terça-feira, 11 de setembro de 2012

Cozinha de preguiçoso

Quem me conhece sabe que eu nunca fui aqueeeela dona de casa de chegar do trabalho e fazer janta com arroz, feijão, bife, salada, etc. Aliás, até recentemente, arroz para mim era um dos 'pratos' mais difíceis de serem feitos da culinária mundial. Não que eu não cozinhasse - curto fazer coisas diferentes, pesquisar a receita, comprar ingredientes legais e preparar refeições especiais. O que sempre me incomodou muitíssimo foi o negócio de chegar em casa cansada do trabalho e do trânsito, sujar 10 panelas diferentes em uma hora na cozinha, comer em 8 minutos e passar mais uns 40 limpando tudo.
Mas isso mudou um pouco depois que mudamos para o Canadá. Eu ainda acho que se come infinitamente melhor em SP (o que tem um preço, claro!), ainda mais considerando a benção que é receber um cartão de ticket refeição abastecido no início do mês e almoçar bem todos os dias. Como aqui não tem ticket, a gente tem é que se virar mesmo. E muitas vezes, se vc cozinhar com carinho, a comida que preparar em casa vai ficar bem mais ao nosso gosto brasileiro do que a servida num restaurante.
Pois bem, no ano passado eu fiquei parte do verão em casa, e não dava pra passar a bobeira direto... e comecei a me desenvolver na arte do que eu chamo de cozinha de preguiçoso pra um (ou dois, de repente). Os princípios dessa linha de culinária (hahahaha) são: 1. não pode dar muito trabalho; 2. as porções são pequenas; 3. minimamente saudável. Nessas eu aprendi a fazer arroz integral e outras coisas que para mim eram muito difíceis de se fazer seguindo os 'preceitos' acima. Esse ano, como estou em outra fase 'em casa', vira e mexe estou aplicando meus conhecimentos de cozinha de preguiçoso - para meu beneficio, e do baby, claro.
É claro que tem alguns itens de cozinha que fui adquirindo ao longo do tempo que ajudam MUITO. Vale lembrar que aqui o fogão e o forno são elétricos, então quando eu ligo um forninho elétrico em vez do forno do fogão, estou saindo no lucro em termos de consumo de energia. Os itens que eu mais  uso são:
- panela de fazer arroz (a minha inclusive tem uma cestinha pra fazer legumes no vapor)
- cestinha para cozinhar no vapor em panela normal (quando estou usando a panela de arroz pra outra coisa)
- mixer com ponta de batedeira (em quase 3 anos aqui praticamente não sinto falta de ter um liquidificador ou batedeira graças a ele)
- forninho elétrico (aquisição mais recente mas muitíssimo útil. Se soubesse o quanto ia usar, teria comprado antes)
- jarra pra esquentar água (esquenta muito mais rápido do que no fogão)
- batedor de claras ou 'fouet' (que aqui em compro na loja de 1 dólar, que fique bem claro. Tenho uns 2 grandes e 1 pequeno, muito úteis)
- jogo de formas para o forninho elétrico (chegou ontem mas já estou amando)
- papel manteiga (faz tempo que eu não tenho que untar uma forma!)
Bom, acho que esse post já está muito grande... então vou deixar pra postar receitas no próximo!

2 comentários:

Dupla Canadense disse...

Oi Cláudia!
Adorei essa de "cozinha de preguiçoso"....rsrs
É verdade, o forninho quebra o maior galho!!

Sabe o q também é super prático aí na N América? Uma slow cooker! Se vc ainda não tem, compre e não irá se arrepender! A minha custou 10 dolares na Macys. Ela vem com umas receitas muito fáceis, e tem milhares de outras na web. Sabe aquela costelinhs q tem no Fridays e no Outback e que custa uma grana?? Vc faz igualzinho em casa, e não dá trabalho nenhum. A comida demora 6 a 8 hs cooking e gasta mto pouca utility pq eh muito franquinho e fica liga/desliga....pra strogonoff e outros pratos assim (até feijoada já fiz) eh BOM demais!!
Tbem acho q um Grill eh uma mão na roda, especialmente o q tem os "pratos" removíveis, pois fica fácil pra lavar (back & decker tem um otimo!)

Desejo otimos jantares aî pra vcs! Abs no Robinson e beijos para a futura canadense!!! ;)

Bj pra vc!

Claudia disse...

Eu ouço maravilhas mesmo dessa slow cooker. Mas confesso que ainda tenho que trabalhar a idéia de deixar uma panela ligada o dia inteiro sozinha em casa com a minha gata... :)