segunda-feira, 10 de outubro de 2011

Procurando um cantinho...







Mesmo antes da Claudia começar a trabalhar em outra empresa a gente já havia conversado sobre procurar algum imóvel para comprar, mas nunca tínhamos ido visitar algum... e só ficávamos olhando na Internet (basicamente o www.realtor.ca).
Daí fomos ao Brasil e quando voltamos (no dia seguinte a Claudia começou a trabalhar) retomamos a busca. Entramos em contato com um casal de brasileiros que moram em Oakville - o Carlos e a Carminha (e que trabalham nessa área) para esclarecer algumas dúvidas iniciais.

Definimos alguns critérios de busca e também o budget (preço). Resumidamente:
- Downtown ou perto de Downtown, entre a Sherbourne (Leste) e High Park (Oeste), entre Bloor (Norte) e o lago (Sul).
- 2 ou mais dormitórios
- 2 ou mais banheiros
- garagem
- depósito
- acima de 80m2
- condomínio abaixo de $500
- apartamento (aqui eles falam "condos") ou townhouse (tipo de casa)
- preço abaixo de $k

Achamos algumas opções na Internet e passamos para a Carminha. Ela fez outra busca e nos enviou uma lista com vários outros imóveis. Selecionamos algumas e pedimos para ela marcar as visitas.

No outro final de semana vimos vários imóveis e gostamos muito de um que fica quase na divisa com outra região chamada Etobicoke (Oeste). O apartamento pertence a um casal com 2 bebês, tem uma varanda grande e com vista para o lago e para o parque. O maior problema era a distância (uns 40 minutos até o meu trabalho pegando o bonde).

Na Segunda-feira passada decidimos dar mais uma olhada no apê que gostamos e aproveitamos para ver outras unidades da região. Adoramos um outro apartamento que ficava 3 andares acima!!! Tinha um pouco menos de vista, mas tinha um pouco mais de espaço e já decorado. Ficamos muito interessados nesse outro (mesmo apesar da distância).

Durante a semana passada eu fiz ainda mais pesquisas (aumentando um pouco o budget, reduzindo a área de busca e flexibilizando a metragem). Apareceram várias outras opções e agendamos para o final de semana passado. Enquanto isso eu fui conversar com o gerente do HSBC para saber qual era a taxa de financiamento. Muito diferente do Brasil, a taxa que ele ofereceu para um período de 5 anos (para amortizar em 30 anos) foi de 2,35% ao ano!

No final de semana fomos ver mais algumas opções... e gostamos de 3! (além daquele apê favorito). Um apê era uma Penthouse (cobertura) que precisaria de algumas reformas, era um prédio mais antigo, mas super bem localizado. O outro fica a um quarteirão do lago (aonde começa a ciclovia), boa localização (um pouquinho fora de mão), e uma planta meio "moderna" (cozinha totalmente integrada com a sala), porém com uma varanda boa... e um preço um pouquinho alto. Eu gostei muito desse aí... O terceiro foi um apê que fica perto da CN Tower (uns 5 minutos andando), ótima localização, mais barato e segundo a Claudia, com a planta que dá sensação de mais espaço, porém sem varanda e sem vista.

Ficamos indecisos sobre os 2 últimos e conseguimos, junto com a Carminha, revisitá-los no mesmo dia. Pegamos algumas medidas e trouxemos para casa... para analisá-los. Acabamos optando pelo mais barato, pois achamos que a varanda pode ser legal, mas na prática não se usa muito.

*** Falando em varanda.... descobrimos que no geral não é permitido colocar grades ou telas de proteção! Para nós brasileiros isso parece um absurdo né? Como pode deixar algo tão perigoso para as crianças e para mim! :-O

Os próximos passos ainda estão incertos, pois pode entrar negociação, precisamos ver com o Banco o nosso limite de empréstimo, procedimento de compra, pagamento, mudança, etc... Pelo menos o primeiro passo foi dado, a decisão de procurar um cantinho e achar um interessante!

Agora é torcer para tudo dê certo... se não, voltamos novamente a busca.

[]s

Nenhum comentário: