domingo, 22 de janeiro de 2012

A Formiguinha e o Mega Post


Esse mundo é grande demais para ficarmos parados em apenas um lugar, não é mesmo, Claudia?

Hoje completamos 2 anos desde o dia em que pisamos em solo canadense para estabelecermos novas raízes... ou pelo menos contarmos boas histórias. O tempo é uma coisa bem engraçada e nos provoca diferentes sensações - às vezes o vemos passar rápido, e às vezes nem tanto. Será que depende de nós? Acho que sim, acho que preenchemos o tempo de uma maneira ou de outra... que depois faz todo o sentido.

Deixando essa filosofia de lado, eu pretendo nesse post assumir a responsabilidade de registrar meu ponto de vista para todos os visitantes (ocasionais, seguidores, pessoas que nos conhecem, pessoas que não nos conhecem, pessoas que estão aqui no Canadá, pessoas que não estão, etc.) sem pender para um lado ou para outro. Será um registro e não uma explicação.

Eu estava buscando inspiração para escrever o post de 2 anos (e ainda não encontrei). Reli alguns posts antigos, começando pelo http://www.tutucomgoham.blogspot.com/2010/01/primeiro-dia-em-toronto.html
e algumas lembranças vieram a minha mente.

Se algum dia alguém perguntar por que decidimos imigrar eu diria que naquela época grande parte era curiosidade, ansiedade e expectativas. Queríamos experimentar o que era morar fora do país, viver outra cultura, termos desafios pessoais e profissionais, buscar algum lugar mais justo, simples, e um pouco fora do ciclo vicioso em nossas vidas que era trabalhar-ganhar dinheiro-pagar contas e comprar algumas coisinhas com sacrifício. A sensação é de que estávamos parcialmente felizes com o que tínhamos. Hoje eu diria que na verdade a gente era o tipo de pessoa que tem a "formiguinha" da imigração atrás da orelha, pois é errado concluir que no Brasil é impossível ter isso e no Canadá é assim para todo mundo.

Viver em um outro lugar, outro país faz a gente descobrir que muitas coisas vão além do que se vê por aí, encontra-se nos livros, ouve-se falar, etc. Por exemplo, o que é o Canadá? Se você pesquisar no google (alguém ainda usa enciclopédias?), vai encontrar várias definições, números, estudos, vídeos, fotos, etc que tentam explicar o que é o país, porém o país também é definido pelos pontos-de-vista de pessoas que estão aqui e de pessoas que não estão. Mesmo conversando com outros imigrantes que aqui estão, percebo que eles tem uma visão diferente da minha sobre o país... e isso é completamente normal.

Olha só do que me lembrei. Uma vez fomos em uma pizzaria em Ajax (cidade não muito longe de Toronto) e conversamos com outras pessoas que moram em Whitby (outra cidade). Um deles generalizou dizendo que no Canadá as coisas são mais tranquilas profissionalmente (o ritmo é outro) e que há muitos indianos e chineses, ou seja, basicamente não se vê canadense nas empresas. Eu já acho que depende...  assim como um monte de outras coisas (trânsito, alimentação, segurança, educação, serviço público, respeito, ...).

Mesmo em Downtown quando vamos de um bairro para outro já percebemos mudanças. Acredito que as pessoas que não "mudam" acabam tendo apenas uma perspectiva. É matemático!

O que eu quero dizer com esse bla bla bla até agora é que a minha formiguinha da imigração me fazia querer ver a "big picture" (figura maior). Eu achava que estava tão atarefado com as coisas do dia-a-dia e de vez em quando me questionava quais eram meus objetivos de vida. Quero chegar na linha final e falar o quê? Sabe quando você vai tirar foto de alguém e começa a dar uns passos para trás para trazer mais elementos (corpo inteiro, paisagem, etc) para a foto? Eu também queria poder avaliar a vida que eu tinha no Brasil vista de longe, poder comparar, poder questionar...

Tenha em mente que o imigrante não vira as costas para seu país de origem e segue para um outro destino se virar depois. Faça uma escalada e você vai entender do que estou falando... (estou generalizando?)

Em 2 anos (ou até mesmo antes de virmos) uma frase sempre esteve presente na minha cabeça "Não dá para ter tudo". Hoje eu acrescentaria "e precisamos fazer escolhas e saber lidar com elas".

A gente veio com poucas coisas do Brasil e muitos sonhos. Moramos em um quarto, mudamos para um apartamento de 1 dormitório alugado, compramos um apartamento de 2 dormitórios (ok, estamos pagando ainda). Hoje temos mais coisas e um pouco menos de sonhos, porém mais planos. O importante mesmo não é ter mais sonho, ou mais plano, ou mais coisas... e sim ter um ao outro.

O idioma ainda prega algumas peças, mas consigo trabalhar, viver o dia-a-dia, compartilhar minhas opiniões (na maioria das vezes), "brigar" em inglês...

Quanto a comida, eu já não estou mais na fase de querer experimentar de tudo e provar as novidades. Claro que ainda há novidades para descobrir... porém aos poucos fui descobrido do que gosto e do que não gosto... e devo voltar a realidade de ter uma alimentação balanceada e me preocupar com a saúde.

Já sinto menos falta dos bens de consumo do Brasil. Um, porque a gente nunca dá conta (quando estamos lá ou quando trazemos para cá) e outro porque aprendemos a ficar sem. Talvez também haja o fator "necessidade", pois antes, quando morávamos no Brasil, viajar para fora significava oportunidade de comprar coisas mais baratas e lançamentos tecnológicos.... e hoje que estamos aqui, as coisas que penso em comprar já não são as mesmas. Não tenho um iPad e nem um iPhone 4S.

Já tive momentos de home sick e também já superei. Para mim, esse sentimento não está relacionado ao clima. Eu não tenho (ainda?) problema com o inverno. Às vezes parece que é mais difícil a época do meu aniversário sem as pessoas por perto do que o aniversário de parentes e amigos e eu estar longe. Egoísmo?

É muito difícil falar sobre o que é viver fora... e mesmo se a pessoa vier para cá para visitar e ficar pouco tempo (1 ano de repente é pouco) não vai conseguir ter a mesma percepção sobre a rotina, desafios, etc.

Essa minha opinião pode gerar bastante controvérsias... mas eu acho que não vale muito a pena vir aqui para estudar inglês por 1, 2 ou 3 meses. Esse período é bom para adquirir certa confiança. Eu não acho que viver no subúrbio é melhor, pior, ou igual a morar em Downtown. Eu não acho que tenho sotaque forte ou que não tenho sotaque (e eu não sei se algum dia vou corrigir isso... ou se precisarei corrigir...). Eu não acho que o Brasil vai mudar em curto prazo. Eu não acho que todo mundo aqui no Canadá é educado, respeitoso e aberto a outras culturas.

Apenas para recordar.... Nesses dois anos fizemos (algumas coisas já devo ter escrito em outro post):
- passamos por 3 invernos
- mudamos 2 vezes
- compramos um carro e já trocamos
- mudamos de emprego
- vimos uma partida de baseball
- vimos uma partida de futebol americano
- vimos uma partida de basketball
- fomos ao teatro
- fomos ao cirque du soleil
- viajamos para: NY, Bufallo, Chicago, San Francisco, Los Angeles, Las Vegas, 1000 Ilhas, Montreal, Quebec City, Varadero, Brasil
- adquirimos video game, tv, laptop, tablet (ganhamos da Rogers), iPhone (plano de 3 anos da Rogers), móveis da IKEA, cadeira de massagem, etc.
- ganhei bônus e aumento salarial (nada significativo ou comparado ao Brasil)

novamente...
e o mais importante de tudo é que temos um ao outro... e a Gia (a nossa gatinha).

ah, a Claudia ganhou também uma alergia...

Vamos em frente, pois tenho várias coisas para fazer nesse Domingão ensolarado (e frio pacas)...

[]s

4 comentários:

Anônimo disse...

Parabens pelo post. Nossas visoes sao muito parecidas! Abs. Dan (do coelho).

Lupatinadora disse...

Está faltando ir numa partida de hóquei! Nós vamos sábado que vem, U of T vs. Queens University. Querem ir? 10 doletas :-)

Anônimo disse...

Crianças e gatinha, adorei o blog e comments, me identifiquei bastante, e realmente só vivendo alguns anos para poder ter a sabedoria de análise e criticas, e não existe o paraiso, parece que sempre faltará algo, o importante é estar feliz consigo, e com a pessoa que o acompanha, isso é vital, vocês são ótimos, pena não termos mais tempo para bates-papos..., mas lembro muito de vcs, fiquem bem, sejam felizes, bjs Connie xxx

Bia disse...

Eu nem sei o que comentar desse post... mas o sentimento é bom, pq acho que vcs estão super bem aqui em Toronto! :)

bjs