sexta-feira, 27 de maio de 2011

Canadian Resume

Uma das primeiras coisas que um novo imigrante precisa fazer para começar a procurar emprego é adaptar o currículo. Basicamente existe um formato padrão que muitas entidades (patrocinadas pelo governo e totalmente de graça para novos imigrantes) ensinam a fazer.

Dica 1: Aproveitar muito bem todos os espaços! Nós brasileiros estamos acostumados a montar o currículo bem espaçado para facilitar a leitura. Aqui os recrutadores estão acostumados a "pescarem" palavras-chave no meio do currículo.

Dica 2: Crie um currículo "padrão"! Para cada oportunidade, identifique quais são as palavras-chave (veja em Requirements) e adapte o seu currículo padrão. Isso é muito útil tanto para os robôs de busca selecionarem seu currículo quanto para os próprios recrutadores que elaboraram o job description.

Dica 3: Tenha uma Cover Letter (carta de apresentação) "padrão" também! Para cada oportunidade, identifique as palavras-chave em Skills (você precisa "vender" suas qualificações na Cover Letter) e Requirements.

Dica 4: Para cada experiência profissional, use o formato SAR! S = situation, A = action/activity, R = results. Por exemplo, "Utilização de diferentes estilos de liderança ao identificar os skill sets de cada membro da equipe, obtendo assim maior performance e entrega de 100% dos resultados com qualidade e economizando 10% do orçamento em treinamento".

Segue minha Cover Letter e meu Resume  para quem quiser usar como modelo:

Robinson - CV
Robinson - Cover Letter

[]s

domingo, 15 de maio de 2011

Toronto Eh!?

Forget Paris — Toronto is where it's at in city ranking

Toronto ranked just behind New York City in an annual report on the top 26 "Cities of Opportunit...

Read the full post...



Robinson Matsukuma, PMP, BB

Sent from my iPhone

sábado, 14 de maio de 2011

Canada's Wonderland



Hoje fomos ao Canada's Wonderland (mesmo com o tempo ruim).

O lado bom da história é que como o tempo estava ruim, havia pouca fila nos brinquedos. Adorei o Behemoth!!! É rápido, alto, e com um circuito bem longo.

Em minha opinião, foi uma das melhores montanhas russas que eu já fui... Ainda gostaria de ir algum dia no Busch Gardens em Tampa....

:-)

quarta-feira, 11 de maio de 2011

First Certificate - Practical Management Strategies





Hoje recebi pelo correio o meu primeiro certificado aqui no Canadá.
Quem me conhece sabe que eu acho que aprendizado nunca é demais... e é por isso que não me importei de aprender a tricotar, a fazer massagem, a tocar violão, a desenhar, etc...

Esse curso possui apenas 4 módulos aos finais de semana e basicamente são ensinadas técnicas práticas de gerenciamento de equipes. Achei legal a dinâmica das aulas nas quais discutíamos situações reais (os alunos eram incentivados a participarem com casos práticos do dia-a-dia), era apresentada a teoria e então discutíamos as possíveis soluções.

Por exemplo, discutimos a situação na qual um funcionário começa a chorar durante o feedback... o que fazer?

Além disso, aprendemos diversos aspectos sobre estilos de liderança, motivação, performance, feedback, etc.

Felizmente meu inglês não foi problema e participei bastante.

[]s

Havia uma linda árvore...

... no caminho de volta para casa.

sábado, 7 de maio de 2011

Porque.... é primavera!!!!



Já devo ter colocado esse video em algum outro post...
(eu já disse que o irmão do Maurício Manieri, o César Manieri, é um grande amigo meu? Estou devendo uma visita a ele, esposa Débora e filhoS!!!)

Passei metade da semana sem a Claudia (ela estava em Las Vegas para uma convenção do trabalho). O tempo estava bem maluco (chuva, vento frio, sol, etc...), mas mesmo assim eu fui e voltei a pé todos os dias.

Novamente começa uma outra estação e magicamente, após a neve castigar a vegetação, vem a Primavera mostrar que a beleza da natureza estava aguardando o momento certo para aparecer. Os dias estão mais longos (escurece após as 20h), há mais pessoas nas ruas, há mais bicicletas, há mais motos, há mais felicidade no ar...

Hoje, Sábado, o plano foi acordar cedo (7h30) para arrumar a casa e depois sair para passear no High Park. Minha ideia era fazer uma caminhada exploratória pelo parque (já que não conheço ele tão bem...) e também patinar.

Posso dizer que a praça da Liberdade em Toronto fica no High Park durante a Primavera!!! Um mol de japoneses tirando fotos das árvores de Sakura (cerejeiras)!


Essa última imagem me fez lembrar minha batchan (avó).... acho que ela iria curtir pescar em um lugar assim, bem tranquilo...

Infelizmente ainda não estou tão confiante para patinar na ciclovia... e acabei não achando nenhum lugar bom para treinar (o melhor lugar que eu achei foi a quadra de tênis, mas não quis atrapalhar o pessoal treinando lá...).

Acabei pegando o metrô de volta para casa e fui para o quarteirão afastado perto da Park Rd matar a vontade de patinar. Posso dizer que estou mais confiante... e por conseguinte arrisquei mais e caí de bunda no chão. Voltei aos treinos seguindo o Tutorial Online (lesson 1 - babysteps / lesson 2 - open and close legs).

Quero ficar "fluente" no patins para aproveitar o verão e patinar nas ruas/calçadas!!!!

:-)

terça-feira, 3 de maio de 2011

Para pensar...

Novo líder da Al Qaeda será inimigo número 1 dos EUA

O diretor da CIA, Leon Panetta, disse nesta terça feira que o substituto de Osama Bin Laden na liderança da rede terrorista Al Qaeda será o novo ini...

Read the full post...



Robinson Matsukuma, PMP, BB

Sent from my iPhone

The Windy City - Chicago







Finalmente consegui deixar a preguiça de lado e baixei as fotos de Chicago no computador (e também tomei coragem para postar alguma coisa no Blog).

No final de semana da Páscoa viajamos para Chicago (fomos na sexta-feira bem cedinho e voltamos na segunda-feira à noite). A Claudia havia conseguido a 2a feira e eu peguei o dia de férias.

Dica) Fechamos o pacote estacionamento + aéreo + hotel pelo Hotwire (www.hotwire.ca) com uma certa antecedência e ao todo ficou mais ou menos $700 por pessoa.

Ficamos no Club Quarters (da mesma rede do Hotel que ficamos duas vezes em Nova Iorque) em Central Loop ("downtown", ou centrão) e tem o mesmo padrão de qualidade (hotel tipo "business").

Fomos com 1 mala grande (colocamos outra pequena dentro), pois estávamos planejando comprar o Air Climber na Target (tipo Wal-Mart).

Do aeroporto O'Hare, pegamos o metrô (CTA), linha azul até Central Loop. É uma viagem meio demorada, mas acabou ficando bem mais barato que se tivéssemos pego um táxi. Central Loop é o miolo de downtown e todas as linhas do metrô circundam esses quarteirões. Há umas 6 linhas de metrô...

Dica) Você pode comprar o bilhete para 3 dias ou comprar um bilhete e colocar crédito (tipo bilhete único).

Como foi a segunda vez que fui a Chicago e na primeira eu já tinha passado pelos pontos turísticos, dessa vez eu não tinha muita coisa em mente. Eu só fazia questão de passear pelo Navy Pier e tirar foto da estátua do Michael Air Jordan.

Mesmo com o tempo chuvoso (pegamos chuva na 6a feira e na 2a feira), praticamente não paramos no hotel e saímos para bater perna.

Resumo do que fizemos:
Dia 1)
- Caminhada exploratória passando pela Target, almoçando pizza, indo até o Aquário (muita fila e não deu para ir), margeando o lago Michigan, passando pela Fonte, voltando ao Hotel.
- Viagem até o Outlet Premium em Aurora (pegamos o trem e passamos o resto do dia lá).
Dia 2)
- Tentamos subir no Willis Tower (antiga Sears Tower) logo de manhã, porém a visibilidade estava zero e desistimos.
- Andamos pelo Millenium Park. Caminhamos pra caramba pela área residencial próxima ao lago e fomos ao Pier.
- Passeamos pelo Navy Pier e fizemos o turismo de barco para vermos a arquitetura.
- Na volta resolvemos passar novamente no Willis Tower e enfrentamos a fila para subir.

Dia 3) Domingo de Páscoa
- Pegamos o metrô logo cedo e fomos até o estádio do Chicago Bulls (bons tempos em que eu e meu amigo Régis acompanhávamos os jogos e víamos o Michael Air Jordan jogando).
- Demos uma volta em Chinatown (sem muitas novidades...)
- Fomos almoçar no Fogo de Chão. Não há muitas opções, mas fiquei muito satisfeito. Achei que ia ser mais caro... e comi picanha!
- Lá perto tinha uma loja de esportes e fui ver o preço dos patins (rollerblades) e acabei comprando somente uma camiseta do Chicago Bulls mesmo.
- À noite resolvemos passear pela cidade e andamos pela Michigan (principal avenida perto do lago).

Dia 4)
- Manhã de chuva igual ao Dia 1... resolvemos ir de metrô até a Target para comprar o Air Climber.
- Voltamos para o hotel, fizemos as malas e descemos para fazer o check-out.
- Deixamos as malas lá e fomos almoçar por perto mesmo. Comi um sanduíche mega estranho que não é a minha cara (pois é... não me atentei que eles passavam geléia de alguma fruta vermelha).
- Fomos ao aeroporto de metrô (exaustos) e voltamos para casa.

Impressões
- Chicago é uma cidade muito bonita, limpa e até daria  para morar.
- As ruas são amplas e há bastante espaço.
- O sistema de transporte parece ser muito bom.
- Há várias opções de comida. O custo de vida parece muito com o de Toronto.
- Há muitos latinos (muito mais que Toronto, porém parece menos que NY).
- Também não vi muitos postos de gasolina (em NY também é muito difícil encontrar um).

Problemas (não tão graves)
- Tanto o vôo de ida quanto o de volta (Air Canada) estavam lotados e não havia assento reservado e ainda ficamos na lista de espera. Na ida até ofereceram uma compensação àqueles que topavam ir no próximo vôo.
- Incrível como não entendemos o que algumas pessoas falavam (não sei se era gíria ou sotaque).

:-)
Recomendo!