quarta-feira, 12 de setembro de 2012

Cozinha de preguiçoso - Receita #1 - Crepe

Grazi, essa é pra vc!



Na verdade, essa é meio que uma adaptação de receita de crepe pra poder render 1 porção só. Eu vou me basear no que usei pra fazer esse da foto, mas como vcs sabem, dentro de um crepe pode ir qualquer coisa que estiver na geladeira.

Massa:
1 ovo
1 colher de sopa rasa de farinha de trigo
Um pouquinho de leite (chuto umas 3 colheres)
1/2 colher de café de caldo de galinha (eu sei que faz mal, mas continuo usando, quem sabe um dia!)
1 pitada de cebola desidratada

Junta tudo numa vasilha e mistura com o fouet (vai por mim, fica bem melhor misturado do que bater com o garfo. Bater com o liquidificador ou o mixer tb vale, mas aí suja mais louça, né!). Esquente uma frigideira grande, coloque um pouquinho de azeite (aqueles sprays de azeite são ótimos pra isso) e coloque a massa. É bom a frigideira estar bem quente porque você mexe a frigideira pra massa espalhar e ela já vai aderindo. Deixe no fogo baixo até as bordinhas começarem a levantar (ou vc pode ficar cutucando tb, mas o risco de quebrar é maior). Vire, coloque o recheio em metade da massa, dobre e pronto.

Recheio
Cogumelo fresco tipo 'cremini' (o quanto vc quiser)
Manteiga (pode fazer com azeite ou margarina light, mas fica tããão mais gostoso com manteiga)
Sal
Queijo mussarela desfiado (pode fazer com outro queijo, mas fica tããão mais gostoso com queijo que derrete e estica)
Aspargo cozido picado (eu coloquei só pq estava na geladeira e eu precisava comer pra não estragar)

*Eu geralmente compro os cogumelos soltos e escolho apenas aqueles cujo cabo está inteiramente ligado à parte redondinha - não sei se está certo, mas eu ouvi dizer que assim era melhor pq quando ele já abriu pode entrar terra nesse vão. Quando vou preparar, lavo os cogumelos em água corrente, retiro o cabo e pico em pedaços não muito finos (preferência pessoal).  Além disso, sei que a parte de preparar os cogumelos é meio chatinha - demora, suja uma tábua e uma faca pra picar, mais uma panela pra preparar. Mas eu A-DO-RO e faço de bom grado. Vale a pena começar a fazer a massa quando vc abaixar o fogo do cogumelo.*

Derreta a manteiga, jogue os cogumelos, acrescente sal. Vá mexendo no fogo médio até soltar uma água. Se soltar bastante água (por exemplo, se a água quase der pra cobrir os cogumelos), abaixe o fogo e cozinhe até secar. Se não, coloque um pouquinho de água, abaixe o fogo e cozinhe até secar.

Recheie o crepe com o queijo, os cogumelos, etc. e sirva.

Nenhum comentário: