quinta-feira, 29 de abril de 2010

E só foi o primeiro mês...


Vou tentar resumir minha rotina do trabalho (quero deixar registrado para quem sabe no futuro lembrar como foi difícil...)

- Trabalho na área de tecnologia da American Express (AET) na divisão de Business Solutions (BSDC);
- A equipe é pequena (somos em 5) e cuidamos de uma plataforma chamada EDGE na qual roda um aplicativo da Merced que gerencia informações (basicamente de Contact Center) e extrai relatórios gerenciais. A plataforma pode também ser usada para cross-selling, pagamento de comissões, etc.
- Fisicamente a plataforma está em Phoenix e é gerenciada pela IBM, há uma equipe de Business em UK, há uma equipe de DBA na Argentina e Brasil, há a equipe do aplicativo (Merced) nos EUA também, há uma equipe de performance no Canadá e equipe de homologação no Canadá também.
- Meu papel é gerenciar diversos projetos para essa plataforma: mudança de versão, upgrade de máquinas, diferentes "alimentadores" (feeds) para diferentes propósitos, instalação de módulos (para comissões), etc.
- Como a equipe está espalhada, fazemos muitos conferences em horários diversos.
- Como recentemente tivemos uma implantação e estamos com alguns probleminhas, fazemos reuniões diárias para tentar resolvê-los. Meu papel é envolver as pessoas responsáveis, definir as ações necessárias junto com a equipe, estabelecer um prazo e garantir que a coisa está avançando. Tenho uma planilha de issues e sigo item a item por ela.
- Além disso, eu também parametrizo novos projetos na ferramenta chamada Clarity (CA) > para isso, preciso ter uma estimativa de esforço, disponibilidade da equipe, prazos e centros de custos basicamente. O resultado disso é a criação do projeto no sistema (permite que os recursos lancem horas no sistema para poderem ser pagos por exemplo), um plano de custo (ou baseline) e alocação de tarefas e horas. Ao fazer isso,  preciso também obter a aprovação do orçamento do projeto.
- Após parametrizado, preciso fazer o gerenciamento do andamento do projeto para garantir que o andamento está conforme o planejado, ou seja, no prazo e custo do baseline.
- Também preciso acompanhar o que cada recurso está fazendo e aonde eles estão lançando as horas para evitar grandes desvios, uma vez que meu objetivo (um deles) é garantir que a variação entre o real e o planejado não ultrapasse +/- 2%.
- Toda quinta-feira tenho reunião com os outros gerentes de projeto para alinhar procedimentos, tirar dúvidas, contar as dificuldades do dia-a-dia, etc.
- Tenho acordado umas 5h30, saio de casa às 6h25, pego o ônibus das 7h e chego no serviço umas 7h40. A primeira coisa que faço é ligar o computador e organizar os e-mails (dou uma olhada rápida, coloco bandeirinhas de follow-up e distribuo nas pastas correspondentes de cada projeto -> até agora são uns 8). Quando vejo que a resposta é rápida eu já respondo e marco como lida. Isso me toma uns 30min. Daí vou levar a marmita para a geladeira, aproveito para encher minha garrafa de água e faço um chá.
- Dou uma olhada em cada projeto no Clarity para saber quais são as atividades do dia.
- Pego as pendências (vejo as bandeirinhas com prioridade alta) e tento resolvê-las ou encaminhá-las.
- Tenho também uma planilha de pendências (mas aos poucos estou percebendo que não é prático jogar as coisas dos e-mails na planilha - perco tempo).
- Para as conferences temos um número específico que chamamos de "bridge" e o chairperson (moderador) abre o canal e permite que os participantes se conectem. Além disso, usamos o Webex onde as pessoas também se conectam e podemos compartilhar o desktop, por exemplo, para todo mundo acompanhar uma planilha ou ver relatórios, etc.
- Como nesse primeiro mês tive de trocar a turbina com o jato no ar, fiz uma lista do que eu precisava aprender (priorizei a ferramenta de trabalho, pois achei que isso era o básico) e trouxe para estudar em casa. Além disso, consigo acessar o ambiente da AMEX de casa e algumas vezes eu também conectei para arrumar algumas coisinhas pendentes de cada projeto. Consegui organizar uma planilha para manter o orçamento sob controle (pelo menos).
- Nesse primeiro mês já tive de participar de uma conference no sábado às 7h e de reuniões às 17h.
- Geralmente eu almoço na copa. Às vezes levo marmita com comida que eu preparo no dia anterior ou comida congelada ou então eu compro um wrap do tiozinho. Algumas vezes só tenho tempo para comer na minha mesa mesmo. Almoço em 20 minutos e não tomo café após o almoço (ah, o café de lá é um chafé.. rs rs).
- Com certeza minha maior dificuldade é participar de conferences. No início eu praticamente não entendia o que o pessoal falava.. e agora após 1 mês eu posso dizer que consigo entender bastante coisa (não tudo), ainda tenho dificuldade em saber os termos técnicos, às vezes não entendo sotaque britânico e indiano, e também não conheço muito bem o aplicativo e os ambientes.
- Minha frustração no momento é saber que minha performance poderia ser bem melhor se eu soubesse mais sobre os detalhes do ambiente e se o inglês fosse natural para mim (é complicado prestar atenção, escrever e conduzir a reunião por exemplo). Sei que já conduzi reuniões muito mais complicadas no Brasil e por muitas vezes consegui maior produtividade.
- Por outro lado, sei que já estou exigindo bastante de mim mesmo.... e a Claudia acha que talvez eles também estão exigindo bastante de mim por ser o primeiro mês.... sei lá....

O que eu tenho a dizer sobre tudo isso...... SOU RESILIENTE SIM!
"try to keep your head up to the sky"

- Percebi que: ouvir rádio (em inglês) e podcast da BBC logo de manhã é um bom "warm-up" (aquecimento) para os ouvidos; preciso estudar inglês; acho que prefiro almoçar rápido e poder sair cedo.

ufa
amanhã começa o segundo mês.... vamos ver se vai ser mais fácil...

Nenhum comentário: