quarta-feira, 19 de setembro de 2012

Meu tio Antônio

Meu tio Antônio nos deixou ontem e confesso que fiquei abalado. Apesar de eu não aquele tipo de sobrinho muito ligado a família e tal (infelizmente não sou tão apegado aos parentes em geral), fiquei pensando na vida e nessas "surpresas".

Decidi escrever esse post para aliviar um pouco o sentimento que estou carregando e de repente no futuro vou poder reler e lembrar como eu me sentia na época...

Meu tio era aquele cara que sempre contava piadas nos eventos familiares (algumas piadas sujas inclusive...), gerenciava o churrasco e nunca se importou com coisas de marca, ou novidades tecnológicas, ou coisas que o dinheiro possa comprar. Ele era uma pessoa muito simples e que gostava de pescar.

Sempre que eu olhava para ele eu conseguia imaginar o meu pai com mais idade, pois eles eram muito parecidos. Pele escura, cabelos grisalhos e aquele jeito "familiar". Ele usava um óculos "remendado" com armação "grossa".

Lembro de quando eu era moleque e ia brincar na casa dele com meus primos. A gente adorava subir na laje e ficar espiando as pessoas de lá. Meu tio sempre falava que era muito perigoso, mas não ia lá tirar a gente de cima. Lembro que ele tinha uma oficina mecânica na casa dele e sempre havia 1 ou 2 carros para consertar. Lembro que havia um pôster de mulher semi-nua...

Apesar de não ter muito estudo, ele lia muito jornal e sempre estava por dentro das atualidades (política, esporte, saúde, etc...) e discutia várias coisas sem dificuldade. Ele criou 4 filhos e todos formados e nos quais eu me espelhei por vários anos da minha vida.

Imagino que meu tio fez parte da criação e educação do meu pai. Uma vez meu pai disse que brigou feio com ele por algum desentendimento... Coisas de irmão.

Às vezes fico pensando que algum dia meus pais também irão nos deixar (é meio que a "fila" da vida). Estando aqui distante, as coisas ficam um bocado mais complicadas...

Bem... acho que uma palavra para definir meu tio (e também o meu pai) de forma carinhosa seria "teimoso". Acho que eu herdei a teimosia também...

[]s

Nenhum comentário: