domingo, 21 de março de 2010

Balanço - 2o mês

(saímos para buscar emprego)

Amanhã completaremos 2 meses aqui em Toronto - Canadá. Como amanhã é segunda-feira, resolvi publicar o balanço do 2o mês hoje...

Vou tentar resumir (juro procês):
Basicamente nesse 2o mês eu diria que focamos em arrumar nosso cantinho... e tentar arrumar emprego.

1) MORADIA
- Até o começo de março estávamos morando em um quarto e não podíamos comprar as coisas de casa ainda...
- A gente se mudou no dia 02-março. Compramos várias coisas no IKEA e começamos a transformar o apê em  um lar.
- Mudamos de redondeza e começamos a nos acostumar com o lugar (estranho ter de descer em outra estação de metrô por exemplo).

2) ESTUDOS
- A Claudia precisou fazer um esforço extra para entregar o primeiro "paper" do curso que ela está fazendo online. Como ela mesma diz... o momento não é tão bom para conseguir a dedicação necessária ao estudo.
- Eu continuo fazendo LINC e decidi ir e voltar a pé (2.9km).
- A gente começou a freqüentar workshops no ABRIGO para ajudar na preparação da busca pelo emprego (como escrever um currículo, carta de referência, se dar bem em uma entrevista, etc.).
- Fomos também em outro lugar que ajuda imigrantes a encontrar emprego chamado Skills for Change.

3) ALIMENTAÇÃO
- Passamos a comprar mais coisas no mercado e comer em casa.
- Durante a semana eu ainda como fora de casa, mas já não fico experimentando muito...

4) COMPRAS
- Gastamos bastante no IKEA, mas eram coisas para casa.
- Complementamos com as coisas do DOLLARAMA.
- Mudamos de supermercado (antes íamos no METRO e agora vamos no NO FRILLS).
- Evitamos gastar com coisas desnecessárias (pois não sabíamos por quanto tempo estaríamos desempregados).
- Compramos umas coisas legais para casa (produtos de limpeza, iRobot, ...).

5) COTIDIANO
- Tiramos a carteira G1 de motorista.
- Fizemos algumas aulas de direção e marcamos o teste prático (para a categoria FULL - G).
- Tive minha primeira experiência cortando o cabelo (ficou bom).
- Conhecemos mais pessoas.
- Passamos por 2 alarmes falsos de incêndio.
- Chegaram os pés do sofá por correio (compramos pela Internet).
- De vez em quando fazemos café, mas gostaríamos de ter uma Nespresso.
- Lavamos roupa 1x por semana e achamos que é meio caro... mas fazer o quê?
- Tomo banho de banheira umas 2x por semana (mó bom, mas gostaria que ela fosse maior rs rs).
- Terminei o primeiro cachecol tricotando.

6) CLIMA
- O clima melhou BEEEEM. Teve um dia que chegou a 17 graus e eu nem coloquei moleton.
- Com a temperatura acima de 10 graus já dá para ver muitas pessoas na rua e algumas até tomando cerveja em mesinhas do lado de fora...

7) TRANSPORTE
- Agora vou e volto a pé para a escola. É um bom exercício e não cansa muito, pois o trecho é praticamente plano.
- Estamos estudando a possibilidade de comprar um carro (usado ou zero) por conta do lugar aonde vou trabalhar.

8) EMPREGO
- Fizemos algumas entrevistas de emprego e conseguimos a contratação.
- Tínhamos feito as contas para 6 meses de desemprego, mas conseguimos muito antes... YUPI!!!

9) SAÚDE
- Até agora tudo beleza...
- Acho que a única coisa meio ruim é que minha pele está bem ressecada e minhas mãos até queimaram um pouco com o frio (culpa minha por não ter passado hidratante).
- Minha rinite alérgica não deu os ares ainda...

10) COMUNICAÇÃO
- Antes eu achava que se uma pessoa morasse por 3 meses em um país onde falam outra língua, quase automaticamente era possível já se comunicar... Hoje tenho minhas dúvidas.
- Sinto que meu "listening" melhorou bastante e o "speaking" também, porém muitas vezes ainda não consigo entender (acho que falta vocabulário).
- Falar ao telefone ainda é um desafio, mas estou melhorando (já até briguei... rs).
- Ainda não está 100% conversar com minha família pela Internet (áudio + video).

11) TECNOLOGIA
- Contratamos Internet de 12Mbps e está show de bola!
- Imprimir as coisas sentado no sofá... é muito legal também.
- Já lançou a TV 3D, mas estamos em vias de comprar uma TV LED de 46" ou 47".
- Percebo que a tecnologia não está somente nos eletrônicos... há muitas coisas do dia-a-dia que necessitam de tecnologia para tornar a vida mais fácil.

12) SAUDADES
- O meu cunhado falou de groselha e na hora fiquei com vontade... rs rs
- Perdemos a festança de aniversário de 1 ano da sobrinha Mirian e confesso que fiquei com vontade de estar presente.
- Estamos conhecendo novas pessoas e fazendo novas amizades, mas dá saudade dos velhos amigos....

>> SALDO 2o MÊS: Experiência de vida que é para sempre!!! O aprendizado e situações fora da zona de conforto não representam de maneira alguma um risco.

Bem... se eu lembrar de mais alguma coisa eu publico depois...
[]s

2 comentários:

Ricardo Rezende disse...

Ótimo relato, Robinson!
De agora em diante serei um visitante assíduo.
Abraços,
Ricardo

Anônimo disse...

Ola Robinson, Ola Claudia....
Lendo o relato de voces eu fiquei pensando em cada desafio que enfrentamos longe de casa. Hoje em dia nos estamos em lugares trocados, voces ai e nos aqui na terrinha. De volta ao nosso pais posso afirmar com toda certeza que a experiencia de estar fora é incrivel. Aprendemos coisas que ninguem que ja fez a mesma coisa que nos sabera fazer. Dou valor a muitas coisas que os brasileiros daqui nao dao, pois eles nunca sentiram falta.
Saibam que o Fabio e eu continuamos torcendo pelo sucesso de voces.
Parabens pelos empregos, pela TV (que show!!!!) e por toda essa experiencia enriquecedora.
Beijos carinhosos e abracos fortes
Ellen & Fabio