalhamos em equipe e fomos rápido).
> achamos um sofá no lixão e decidimos ficar com ele (meio acabadinho e sujo, mas com futuro).
> fomos para o IKEA já com a lista de compras em mãos.
> enquanto o Márcio "almoçou" (cachorro-quente + refri), eu e a Claudia saímos correndo pela loja (parecia aquelas gincanas que tem na TV).
> fomos no depósito pegar as caixas (LEGO) e pedimos a ajuda do Márcio.
> passamos no caixa (e eu cometi o grande erro de usar o cartão do Canadá.... pois ao todo deu mais de $1.400 e poderíamos ganhar milhas com o cartão do Brasil).
> fomos voando para o apê novamente (já em cima do horário reservado do elevador) e mesmo assim precisei pedir para a administração deixar subir as coisas, pois a próxima mudança já estava usando o elevador.

5) Fomos na loja de $1 perto de casa para comprar algumas coisas necessárias...

6) Montamos a cama e colocamos o box + colchão > surpresa: ficou alto prá caramba!!!! (sentado na cama dava para balançar as pernas).

7) Montamos 2 cadeiras.

8) Na 4a feira decidi montar a mesa.
> Fim do dia com direito a banho de banheira.

9) Hoje montei uma mesa de apoio + 2 cadeiras + 2 luminárias (gostei da brincadeira).

** depois tiro foto de todas as coisas montadas...

10) Hoje fomos até o mercado comprar as coisas para rechear a geladeira.

terça-feira, 2 de março de 2010

O mês começou bem...

Hoje não fui a aula de inglês (eu avisei o professor na sexta e esqueci de ligar para a escola hoje...)
Amanhã também não irei...
Quinta também não vou...

Não é rebeldia não...
Veja se os motivos não justificam...

a) Hoje eu tinha uma pré-avaliação com um consultor de emprego lá no ABRIGO (entidade que ajuda pessoas a retornar ao emprego)
> ele deu umas dicas para ajustar o currículo e a cover letter.
> conversamos sobre o mercado para gerenciamento de projetos e ele acha muito bom eu ter o PMP.
> ele me mandou uns e-mails com uma penca de sites e algumas dicas para a entrevista de 3a feira que vem.

b) Antes de sair de casa eu tinha enviado um e-mail para alguns amigos solicitando os dados para eu colocar na minha cartinha de referências
> praticamente todo mundo topou
> o meu amigo Cirilo até sugeriu de combinar uma simulação de entrevista em inglês
> a minha amiga Ximena e o amigo Paolo passaram tudo certinho
> a minha amiga Helen passou os dados e pediu o cv para atualizá-la do meu histórico profissional

c) Hoje a Claudia teve a 2a entrevista de emprego (no mesmo lugar) e enquanto isso fiquei na biblioteca lendo um material sobre dicas de entrevista e internetando um pouco (aprendi a fazer um negócio no Photoshop) - *estou estudando um pouco para poder montar meu website.

d) Hoje fomos pegar as chaves do apê (vamos nos mudar amanhã - 02-mar) e demos uma olhada nele (anotamos algumas coisas que precisamos comprar)

e) Amanhã faremos a mudança (e não vai dar para ir para a aula)

f) Já de volta em casa uma pessoa me ligou dizendo que era consultor de uma empresa e viu meu currículo no site Monster. Ele me perguntou algumas coisinhas de experiência profissional e tal... e logo em seguida mandou um e-mail pedindo um cv atualizado. (interessante né?)

g) No domingo apliquei para uma vaga de Gerente de Projetos Intermediário para uma consultoria (uma ideia que eu tinha no Brasil) que de certa forma terceiriza o trabalho do GP, ou seja, atua como um PMO Outsourcing - o diretor executivo da consultoria me retornou um e-mail dizendo que a vaga não estava mais aberta, mas que me manteria informado caso abrisse outra...
> eu respondi agradecendo e pedindo para ser informado mesmo...
> ele respondeu falando que queria marcar um café para conversar comigo (na quinta-feira agora)
> eu topei
> ele marcou para 9h de quinta-feira
>> conclusão = vou faltar na aula de novo

h) Arrumamos algumas coisas restantes para a mudança de amanhã...

i) quase 00:30 e eu estou terminando o post...

ah, já respondi todos os meus e-mails.
[]s

segunda-feira, 1 de março de 2010

Let's March


Mais um mês se inicia...
Realmente o tempo passa muito rápido.
O lado bom é que sinto que as coisas estão entrando no eixo, ou seja, estamos começando uma nova rotina por aqui e cada vez mais distanciando da vida que tínhamos no Brasil. O lado ruim é que ando sem muitas novidades para contar no Blog...

Esperanças para Março:
- com a mudança para o nosso cantinho, espero que eu tenha o sentimento de "lar".
- espero que eu E a Claudia consigamos nosso primeiro emprego aqui (a expectativa era de 4 meses, mas se conseguirmos com menos de 2 está mais do que ótimo).
- espero tirar a carteira de motorista (isso eu acho difícil, pois só tem data para fazer o teste em abril).
- espero cortar o cabelo e ficar satisfeito com o resultado.
- espero aumentar a minha rede de contatos (isso já está acontecendo aceleradamente).
- espero começar algum trabalho voluntário.
- espero ter mais confiança com meu inglês (inclusive ao telefone).
- espero que as correspondências que enviamos ao Brasil cheguem corretamente.
- espero conseguir fazer a declaração do imposto sem dificuldades.
- espero que até o final do mês tenhamos uma TV e video game.

[]s