sábado, 13 de outubro de 2018

Vamos falar de futebol?

Meu pai tem afeição ao Corinthians, mas nunca foi um fanático torcedor. Por essa inclinação, lembro que eu tinha um uniforme do Corinthians e quando assistia aos jogos pela TV, eu ficava admirado em ver o Sócrates dando aqueles passes de calcanhar e deixando os adversários perdidos. Futebol bonito de se ver!

Mas na escola era assim... sempre perguntavam:
- Ei, para que time você torce?
- Brasil
- Brasil não é time, é seleção
- Ué, mas seleção é um time
- Sim, mas estou falando de Corinthians, Palmeiras, entende..?
- Ah tá.. então não sei, nenhum
- Mas você precisa torcer para algum time
- Mas eu não torço
- Ah, deixa prá lá então

Cresci assim, sem time. E mesmo não tendo um time, eu gostava de assistir aos jogos... Copa do Mundo então, eu era e ainda sou muito empolgado. Sei que parece tarefa difícil para muitos acreditar que eu vejo o jogo com olhar imparcial e quando digo "foi um jogo bom de se ver, jogaram bem, time A merecia aquele gol hein?" sempre me olharam estranho e já puxavam a conversa para um lado ou de outro.

Para mim, essas discussões que viram brigas são ruídos. Já assisti a muitos clássicos em casa de amigos e é mais ou menos assim o cenário: (imagine um clássico Corinthians e Palmeiras numa final rolando na TV, os times empenhados e jogo acirrado)
- Pô, lá vai o Corinthians roubar de novo!
- Falou quem não tem Mundial
- Esse seu time não fez nada durante o campeonato inteiro
- O seu técnico saiu na TV para ofender a mãe do jogador do meu time, você acha certo isso?
- Não é, mas você viu o que o cara falou antes?
- Não importa, seu time não tem Mundial
- Ah, vá se f*, o seu não tem estádio e sempre joga com o juiz

- A gente ganha na raça, no futebol
- E aquele jogo da Libertadores que vocês perderam hein?
- Aqui é Corinthians na vitória ou derrota

E assim vai..
Enquanto eu só prestando atenção no jogo e esperando o gol. Pensando em quem vai representar o Brasil na Libertadores ou qual jogador estaria na Seleção. Para mim seria simples, os melhores vão para a Seleção e vai misturar Corinthians e Palmeiras ué.. por que não?

Tem muita gente que não gosta de perder e falta até no trabalho após a derrota do time. O problema é quando o medo encontra o ódio.. ah, meu amigo... o ódio cega. O ódio irrita a vista, os ouvidos, dói na alma. Ver o adversário usando a camisa do "inimigo" então... é pedir para apanhar!

E ao meu ver... essas pessoas estão defendendo quem mesmo? O clube?
E esse medo é do quê? De não pertencer? De ter de aceitar o outro?
Não entendo.

Acho que torcer é saudável, impulsiona o seu time. Extremos não são.
Torcer de forma saudável ajuda a abrir os olhos para o outro lado e falar "caramba, queria aquele jogador do outro time na minha equipe".

Olha só.. esse ano foi ano de Copa.
Acho o Neymar um jogador com qualidades e técnica excepcionais. Acho ele um garoto mimado e vi muitas vezes ele jogando sujo... não curto, não me representa. Gosto de vê-lo em campo jogando futebol limpo e bonito, mas se ele foge as regras, quero que seja punido e que seja responsável sobre o impacto que isso vai trazer para toda a equipe (dentro e fora de campo).

Quero ver o Brasil ser campeão novamente e independente se um jogador vem do PSG ou do Barça ou do Corinthians ou do Palmeiras.

Pra frente Brasil!

Assinado

Um Brasileiro




Nenhum comentário: