quinta-feira, 25 de outubro de 2012

Memórias da Madrugada







Como já estou trocando o dia pela noite... acho que é uma boa ideia registrar aqui no Blog esse momento único na minha vida.

Na semana passada nasceu nossa filha Amanda aqui em Toronto, no hospital Mount Sinai. A data prevista (40 semanas) seria 18 de Outubro, porém no dia 16 de Outubro a Claudia notou um pouco de sangramento e quando voltei do trabalho fomos ao hospital. Lá eles confirmaram que o sangramento era devido ao rompimento do "plug" e que seria melhor já ficar lá no hospital mesmo. Ficamos assustados, pois não estávamos preparados, mas ao mesmo tempo fiquei bastante excitado.

Deixei a Claudia e a minha sogra (que por sinal chegou do Brasil no dia 15 de Outubro de manhã) lá no Hospital e voltei para casa para pegar as malas (já estavam prontas fazia um tempinho). Acho que consegui fazer tudo o que precisava (fazer a minha mala, pegar as máquinas fotográficas, carregadores, deixar comida para a Gia, etc.).

Quando voltei para o Hospital, a Claudia já estava na sala de parto e conectada aos aparelhos para monitorar as contrações e o batimento cardíaco do bebê. Acho que era por volta das 19h30. A enfermeira sugeriu que a Claudia dormisse um pouco, pois o trabalho de parto iria demorar ainda...

Assim que apagamos as luzes para a Claudia dormir um pouco (acho que era lá pelas 23h), ela acordou de repente e pediu para chamar a enfermeira, pois tinha sentido um "estouro". Havia água com um muco no colchão. A enfermeira verificou a dilatação e já estava com 10cm!!!!

Depois disso, foi verificado que o bebê ainda não estava encaixado e a Claudia ficou um tempo sentada. As contrações começaram a vir mais fortes e pedimos a epidural (sabemos que quando a Claudia começa a sentir dor, a pressão pode cair). O anestesista veio e fez todo o procedimento (não é muito simples não)... e cuidou para que a pressão voltasse ao normal (oxigênio).

Estávamos controlando os "shots" de anestesia para cada ciclo se contração. Chegou um ponto que não estava adiantando mais. Chamamos a enfermeira para aumentar a dose de anestesia. Nisso ela verificou que o bebê já estava encaixado e estava tudo pronto para o "push".

A Claudia fez um empurrão e eu consegui ver um pedacinho da cabeça da Amanda. Nisso a enfermeira chamou o médico que não pôde ir no momento, pois estava cuidando de uma cesárea. Daí rolou um pouco de desespero, pois a Claudia já estava sentindo sair e o médico disse que chegaria em 20 minutos.

Depois de mais de 30 minutos, o médico chegou com outra estudante e a residente e todos nós ajudamos no "push". A posição é bem desconfortável - joelhos dobrados, quadril para baixo e força. No primeiro "push" oficial, a cabeça já começou a sair.. e no segundo empurrão a Amanda nasceu (isso era 2h da manhã).

O médico me passou a tesoura para eu cortar o cordão umbilical e eu fui lá. Acho que eu estava psicologicamente preparado para isso. O cordão é meio borrachudo! rs
Havia bastante sangue (ainda mais quando saiu a placenta) e não sei como... eu resisti bravamente.

Como a Amanda nasceu meio grandinha, houve alguns rompimentos. O médico e uma residente ficaram um tempinho cuidando dos pontos. Eu estava muito emocionado. Chorei, tirei fotos, apaixonei-me pela minha filha.

Lá pelas 4h da manhã subimos para o apartamento. Coincidentemente encontramos o Inácio, marido da Chris que estavam lá para a chegada da filha deles - a Vanessa. O Inácio estava carregando a Vanessa pelo corredor (para fazê-la parar de chorar). Naquela noite eu nem dormi, pois queria certificar que a Amanda estava respirando e tal. Que noite!!!

:-)

3 comentários:

Bia disse...

3Que lindo post!!!

Anônimo disse...

Lindo relato, parabens!!!!
Dan e Ci

rose disse...

Ela é linda!!!!!!!!!!!!
Felicidades e muita saúde pra Amanda.
bjs