quinta-feira, 21 de novembro de 2013

De pai para pai (primeiras semanas): Hora de dormir


Os primeiros dias são mega cansativos como eu já disse anteriormente. A Amanda nasceu às 2h da manhã e eu estava cansado pela jornada de trabalho + cansado por ficar ansioso e preocupado em todo o processo do parto + não querendo dormir para ter certeza de que a Amanda estava respirando (e também para ficar admirando). A Amanda ficou o tempo todo no nosso  quarto e eu cochilava de vez em quando na poltrona.

Já em casa a rotina era basicamente (e resumidamente) a Amanda dormir bem durante o dia (acordava para mamar) e não muito bem durante a noite. Será que isso tem a ver com o fato dela ter nascido de madrugada?

A gente tentou inverter a rotina fazendo ela ficar mais tempo acordada durante o dia e posso dizer que de certa forma funcionou. Um agravante que tivemos é que nos primeiros dias a Amanda chorava demais no final do dia, ou às vezes estava dormindo e acordava chorando. Suspeitamos que pudesse ser cólica e tentamos algumas técnicas (veja abaixo). Logo no 3º dia ela chorou por várias horas seguidas e nada adiantou – levamos ao médico e suspeitamos que poderia ser refluxo. Após introduzir o remédio (ranitidine) ela passou a dormir muito melhor.

Técnicas (muitas tentativas e muitos erros):
- tanto eu quanto a Claudia tínhamos lido o livro “Nana Nenê” e pensávamos em aplicar a técnica (deixar chorar por intervalos graduais e manter os mesmos elementos por perto), porém lendo outros artigos e estudos descobrimos uma outra técnica na qual não é necessário deixar o bebê chorando.
- logo no começo tentamos criar uma rotina (banho, massagem, roupa, charutinho, mamada, “white noise” e pouca luz), mas às vezes funcionava e às vezes não.
- embalar de barriga para baixo ajudava bastante acalmar.
- fazer o charutinho (swaddle) ajudou muito e eu altamente recomendo fazer sem folgas.
- fazer um “shhhhh” perto do ouvido também ajudava muito.
- quando acontecia de dormir no colo (muitas vezes de barriga para baixo) o desafio era o momento de virar de barriga para cima e colocar no berço – uma dica é (já que estava dormindo mesmo) esperar uns 10 minutos até chegar no “sono profundo” e diminuir as chances do bebê acordar assim que toca o berço (que provavelmente estará em temperatura diferente da do colo e quase inevitável).

a técnica diferente da do “Nana Nenê” é basicamente assim:
- quando o bebê estiver quase dormindo (mas não dormindo ainda), dar boa noite e colocar no berço.
- se o bebê começar a chorar, pegar imediatamente e embalar novamente até chegar ao ponto de estar quase dormindo – daí fazer a mesma coisa, dar boa noite e colocar no berço.
- repetir quantas vezes for necessário (no começo esse processo acontece umas 5 vezes).
- o fundamento é que a única forma de comunicação é o choro e se os pais não corresponderem à necessidade, pode ter um impacto no comportamento da criança no futuro – e também pelo fato de que é difícil deixar um bebê chorando.

Desde a 6ª semana de vida (já com o conhecimendo de que a Amanda tinha cólicas E refluxo), a Amanda dorme a noite toda das 20h até umas 6h ou mais. Desde então, a gente não a acorda para amamentar ou trocar fraldas. Ou seja, todos podem dormir a noite toda.

[]s

Nenhum comentário: