sábado, 29 de outubro de 2011

Minhas gatinhas..

Se eu tivesse um irmão, acho que ele seria assim...



Na última aula o instrutor disse que é muito difícil desenhar auto-retrato, pois quando desenhamos outra pessoa, a gente automaticamente captura aqueles elementos que nos parece mais "agradável" (ou que chamam mais a nossa atenção)... e quando tentamos nos desenhar, é complicado achar esses elementos e o resultado muitas vezes não agrada (ficamos com a impressão de que o que está desenhado não é a gente, mas não sabemos explicar o que está diferente ou errado).

Bem, durante a semana eu pratiquei um pouco desenho com lápis e fiz meu auto-retrato. Mostrei para o instrutor no começo da aula e ele disse "é você ou seu irmão?"... rs
Perguntei o que eu poderia mudar no desenho, pois achava que faltava algo, mas não sabia o que... e ele disse que está muito bom e só precisava ajustar um pouco o sombreamento do pescoço e mandíbula. Ele falou que essa sensação é normal...

[]s

Desenhar é reaprender a ver

quinta-feira, 27 de outubro de 2011

Dirigindo em Ontário

Meu cunhado e família estão vindo nos visitar e queremos deixar o nosso carro disponível para eles passearem por aí. Uma preocupação é quanto o seguro (acho que não há problemas) e outra é sobre algumas regrinhas básicas para dirigir por aqui. Talvez eu não vá lembrar todas de cabeça, mas pensei em publicar esse post para dar umas dicas àquelas pessoas que podem algum dia alugar um carro e dirigir por Ontário.

1) É permitido virar à direita mesmo com o farol vermelho (regra).
- a menos que haja alguma placa informando que é proibido virar à direita (sempre) ou somente no farol verde.
- antes de virar veja se não há bicicleta vindo, ou pedestre correndo, ou pedestre atravessando a rua (uma vez que o farol de pedestre provavelmente estará aberto para ele) - a dica é: pare, espere todos passarem e depois vá (mesmo que o farol fique amarelo... e daí olhe se não vem carro vindo pela esquerda, uma vez que o farol dele irá abrir).

2) No geral é sempre possível virar no cruzamento à esquerda.
- pelo menos em Downtown há bastante placa com o horário em que isso é permitido (por exemplo, das 18h às 6h) - preste atenção antes de virar!
- enquanto tiver fluxo do outro lado da rua (vindo em sentido oposto), espere no meio do cruzamento. Você terá oportunidade de virar quando o farol ficar amarelo!
- talvez haverá carros do outro sentido também querendo virar à esquerda - a dica é: espere no cruzamento junto com o carro caso não tenha visão se há outros carros atravessando.
- quando for virar à esquerda, o farol do pedestre estará aberto - a dica é: olhe se tem pedestre atravessando ANTES de virar para não bloquear os carros que estão no outro sentido e querem atravessar. Lembre-se de que o pedestre tem prioridade e não vai atravessar a rua correndo por sua causa.

3) Estacionar em Downtown é um capítulo a parte.
- As placas são confusas. Há placas indicando que é permitido estacionar (gratuitamente) em alguns dias do mês. Há placas indicando que é permitido estacionar em alguns dias da semana e em alguns horários.
- O parquímetro aceita cartão de crédito e moedas. Você pode escolher pagar o valor/tempo máximo ou por tempo (se você souber mais ou menos quanto tempo vai deixar o carro estacionado, essa opção geralmente compensa). Coloque o ticket no display do carro virado para cima!
- Não estacione na frente de um hidrante! Quando a rua estiver com um monte de carros estacionados e de repente você vê uma possível vaga, há muita chance de ter um hidrante.
- Há estacionamentos com parquímetro e há aqueles em que você faz um "depósito" e quando for retirar o carro, o carinha calcula se você tem direito a troco. Há também os estacionamentos cujo preço é fixo.

4) Lanterna.
- Carros novos já acendem as luzes automaticamente.
- Em carros mais antigos, você precisa acender! Não esqueça!

5) Abastecer.
- Há postos com frentista. Recomendo dar uma gorjeta!
- A maioria dos postos é self-service. Pare perto da bomba, abra a tampa do tanque, insira o cartão de crédito na bomba, retire a mangueira, selecione a octanagem, abasteça o quanto quiser, peça para imprimir o recibo e coloque a mangueira de volta, feche a tampa do tanque, pegue o recibo e fim. Não precisa esperar voltar para a tela inicial (uma vez fiquei pensando se um outro carro poderia abastecer com o meu cartão...).

6) Calibrar o pneu (pouquíssimas vezes fiz isso, pois o vendedor disse que o carro avisa se estiver descalibrado... e a gente acredita).
- Precisa de moedas!!! (25 cents, 1 dollar, 2 dollars)
- Geralmente tem um barômetro manual e nunca um eletrônico como no Brasil.

7) Pelezinho (virar o carro para o outro sentido da rua).
- É permitido, mas em Downtown muitas vezes o motorista leva buzinada, pois a manobra pode demorar um pouco para quem não tem experiência.. e as pessoas não têm muita paciência.

8) Motos (há muitas no verão).
- A moto ocupa o lugar de um carro e não anda entre os carros (isso no geral e na lei).
- Se houver trânsito, ela vai parar bonitinha atrás do carro e não vai querer passar na entre-faixa. Se ela estiver andando meio no canto da faixa, não ande do lado da moto.

9) Streetcar (bonde).
- Se você estiver na faixa ao lado (direito) do streetcar, preste muita atenção quando houver um ponto de bus. Você TEM de parar antes do streetcar para as pessoas embarcarem e desembarcarem. (pois é, o trilho não fica na faixa da direita).

10) X piscando
- Significa que tem pedestre atravessando a rua e você TEM de dar preferência para ele. Pare, espere ele atravessar, veja se não tem mais ninguém vindo correndo e passe. (quando vir um X na rua, já fique esperto).

11) Ambulância, carro de polícia, carro de bombeiros
- Quando ouvir a sirene, encoste na direita e pare! Espere o carro passar e então dê a seta para esquerda e continue seu caminho.

12) STOP all way
- Muitas vezes haverá cruzamento com a placa STOP (pare) + "ALL WAY" embaixo. Significa que a preferência é por ordem de chegada (acho isso muito bom). Ao se aproximar dessa placa, preste atenção em quem chegou primeiro, pois este será o primeiro a atravessar... e assim sucessivamente. Na dúvida, tem preferência quem está a direita.

Acho que lembrei dos mais importantes...

ufa
[]s

sábado, 22 de outubro de 2011

"Eu sou um guerreiro que sozinho bate em mil!"

Eu não sabia que título dar a esse post e então escolhi o primeiro verso do grito de guerra do "Guerreiro" da Poli-USP. O que quero representar nesse post é a coragem e vontade de seguir sempre em frente.

Hoje completamos 1 ano e 9 meses que estamos aqui no Canadá e muita, mas muita coisa mesmo aconteceu nesse período. Posso dizer com mais segurança que dentre as coisas que aconteceram, algumas foram excelentes, outras boas, outras nem tanto.. e algumas outras bem ruins. Por exemplo, tenho a impressão de que às vezes passamos por um período de auto-conhecimento e nos sentimos desafiados por coisas que outrora nos eram confortáveis para resolver ou seguir em frente.

Será que tudo isso faz parte da nossa Zona de Desconforto? Será que é o preço que se paga  por "nascer grande em um lugar novo"?

Apenas para registrar algumas coisas que aconteceram nesse período:

- Mudamos 2 vezes de casa e iremos mudar mais uma vez em breve (deixamos nosso apê no Cambuci, São Paulo e moramos por 40 dias num quarto alugado; saímos do quarto alugado e alugamos um apê de um quarto; e em breve nos mudaremos para um apê com 2 quartos que estamos comprando).
- Tanto eu quanto a Claudia experimentamos trabalhar em 2 diferentes empregos.
- Compramos um carrinho e decidimos trocar.
- Já tive probleminha (nada sério) de saúde.
- Engordei, emagreci, engordei, emagreci, engordei, engordei...
- Ainda vejo progresso no meu inglês e acredito que sou de certa forma bilíngue.
- Adotamos um animal de estimação e pela primeira vez entendo algumas responsabilidades que assumimos quando temos algum outro ser que depende de nós.
- Consigo encaixar na minha rotina atividades "extra-curriculares" como: Krav-Magá e Desenho. Quem sabe em breve volto a tocar violão?
- Acho que venci o fantasma da inferiorização ao trabalhar com "gringos" e saber que respeitam muito minha capacidade e ideias.
- Sinto que algumas amizades ficaram mais distantes e aprendi a suportar essa "distância".
- Sei que sem a Claudia eu não teria ido tão longe..
- Aprendi a rever todos os dias meus valores e valorizar o que tenho. E a cada dia tento aprender mais e mais que o verdadeiro valor é aquilo que eu considero e não a opinião de outros.
- Descobri que o idioma não deve ser um obstáculo para poder fazer aquilo que a gente gosta. Na verdade, quanto mais obstáculos, maior é a satisfação quando se realiza um sonho. Esse ano realizei o sonho de ver baleias de perto e curto ensinar semanalmente um grupo de funcionários da AGF algumas melhores práticas e ferramentas de gerenciamento de projetos.
- Hoje tenho outros (e de vez em quando confusos) sentimentos quando vejo/ouço notícias do Brasil. Eu continuo a querer saber o que acontece, pois tenho muita esperança de ver as coisas indo certo e terei muito orgulho em dizer "eu também sou brasileiro assim como aquelas pessoas que fazem as coisas acontecerem".

Bem, por mais que eu tente, não dá para descrever tudo o que passamos... Acho que somente vivendo a experiência é que dá para ter uma noção de como as coisas são. Não consigo nem imaginar como as pessoas nos vêem morando longe, superando desafios, etc etc... e sinceramente, isso não importa muito. O pensamento que tenho hoje e conselho que eu deixaria para cada pessoa é: Procure aquilo que te faça feliz! Sempre! E não perca tempo agarrado a coisas que não te fazem feliz!

Aproveito para deixar aqui a oração de Reinhold Niebuhr referente a tatuagem da Claudia:


God, give us grace to accept with serenity
the things that cannot be changed,
Courage to change the things
which should be changed,
and the Wisdom to distinguish
the one from the other.
Living one day at a time,
Enjoying one moment at a time,
Accepting hardship as a pathway to peace,
Taking, as Jesus did,
This sinful world as it is,
Not as I would have it,
Trusting that You will make all things right,
If I surrender to Your will,
So that I may be reasonably happy in this life,
And supremely happy with You forever in the next.
Amen.

sexta-feira, 21 de outubro de 2011

Vi o video e ainda estou passado

Chinese toddler dies a week after she was run over by van

—A toddler who was twice run over by vans and then ignored by passersby on a busy market street...

Read the full post...



Robinson Matsukuma, PMP, BB

Sent from my iPhone

domingo, 16 de outubro de 2011

Pensamentos da Semana..


Essa semana foi de bastante correria (ou pelo menos muita coisa para pensar e planejar...).
Toda vez que me sinto meio perdido nas atividades eu paro e faço um "To Do List" (é uma lista de coisas para serem feitas, que ajuda a depois estimar prazos e priorizar).

Novo Apê
- Eu precisava conversar com o gerente do banco para solicitar a aprovação do financiamento imobiliário com a melhor taxa de juros possível -- como a nossa agência fica em Downtown e perto de onde trabalho, acabei fazendo isso sem a Claudia. Foram ao todo umas 3 idas ao banco + troca de emails e telefonemas. Acabei conseguindo um pré-aprovado (sujeito a análise de crédito) com a taxa de 2,25% ao ano, mas não a avaliação oficial (prometeram até o final da semana e não cumpriram).
- Precisávamos ter escolhido o inspetor para avaliar o apê e acabamos sem tempo de fazer isso. Por sorte nossa vendedora fez isso por nós e a inspeção está marcada para hoje (Domingo) às 15h.
- Nossa amiga vendedora também agilizou todo o trâmite de papéis para obter as assinaturas dos vendedores (a atual proprietária é da família real de algum lugar do Oriente Médio).
- Precisávamos ter escolhido o advogado que vai nos representar nas transações (isso é obrigatório), e até agora não escolhemos (amanhã sem falta!).
- Estamos aos poucos planejando como será a mudança, pois pensamos em pintar e fazer umas reforminhas básicas (ou pelo menos mobiliar ao nosso gosto).
- A previsão é que peguemos as chaves no dia 8 de Novembro!!!!!!!

Krav-Magá
- Continuo treinando e no  próximo final de semana haverá o teste para mudança de nível (pois é, Krav-magá não tem faixa). Hoje haverá um pré-teste para recapitular as principais técnicas e não posso perder, pois não lembro de todas elas.

Aula de Desenho
- Por um lado foi um alívio não ter tido aula na última quinta-feira, mas por outro foi meio complicado dedicar umas horinhas da minha semana para praticar. O instrutor recomendou praticar e levar os resultados para a aula na próxima quinta. Felizmente consegui fazer 2 desenhos!!!



Visitas!
- Nas primeiras semanas de Novembro receberemos as primeiras visitas do lado da família da Claudia. O irmão mais velho - Cleiton, com a esposa Liziane, e as nossas maravilhosas sobrinhas Luana e Letícia. (a Luana é nosssa afilhada!).
- Estamos pensando como acomodá-los da melhor maneira possível! (de repente no meio da mudança.. rs)
- Hoje vamos comprar o banquinho pro carro para a Luana (o cadeirão da Letícia já temos).
- Precisamos ver como fazer para incluir o Cleiton/Liziane no seguro do carro para que possam dirigir por ai.
- Precisamos dar uma organizada no(s) apê(s).

No serviço
- Essa semana foi curta (por conta do feriado na segunda-feira), mas mesmo assim tive umas 11 reuniões. Na semana que vem terei umas 13. (trabalhar que é bom.... nada, né?) rs
- Ando meio atrasado na preparação das aulas de gerenciamento de projetos. Ao chegar na metade do curso (16 semanas) eu perguntei o que eles estavam achando e o que eu deveria continuar fazendo ou fazer diferente. Foi unânime a demanda por mais atividades lúdicas em vez de passar a teoria (processos) do PMBOK. Daí...haja criatividade!

Outras coisinhas não menos importantes
- Comprar areia para a Gia.
- Visitar o veterinário (em breve).
- Comprar docinhos para as possíveis crianças no Halloween.
- Fazer compras.
- Lavar roupa, limpar a casa...
- Organizar as finanças para trazer o dinheiro do Brasil para cá e pagar a entrada do apê.

Ufa...

segunda-feira, 10 de outubro de 2011

Cirque du Soleil - Totem



Na quinta-feira passada fomos ver o Totem do Cirque du Soleil aqui em Toronto. Era a última semana de exibição antes de estreiarem o espetáculo do Michael Jackson (Immortal) e o ingresso estava com 40% de desconto.

Conseguimos um lugar muito bom (não foi o mais barato) e pagamos cerca de $70 cada. Não achei nada caro pelo show!

Eu já havia visto uma apresentação do Cirque du Soleil no teatro e um outro ao ar livre, ou seja, essa foi a primeira vez que vi na tenda. ADOREI!

O Totem mistura elementos da natureza... coisas do passado, coisas do futuro. O palco tem alguns elementos robóticos (como o caso da plataforma), mas no geral usa apenas elementos mecânicos (roldanas, polias, cabos, ..). Claro que o palco é de menos quando comparado com a performance dos artistas.

Já fiquei impressionado logo de cara com os "anfíbios"... depois lembro que fiquei bem impressionado com o índio e os aros, asiáticas e os monociclos, o casal no trapézio, o grupo que se equilibrava num "poste", etc etc etc....
Na verdade, acho que gostei de tudo!

Recomendo!

[]s

Procurando um cantinho...







Mesmo antes da Claudia começar a trabalhar em outra empresa a gente já havia conversado sobre procurar algum imóvel para comprar, mas nunca tínhamos ido visitar algum... e só ficávamos olhando na Internet (basicamente o www.realtor.ca).
Daí fomos ao Brasil e quando voltamos (no dia seguinte a Claudia começou a trabalhar) retomamos a busca. Entramos em contato com um casal de brasileiros que moram em Oakville - o Carlos e a Carminha (e que trabalham nessa área) para esclarecer algumas dúvidas iniciais.

Definimos alguns critérios de busca e também o budget (preço). Resumidamente:
- Downtown ou perto de Downtown, entre a Sherbourne (Leste) e High Park (Oeste), entre Bloor (Norte) e o lago (Sul).
- 2 ou mais dormitórios
- 2 ou mais banheiros
- garagem
- depósito
- acima de 80m2
- condomínio abaixo de $500
- apartamento (aqui eles falam "condos") ou townhouse (tipo de casa)
- preço abaixo de $k

Achamos algumas opções na Internet e passamos para a Carminha. Ela fez outra busca e nos enviou uma lista com vários outros imóveis. Selecionamos algumas e pedimos para ela marcar as visitas.

No outro final de semana vimos vários imóveis e gostamos muito de um que fica quase na divisa com outra região chamada Etobicoke (Oeste). O apartamento pertence a um casal com 2 bebês, tem uma varanda grande e com vista para o lago e para o parque. O maior problema era a distância (uns 40 minutos até o meu trabalho pegando o bonde).

Na Segunda-feira passada decidimos dar mais uma olhada no apê que gostamos e aproveitamos para ver outras unidades da região. Adoramos um outro apartamento que ficava 3 andares acima!!! Tinha um pouco menos de vista, mas tinha um pouco mais de espaço e já decorado. Ficamos muito interessados nesse outro (mesmo apesar da distância).

Durante a semana passada eu fiz ainda mais pesquisas (aumentando um pouco o budget, reduzindo a área de busca e flexibilizando a metragem). Apareceram várias outras opções e agendamos para o final de semana passado. Enquanto isso eu fui conversar com o gerente do HSBC para saber qual era a taxa de financiamento. Muito diferente do Brasil, a taxa que ele ofereceu para um período de 5 anos (para amortizar em 30 anos) foi de 2,35% ao ano!

No final de semana fomos ver mais algumas opções... e gostamos de 3! (além daquele apê favorito). Um apê era uma Penthouse (cobertura) que precisaria de algumas reformas, era um prédio mais antigo, mas super bem localizado. O outro fica a um quarteirão do lago (aonde começa a ciclovia), boa localização (um pouquinho fora de mão), e uma planta meio "moderna" (cozinha totalmente integrada com a sala), porém com uma varanda boa... e um preço um pouquinho alto. Eu gostei muito desse aí... O terceiro foi um apê que fica perto da CN Tower (uns 5 minutos andando), ótima localização, mais barato e segundo a Claudia, com a planta que dá sensação de mais espaço, porém sem varanda e sem vista.

Ficamos indecisos sobre os 2 últimos e conseguimos, junto com a Carminha, revisitá-los no mesmo dia. Pegamos algumas medidas e trouxemos para casa... para analisá-los. Acabamos optando pelo mais barato, pois achamos que a varanda pode ser legal, mas na prática não se usa muito.

*** Falando em varanda.... descobrimos que no geral não é permitido colocar grades ou telas de proteção! Para nós brasileiros isso parece um absurdo né? Como pode deixar algo tão perigoso para as crianças e para mim! :-O

Os próximos passos ainda estão incertos, pois pode entrar negociação, precisamos ver com o Banco o nosso limite de empréstimo, procedimento de compra, pagamento, mudança, etc... Pelo menos o primeiro passo foi dado, a decisão de procurar um cantinho e achar um interessante!

Agora é torcer para tudo dê certo... se não, voltamos novamente a busca.

[]s

sexta-feira, 7 de outubro de 2011

Aniversário da Gia (1 ano)

Talvez ela não saiba que hoje ela completa 1 ano de vida, mas mesmo assim tentei fazer uns agrados:

- deixei ela me acordar às 4 da manhã e brinquei um pouco com ela (acreditam que ela trouxe a bolinha na boca até a cama?)
- fiz bastante carinho
- deixei ela dar as mordidinhas
- dei wet food que ela adora (a gente evita)

:)
estamos muito felizes com ela

Robinson Matsukuma, PMP, BB

Sent from my iPhone

sábado, 1 de outubro de 2011

Apresentando a Gia "Matsukuma"


Essa é a Gia, nossa gatinha que irá completar 1 ano no próximo dia 7 de Outubro.
Ela era uma gata de rua que estava em um Pet Shop para ser adotada. Nossa amiga Cinthia havia falado dela, enviado seu perfil, e fomos lá vê-la no Pet Shop no último final de semana. Na 2a feira a TCR (Toronto Cat Rescue) ligou para fazer uma entrevista e na 3a feira fomos buscá-la.

Como eu sempre morei em apartamento e quando criança era eu mais 4 pessoas (meus pais e minhas irmãs), só cheguei a ter peixinho como bicho de estimação. A Claudia já teve cachorro.

Antes de irmos de férias ao Brasil já havíamos decidido adotar um gato (havia possibilidade de serem 2 gatinhos!). Quando vimos o perfil da Gia, achamos que ela tinha nosso estilo de vida. Ela é dócil, calma e muito próxima dos donos. Fica bem sozinha em casa durante a semana e não precisa ser treinada... além de não dar trabalho.

A entrevista
Após visitarmos a Gia no Pet Shop eu já mandei um email para a TCR e também liguei deixando recado. A entrevista estava agendada para 2a feira às 19h.
A mulher da TCR ligou umas 19h20 e fez váaaaaaaaaaaaaaaarias perguntas. Basicamente ela quer saber um pouco sobre os futuros donos, se estamos comprometidos em cuidar por pelo menos 14 anos, etc.
Exemplo de perguntas:
- Você já teve animais de estimação?
- Quanto tempo você demora para ir e voltar do trabalho?
- Você promete que não irá mandar arrancar as unhas da gata?
- Você pensa em se mudar em breve?
- Você está ciente que terá despesas mensais?
...

No Pet Shop (para buscar)
Após sermos aprovados na entrevista, queríamos ter ido buscar a Gia na 2a feira mesmo... mas o Pet Shop já estava fechado. Então fomos na 3a feira mesmo.
A Clau saiu mais cedo do serviço, passou em casa para me pegar e fomos para o Pet Shop (um pouco de trânsito... claro).
Vimos novamente a Gia e começamos a fazer as comprinhas básicas (kennel, comidas - dry/wet, caixa de areia, a areia, treats, brinquedo, tigelas, poste para arranhar, fonte de água)
O transporte foi muito mais fácil do que eu imaginava... por começar para fazê-la entrar no kennel (basicamente abri a grade aonde ela estava, abri a porta do kennel e disse "vem" e ela entrou).

Primeira noite
Seguimos o conselho de deixá-la em um cômodo apenas nos primeiros dias. Escolhemos o nosso quarto...
Assim que chegou ela estava um pouco assustada e mapeando o quarto... não interagia muito conosco, mas também não estava com medo.
Ela comeu, bebeu água (apesar do receio inicial com a fonte que movimenta a água) e usou a caixa de areia na boa..
Não conseguimos evitá-la de subir na nossa cama.
Durante a noite foi a festa, pois ela queria brincar conosco às 1 da manhã! A Clau acabou indo dormir no sofá e eu fiquei com ela no quarto (ela querendo interagir comigo de vez em quando).
Conclusão: 4a feira estávamos detonados.

2o dia (4a feira)
Deixamos de lado o conselho e já apresentamos o apartamento para a Gia. Novamente ela mapeou tudo de novo. Para complicar um pouco mais, tivemos de mudar a tigela de comida e a fonte de lugar... e havia chegado nosso super ScoopFree! (uma caixa de areia que se limpa sozinha)... ou seja, mudamos praticamente tudo na vida da Gia.
Basicamente nos preparamos indo ao Canadian Tire para comprar lixeiras com tampa e caixas para organizar as coisas que ficavam expostas no banheiro. (ah, comprei o tal do CatNip também)
Como eu estava com receio dela não querer fazer as necessidades no novo ScoopFree, deixamos uma ao lado da outra pelo menos.
Antes de dormir resolvemos fechar a porta do nosso quarto e torcemos para que as coisas da sala e banheiro estivessem no devido lugar...
Deu um pouco de dó, pois ela ficou por um tempinho do outro lado da porta, passou a patinha pelo vão e miou um pouquinho.... mas dormimos feito anjos!

Próximos dias
Tudo em ordem na casa! Super adaptação da Gia...
Na 5a feira a nossa vizinha Bia veio brincar com ela e não ficou encabulada.
Eu experimentei um pouco de CatNip e fiquei assustadíssimo, pois a Gia se transformou (ficou possuída!).
Resolvemos dormir com a porta do nosso quarto aberta... e ela ficou mais controlada (começou querendo interagir, mas logo depois deitou na beirada da cama e ficou quietinha).
Ela não usa o poste para afiar as unhas!!!! Ela definitivamente prefere a capa do sofá.
Empilhamos um puf no outro para dar a altura da janela e ela adora ficar lá em cima.
Ela não tocou na minha CN Tower como eu imaginava que seria.
Ela não subiu na pia ou fogão como eu esperava que faria.
Quando a Claudia senta no sofá ela já chega se esfregando e pedindo carinho.
Quando eu deito na cama ela sobe e pede carinho também.
Ela adora wet food!
Ela não é muito fã de treats.
Ela adora brincar com bolinhas de borracha que eu tinha comprado na Dollarama.
Ela não mia alto e frequente.
Ela nunca me arranhou ou mordeu.
Ela não prefere a casa aos donos.
Ela não espalha areia do ScoopFree.
Ela me segue pelo apê.
A gente não confia muito na grade de proteção da janela (deixamos apenas 1 dedo aberto quando saímos).

Conclusão...
A Gia até agora trouxe bastante alegria para nós e para o apartamento!

:-)