domingo, 9 de março de 2014

Cidadania Canadense


Não nasci no Canadá, mas em breve espero me tornar um cidadão canadense e carregar a dupla cidadania: brasileira e canadense.

Funciona assim (no meu caso):
Aplicamos para processo de imigração canadense pela categoria "Skilled Worker" (mão-de-obra qualificada) e com isso conseguimos o visto de permanência chamado "PR" (permanent resident).

O PR tem validade de 5 anos e pode ser renovado. Além do período de "landing" (pisar em terras canadenses), temos de comprovar pelo menos 3 anos de residência no Canadá. O que faz sentido para mim, pois depois de toda a papelada e demora para obter o visto de imigrante, espera-se que a pessoa venha para o Canadá, certo?

Bom, após 3 anos no Canadá (descontando todo o tempo passado fora do país tanto a trabalho quanto a lazer), podemos aplicar para o processo de cidadania.

A documentação necessária e o tempo são bem mais razoáveis...

Está tudo bem explicado no site: http://www.cic.gc.ca/english/citizenship/become.asp

Mandamos os formulários, comprovante de pagamento da taxa, várias cópias, etc. e esperamos...

Assim que eles recebem a papelada eles mandam uma carta com a apostila para estudar.

No meu caso ainda aconteceu o seguinte: recebi uma carta falando que eles estavam analisando a documentação e que eu precisava enviar mais documentos. Basicamente eu pedi para colocar meu nome completo no certificado "ROBINSON YAMAGUTI MATSUKUMA", mas eu não tenho nenhum documento canadense (carteira de motorista, PR, cartão de saúde) válido com o meu nome completo. Isso se deve a uma limitação no número de caracteres para solicitar o PR. Liguei na central e expliquei a situação... o cara falou que eu tinha duas opções: truncar meu nome no certificado para ficar igual aos documentos canadenses ou entrar com uma ação judicial pedindo para alterar meu nome legalmente (detalhe, teria o mesmo problema de truncamento visto que o sistema ainda seria o mesmo... mas quem disse que o cara entendeu?). Ainda tentei convencer de que eu tinha documentos brasileiros comprovando e que o problema foi técnico (limitação do campo Nome)... não adiantou. A solução foi mandar uma carta de próprio punho pedindo para retificar a solicitação e abreviar meu nome. Vamos ver...

O próximo passo é fazer uma prova de conhecimentos gerais (geografia, história e política) canadense e uma entrevista em inglês (ou francês). A expectativa é de que o processo leve um pouco mais de 1 ano. Para nossa surpresa recebemos a cartinha informando a data e local da prova em menos de 1 ano... e quem disse que a gente tinha lido a apostila? Pois é...   tivemos menos de 2 semanas para estudar.

Quem me conhece sabe que sou péssimo em geografia, história... e muito melhor com números (não com datas históricas).

Aqui vai a lista de sites com simulados para estudar:
http://www.apnatoronto.com/
http://www.v-soul.com/
http://www.yourlibrary.ca/citizenship/
http://www.toptipsclub.com/Citizenship_test_index.asp
http://www.citizenshiptest-canada.com/
http://citizenshipcounts.ca/quiz
https://itunes.apple.com/ca/app/canadian-citizenship-test/id531010394?mt=8

Amanhã é o dia da prova e entrevista. Estou um pouco nervoso apesar de quem já fez ter dito que é bem tranquila. Serão 20 questões de múltipla escolha (4 alternativas).

Engraçado é que antes de virmos para o Canadá a gente já sabia do processo de cidadania e tínhamos isso como objetivo. E naquela época meu temor era mais com a entrevista em inglês com o oficial da imigração, pois eu achava que estudar estava mais sob meu controle. Hoje já penso diferente... apesar do nervosismo, o inglês não vai ser o mesmo monstro de antes.

Se passar, a gente recebe uma convocação (acho que demora 1 mês) para o juramento de lealdade à rainha e compromisso como cidadão canadense. E daí serei um novo canadense... assim como a Amanda.

A relação Brasil-Canadá permite a dupla cidadania. Isso é muito bom, pois não sei como seria se tivesse de escolher entre um ou outro...
Sei que os chineses que imigram para cá precisam escolher e uma das dificuldades é que toda vez quando eles querem viajar para a China é necessário retirar o visto de turista...

bora estudar

[]s

Um comentário:

Orranis - Dany disse...

Ola Robinson,
Estou em processo de dar entrada na cidadania, e gostaria de saber com vc, se deu certo, sobre os tramites de mudança de nome. O unico documento q tenho meu nome igual meu passaporte brasileiro é na carteira de motorista do Canada.
Como deveria fazer pedir a mudança na minha CRP.
Obrigado
Orranis
orranis@gmail.com