sábado, 1 de outubro de 2011

Apresentando a Gia "Matsukuma"


Essa é a Gia, nossa gatinha que irá completar 1 ano no próximo dia 7 de Outubro.
Ela era uma gata de rua que estava em um Pet Shop para ser adotada. Nossa amiga Cinthia havia falado dela, enviado seu perfil, e fomos lá vê-la no Pet Shop no último final de semana. Na 2a feira a TCR (Toronto Cat Rescue) ligou para fazer uma entrevista e na 3a feira fomos buscá-la.

Como eu sempre morei em apartamento e quando criança era eu mais 4 pessoas (meus pais e minhas irmãs), só cheguei a ter peixinho como bicho de estimação. A Claudia já teve cachorro.

Antes de irmos de férias ao Brasil já havíamos decidido adotar um gato (havia possibilidade de serem 2 gatinhos!). Quando vimos o perfil da Gia, achamos que ela tinha nosso estilo de vida. Ela é dócil, calma e muito próxima dos donos. Fica bem sozinha em casa durante a semana e não precisa ser treinada... além de não dar trabalho.

A entrevista
Após visitarmos a Gia no Pet Shop eu já mandei um email para a TCR e também liguei deixando recado. A entrevista estava agendada para 2a feira às 19h.
A mulher da TCR ligou umas 19h20 e fez váaaaaaaaaaaaaaaarias perguntas. Basicamente ela quer saber um pouco sobre os futuros donos, se estamos comprometidos em cuidar por pelo menos 14 anos, etc.
Exemplo de perguntas:
- Você já teve animais de estimação?
- Quanto tempo você demora para ir e voltar do trabalho?
- Você promete que não irá mandar arrancar as unhas da gata?
- Você pensa em se mudar em breve?
- Você está ciente que terá despesas mensais?
...

No Pet Shop (para buscar)
Após sermos aprovados na entrevista, queríamos ter ido buscar a Gia na 2a feira mesmo... mas o Pet Shop já estava fechado. Então fomos na 3a feira mesmo.
A Clau saiu mais cedo do serviço, passou em casa para me pegar e fomos para o Pet Shop (um pouco de trânsito... claro).
Vimos novamente a Gia e começamos a fazer as comprinhas básicas (kennel, comidas - dry/wet, caixa de areia, a areia, treats, brinquedo, tigelas, poste para arranhar, fonte de água)
O transporte foi muito mais fácil do que eu imaginava... por começar para fazê-la entrar no kennel (basicamente abri a grade aonde ela estava, abri a porta do kennel e disse "vem" e ela entrou).

Primeira noite
Seguimos o conselho de deixá-la em um cômodo apenas nos primeiros dias. Escolhemos o nosso quarto...
Assim que chegou ela estava um pouco assustada e mapeando o quarto... não interagia muito conosco, mas também não estava com medo.
Ela comeu, bebeu água (apesar do receio inicial com a fonte que movimenta a água) e usou a caixa de areia na boa..
Não conseguimos evitá-la de subir na nossa cama.
Durante a noite foi a festa, pois ela queria brincar conosco às 1 da manhã! A Clau acabou indo dormir no sofá e eu fiquei com ela no quarto (ela querendo interagir comigo de vez em quando).
Conclusão: 4a feira estávamos detonados.

2o dia (4a feira)
Deixamos de lado o conselho e já apresentamos o apartamento para a Gia. Novamente ela mapeou tudo de novo. Para complicar um pouco mais, tivemos de mudar a tigela de comida e a fonte de lugar... e havia chegado nosso super ScoopFree! (uma caixa de areia que se limpa sozinha)... ou seja, mudamos praticamente tudo na vida da Gia.
Basicamente nos preparamos indo ao Canadian Tire para comprar lixeiras com tampa e caixas para organizar as coisas que ficavam expostas no banheiro. (ah, comprei o tal do CatNip também)
Como eu estava com receio dela não querer fazer as necessidades no novo ScoopFree, deixamos uma ao lado da outra pelo menos.
Antes de dormir resolvemos fechar a porta do nosso quarto e torcemos para que as coisas da sala e banheiro estivessem no devido lugar...
Deu um pouco de dó, pois ela ficou por um tempinho do outro lado da porta, passou a patinha pelo vão e miou um pouquinho.... mas dormimos feito anjos!

Próximos dias
Tudo em ordem na casa! Super adaptação da Gia...
Na 5a feira a nossa vizinha Bia veio brincar com ela e não ficou encabulada.
Eu experimentei um pouco de CatNip e fiquei assustadíssimo, pois a Gia se transformou (ficou possuída!).
Resolvemos dormir com a porta do nosso quarto aberta... e ela ficou mais controlada (começou querendo interagir, mas logo depois deitou na beirada da cama e ficou quietinha).
Ela não usa o poste para afiar as unhas!!!! Ela definitivamente prefere a capa do sofá.
Empilhamos um puf no outro para dar a altura da janela e ela adora ficar lá em cima.
Ela não tocou na minha CN Tower como eu imaginava que seria.
Ela não subiu na pia ou fogão como eu esperava que faria.
Quando a Claudia senta no sofá ela já chega se esfregando e pedindo carinho.
Quando eu deito na cama ela sobe e pede carinho também.
Ela adora wet food!
Ela não é muito fã de treats.
Ela adora brincar com bolinhas de borracha que eu tinha comprado na Dollarama.
Ela não mia alto e frequente.
Ela nunca me arranhou ou mordeu.
Ela não prefere a casa aos donos.
Ela não espalha areia do ScoopFree.
Ela me segue pelo apê.
A gente não confia muito na grade de proteção da janela (deixamos apenas 1 dedo aberto quando saímos).

Conclusão...
A Gia até agora trouxe bastante alegria para nós e para o apartamento!

:-)

4 comentários:

Anônimo disse...

Que coisa boa!!!!
Queremos ve-la (sim, estamos nos convidadndo) ;-)

Abs

Dan e Ci

Bia disse...

Ela é muito gostosa... dá muita vontade de aperta-la!!
Adorei a Gia Matsukuma, e agora também quero um bichinho!!! hahaha! Mas como duvido que vá ter um bichinho que aceite ser adotado por apenas um ano, eu vou me aproveitar da de vcs!!! :)

bjo

Nós disse...

q legal!!!
bem vinda Gia!!
bjos

inertia disse...

que legal adotarem uma gatinha canadense!
a gente usou uma caixa de areia automatica ha anos até desistir... pelo menos na nossa epoca, aquele troço fazia mais bagunca que limpava.
e é bom vcs acostumarem ela fora da cama mesmo. esses dias tivemos que comprar uma cama king pq agora sao 5 na cama. :S