domingo, 25 de abril de 2010

Balanço do terceiro mês (atrasado)


Desde a semana passada eu venho pensando sobre o mega-post do balanço do mês... e a correria do dia-a-dia + preguiça não me permitiram escrever a tempo...

Vamos ver se eu lembro do que aconteceu nesse terceiro mês.... (Claudia, ajude-me!) rs rs

A) TRABALHO
- A semana do dia 22 de março foi a última antes de começarmos a trabalhar (havia muito medo misturado com expectativa e as preocupações de como seria trabalhar em inglês com pessoas diferentes e desafios diferentes, porém estávamos muito contentes pela sorte e oportunidade).
- Começamos a trabalhar e eu logo encarei o primeiro grande desafio (uma barreira que ainda estou tentando ultrapassar) - o inglês! De fato a "COMUNICAÇÃO" é grande parte no Gerenciamento de Projetos...
- Confesso que eu estava com um pé atrás por voltar a trabalhar com TI, mas hoje acho que atendo ao perfil da vaga... pois faço gerenciamento de projetos e conheço tecnologia (isso é essencial e não vice-versa).
- Tenho a sorte de trabalhar com um gerente muito gente boa e que tem a paciência de dar dicas e feed-backs muito sinceros e do bem.

B) SAÚDE
- Felizmente não tivemos problemas significativos de saúde. Eu tive uma dorzinha ou outra nas costas, a rinite não atacou e um dia ou outro atacou meu estômago (por culpa minha mesmo).
- Após 3 meses temos direito a fazer a carteirinha de saúde (OHIP) e usufruir dos benefícios do governo (gratuito!!! e de qualidade).

C) ALIMENTAÇÃO
- Experimentamos alguns restaurantes diferentes (fomos em um restaurante grego por sugestão da minha mentora e também em um lugar de sobremesas).
- Descobri que gosto de um restaurante de comida árabe aqui perto de casa (tanto o frango quanto a carne Schawarma são ótimos!!! além do Gyros). O melhor é que o preço é baixo.
- Almoço marmita e ainda estou experimentando várias alternativas... como: comida congelada, comida feita em casa (por mim, claro), salada, wrap do tiozinho.
- Estamos gastando mais com mercado por causa disso...

D) EDUCAÇÃO
- Estudar e trabalhar começou a pegar para o lado da Claudia. Felizmente não comecei a estudar ainda, pois acho que teria bastante dificuldade em colocar as coisas nos eixos no trabalho (engrenar a rotina) e fazer as coisas do curso.
- Penso em fazer um curso de inglês (o meu gestor também sugeriu continuar o aprendizado do inglês).
- Ainda quero fazer uma especialização, mas agora estou na dúvida - eu pensava em fazer o Business Analysis e tentar a certificação... e agora já não vejo muita vantagem nisso.

E) MORADIA
- Nosso apê está com cara de lar e conseguimos montá-lo ao nosso gosto.

F) TRANSPORTE
- Ainda não temos carro. Eu pego o metrô até a última estação da zona norte e depois pego o ônibus no terminal e desço perto do serviço.
- No final de semana acabamos fazendo as coisas a pé ou andando de metrô e de vez em quando de ônibus.

G) PRÓS E CONTRAS
- Acho que 1 mês não é suficiente para afinar o inglês. Dois meses pode até ser o suficiente para quem já tem um bom nível... três meses já começa a fazer uma boa diferença.
- A experiência de trabalhar no Canadá com pessoas do mundo inteiro é indescritível. Há muitas culturas, muitos sotaques, muitos fusos horários (rs). Nunca tive essa experiência no Brasil e apenas de vez em quando eu usava o inglês com um ou outro gringo.
- A sensação de segurança já não é a mesma daquela que temos quando chegamos. Acostumamos a não nos preocuparmos com isso. Isso é ruim, pois faz parecer que no Brasil isso também não é um problema.
- A rotina do trabalho é boa para colocar a vida nos eixos e fazer entrar dinheiro (recebemos nosso primeiro ordenado e a sensação de ganhar em dólar é ótima), porém chega no final de semana temos a mesma percepção de que ele é curto.
- No final de semana queremos fazer algo diferente para aproveitar e não temos mais as opções de visitar familiares, encontrar amigos, etc...
- A gente consegue comprar coisas legais, mas não temos mais o gostinho de convidar os familiares e amigos para compartilhar essa felicidade... (por exemplo, compramos uma nespresso e sei que minha mãe iria adorar).

H) CLIMA
- O clima está muito bom (sempre positivo) e quando esfria um pouquinho não temos muitos problemas.
- Tenho saído de casa umas 6h30 e geralmente é frio (uns 5 graus), chego no serviço umas 7h45 (a essa hora já está uns 10 graus), depois esquenta um pouco e na volta já está uns 15 graus (lá pelas 17h).
- As cerejeiras começaram a florescer e estão bonitas!
- As pessoas estão felizes e as ruas estão movimentadas. O calor faz as pessoas andarem mais de bicicleta por aí. Estou pensando em comprar patins.

I) FAMÍLIA E SAUDADE
- O Skype na casa dos meus pais estão funcionando 100% das vezes.
- A saudade às vezes bate forte. Dá a sensação de que estamos perdendo várias coisas....
- Parei de perguntar quando as pessoas planejam vir para cá, pois acho que isso depende também da vontade deles e não só a minha. Não quero obrigar ninguém... Sei que quando as pessoas tiram férias, elas merecem fazer o que elas querem e não o que os outros querem que elas façam... complicado né?
- Faz tempo que não conto histórias para minha afilhada (ela já está grande...), mas fico feliz quando a Claudia começa a falar com ela e ela  pergunta "cadê o padrinho?".
- Minha sobrinha Mirian já está andando e aprendendo a falar.
- Minha sobrinha Letícia está com a fisionomia diferente e mudando rapidamente!
- De vez em quando falo com meus amigos Miklos, Marcão, Régis (quando coincide), Pavan, Helena, Élida, Vlad, etc...
- Há amigos que comentam os posts no blog e me fazem lembrar como era a vida no Brasil.
- Hoje eu ainda diria que está sendo tudo ótimo!

:-)

Um comentário:

Ricardo Rezende disse...

Ótimo balanço, Robinson!
Quando vocês menos esperarem apareço por aí, hein?
Abraços,
Ricardo