quinta-feira, 1 de abril de 2010

Workando...


Primeira semana de trabalho!!!
Eu e a Claudia começamos a trabalhar na 2a feira. Vou relatar um pouco como foi a minha semana.

1o Dia
Peguei o busão das 8h na Finch (última estação da linha Norte-Sul) e cheguei umas 8h35 lá no trabalho. Não cochilei nem no metrô e nem no ônibus, pois eu estava prestando atenção e preocupado em perder o ponto (rs rs).
Acabei descendo um ponto antes do que eu deveria descer e andei um pouco até chegar no prédio. Estava um friiiiiiiiiiiiiiiio...
Fui falar com o segurança no front desk para pedir minha liberação e chamar o Marcos (que já estava lá embaixo). O Marcos me levou até o 3o andar que é onde ele fica e também toda a equipe (somos em 5 ao todo nesse projeto). Depois demos uma volta pelos outros departamentos e ele foi me apresentando para algumas pessoas...
(claro que eu não me lembro da maioria dos nomes).
Logo de manhã participei de uma reunião da equipe e fui me acostumando com os sotaques dos colegas...
Como eu estava sem acesso (só consegui acesso hoje) o Marcos pediu para eu procurar a outra gerente (Irene) e pedir para ela imprimir algumas coisas para eu ir lendo....
Quem disse que eu lembrava aonde ela sentava??????
Bem... ela me passou umas 70 páginas para ler..

(pausa para o almoço - comprei um wrap do tiozinho e comi na minha mesa mesmo)

Eu já tinha lido tudo quando de repente chegou o Marcos e pediu para eu ir na reunião semanal dos Gerentes de Projeto...
Aí foi a tragédia do dia!!!! Fiquei perdido com tanto inglês! (e no final do dia... a cabeça já estava estourando de tanta concentração)...
O pior é quando contavam alguma coisa engraçada (e eu acabava rindo.... sei lá do que) ou quando era algo meio confidencial... pois eles falavam baixinho... e eu tinha que fazer um "sim sim" com a cabeça.

2o Dia
Bem melhor do que o primeiro...
Consegui conversar mais com o Marcos sobre a estrutura e tal...
Conheci uma colega PM que vai me ajudar com as tarefas do dia-a-dia...
Participei de um conference call com UK (consegui entender bastante, pois eles falavam bem pausadamente... apesar de eu ainda ter bastante dificuldade ao telefone - quase fechei os olhos para ouvir melhor rs rs).
(o almoço foi melhor, pois levei uma comida congelada e fiquei uns 30 minutos na Copa).

3o Dia
Ontem foi ainda melhor...
Troquei várias ideias com o Marcos e já estou começando a entender quais são as expectativas dele.
Participei de uma conference sobre um workflow de solicitação de trabalho externo. Achei uma ferramenta bem fácil de usar e útil também. Só fiquei assustado com o prazo médio para o retorno da RFS (Request for Service) que chega a uns 35 dias úteis.
Almocei marmita que eu tinha preparado na 3a feira (arroz + strogonoff de carne + batata frita quebrada).
Na volta para casa aproveitei para comprar o bilhete mensal do metrô.

4o Dia
O Marcos tinha pedido para eu chegar mais cedo, pois ele queria conversar mais comigo e só teria tempo logo de manhã...
Ok.... saí de casa 6h35 para pegar o busão das 7h15...



Olha o meu busão lá no fundo!! (Route #2 - Platform 8)
A ideia era comer um wrap na minha mesa e ir embora mais cedo...
A conversa de manhã com o Marcos foi muito boa também! Ele falou do mercado da AMEX e que quer aproveitar meu conhecimento (olhar criterioso) de processos para detectar qualquer melhoria possível ou inovação... pois a empresa está valorizando isso prá caramba. Claro que não posso esquecer das minhas responsabilidades como GP.
Felizmente hoje consegui acesso a rede, ao e-mail, a Intranet.... e comecei a ler um monte de coisas.
Fiquei até 17h e, como não consegui assimilar tanta informação.... e também não levei meu pendrive....,, acabei trazendo o notebook para casa. Vou ver se estudo um pouco para chegar na semana que vem menos perdido.

SALDO: O inglês ainda é um obstáculo (no meu ponto de vista o inglês é um obstáculo maior do que as responsabilidades que terei, pois estas eu já estou um tanto quanto acostumado... só preciso adaptar a metodologia e ferramentas de trabalho).
Por outro lado, um colega disse que logo logo o listening deixa de ser um problema e o speaking fica mais difícil... (será que esse momento vai chegar??).
O desafio é interessante e a experiência de realmente trabalhar com uma equipe multidisciplinar e muitas vezes remotamente... é para sempre!
A distância pega um pouco (não consegui postar mensagens durante a semana, pois eu estava bem cansado)... espero que eu acostume ou logo logo consigamos comprar um carrinho para reduzir o tempo para 30 min somente.
Acho que vou me dar bem!

2 comentários:

Ricardo Rezende disse...

Quando superar a barreira imposta pela língua, você vai achar tudo muito simples e tirar os desafios de letra! Basta um pouco de paciência para o inglês deslanchar.
Abraço e boa sorte!

disse...

ehehe... As piadas são a pior parte. Até hoje, não entendo quase nenhuma.

O speaking piora quando você tenta enfeitar muito... Mas faz parte

Mais duas semanas no máximo e você está 100% fluente de listening e speaking ;)

Impressão minha ou começou o trampo diminuiu o blog? :D