quinta-feira, 14 de novembro de 2013

De pai para pai (primeiras semanas): Amamentação



Como eu disse, o processo não é tão natural quanto parece. O bebê precisa aprender a mamar e a mãe precisa aprender a amamentar. O bebê segue o instinto basicamente, porém a Amanda precisou de algumas técnicas até conseguir mamar com fluência (por exemplo, o encaixe correto no seio, o movimento da língua para sugar o leite,  e paciência). A Claudia precisou achar a melhor posição, “criar” o bico do peito, estimular a produção de leite, aprender técnicas de produzir mais leite.

Por fim, nos primeiros dias demos fórmula por meio de um canudinho que conectávamos ao dedo e assim já estimulava o mecanismo de sucção da Amanda enquanto a Claudia se recuperava e incansavelmente tentava amamentar. Tivemos grande apoio das consultoras de lactação também.

Técnicas:
- colocar o dedo na boca do bebê empurrando a língua para baixo ajuda a exercitar o mecanismo de sucção
- assoprar o rosto do bebê ou tirar a roupinha ajuda a manter o bebê acordado enquanto mama
- o bico de silicone ajuda bastante enquanto o bico do seio está se formando e sim, o bebê sente diferença quando troca o bico de silicone pelo peito
- indo na consultora de lactação ajuda a ter uma ideia de quanto está sendo consumido em cada lado do peito (pesávamos antes e depois)
- bomba de tirar leite foi muito útil, mas é cansativo para a mulher
- sacos de esterilizar foram bem práticos (colocávamos as mamadeiras lá dentro + água e esterilizava no micro-ondas)
- depois partimos para um esterilizador maior de micro-ondas
- leite de fórmula é prático, mas requer muita atenção com prazos dentro e fora da geladeira
- amamentar com canudinho é simples, mas requer um pouco de prática no começo para fazer o leite fluir
- lembre-se: cada gota do leite materno vale ouro (principalmente no começo) – por isso, transporte o leite retirado com a bomba como se fosse a sua vida
- enquanto a mulher está amamentando geralmente o foco é todo nesse mecanismo bebê-encaixe-bico-posição-fluxo de leite, ou seja, fique por perto para ajudar caso a capa que cobre o bebê caia ou precise de um paninho ou de qualquer outra coisa. A Claudia sentia bastante sede e era bom ter o copo dela sempre por perto.

[]s

Nenhum comentário: