sábado, 27 de outubro de 2012

Corujão







Agora são 4 horas da manhã e hoje eu assumi a guarda às 3:00. Eu e a Claudia estamos nos revezando para tomar conta da Amanda. Falam que no começo é difícil mesmo... mas eu estou procurando aproveitar cada fase, pois por outro lado falam que passa rápido.

Nos primeiros dias de vida a gente perdeu bem a noção de tempo, dia da semana, refeições... O bom é que fomos anotando tudo (e continuamos anotando) os horários de troca de fralda (xixi ou cocô) e também a amamentação (leite materno ou fórmula e a quantidade em ml ou cc).

No hospital (primeiros 2 dias) a enfermeira aparece regularmente no quarto para verificar se tudo está bem, ajudar a trocar a primeira fralda,dar o primeiro banho, auxiliar na amamentação, ver como a mãe está se sentindo...

Ficamos em um quarto privativo no 16o andar (recém renovado lá no Mount Sinai) - room 310. Aqui vai a minha opinião geral:

- O quarto é bom, equipado, mas é difícil para o acompanhante dormir bem na poltrona reclinável.
- O chuveiro é um pouco complicado para entender como funciona no início (eu acabei não tomando banho lá, pois voltei para casa de um dia para o outro).
- Na recepção do andar há um balcão onde as pessoas ficam praticamente o dia todo no telefone... e eu pensei que elas pudessem fornecer as informações que eu preciava.
- Toda vez que eu queria sair para comprar comida eu precisava pedir para abrirem a porta e na volta eu precisava pedir para abrirem a porta por telefone. Entendo a questão de segurança das pessoas que entram e saem, porém o método não é nada efetivo (às vezes era necessário falar apenas o número do quarto, em outras elas perguntavam o nome do paciente).
- As instruções e orientações que recebemos (lembrando que somos pais de primeira viagem) não foram consistentes. Com a troca de turno das enfermeiras, acabamos recebendo orientações divergentes. Por exemplo, enquanto uma falou que tudo bem o bebê ficar 24 horas sem se alimentar e que obrigatoriamente precisava dar o peito, outra concordou conosco que seria bom dar fórmula. Enquanto uma fez com que déssemos a fórmula com um copinho (ridículo isso...), outra nos apresentou um dispositivo tipo "canudinho" para facilitar a sucção (podia ser conectado junto ao peito ou ao dedo).
- A nossa preocupação maior era saber que receberíamos alta em 2 dias e não nos sentíamos preparados para assumir a parte de alimentação em casa. Após conversarmos com diferentes pessoas com diferentes opiniões, felizmente conseguimos encontrar uma consultora de amamentação que deu várias dicas e nos orientou a marcar uma consulta particular de orientação. Foi ela quem nos ensinou a alimentar a Amanda com o dedo (daí ela passou a tomar 15ml de fórmula e ficar saciada).
- O botão de comunicação com a enfermeira e até mesmo para chamá-la ao quarto funcionava muito bem, não tenho queixas. O problema era contar com o bom humor de algumas enfermeiras (por exemplo a do turno noturno).

Acho que o maior estresse foi com a amamentação, pois a Claudia estava se recuperando e sentindo dores, não havia muito leite (ou praticamente nada), a Amanda estava com fome e chorava, e as orientações que recebíamos não eram consistentes.

Aqui vai a minha conclusão:
Falam que o Mount Sinai é um dos melhores hospitais. Não sei como são os outros, mas achei bem normalzinho e nada me "encantou". As enfermeiras do pré-parto são mais atenciosas do que a do pós-parto. A preocupação é bem maior com o bebê do que com a mãe. O atendimento deixa bastante a desejar (ao pedir informações para algum funcionário eu já podia esperar aquela cara de "vou fazer um favor para você").

Caso a parte:
Alugamos a bomba de sucção do hospital (é um aparelho da Medela). Fui até a lojinha que fica no 7o andar e falei com a simpática da atendente (sim, estou sendo irônico). Basicamente pagamos uma quantia para o uso do kit e quando devolvemos, eles reembolsam a grana.
Quando fui devolver, era 13h40 e havia uma placa dizendo que estavam fechados para almoço (13h-14h). Resolvi ficar esperando os 20 minutos (mesmo porque a loja fechava às 16h). Outras pessoas começaram a chegar para esperar também. Uma delas preferiu voltar mais tarde.
Deu 14h e nada de abrirem (e eu sabia que tinha gente lá dentro, pois eu tinha visto pelo menos 2 pessoas passarem lá dentro - e elas me viram também).
Deu 14h05 e eu dei uma batida na porta... e nada.
Deu 14h10 e eu dei outra batida na porta... e esperei um pouco.... e veio uma mulher com aquela cara de "bons amigos" abrir a porta. Ela nem falou nada.
Por azar, eu fui devolver o kit e ela já viu que estavam faltando 2 peças (como foi a enfermeira quem montou o kit na bomba eu nem prestei atenção nas peças que continham) e ela  pediu para eu pegar e voltar depois.
Eu perguntei: - Vou lá rapidinho pegar as peças que estão faltando, mas quando eu voltar a loja vai estar aberta né?
Ela respondeu: - Claro que sim! A loja estava fechada, pois eu estava em horário de almoço, você não viu a placa lá na frente?
Aí eu me irritei e disse: - Sim, eu vi, porém eu estava lá fora esperando abrir às 14h.
E ela retrucou: - Agora são 14h no meu relógio e eu ainda estava almoçando.

Fala sério!

[]s

Um comentário:

Dupla Canadense disse...

Parabeeeeeeens Robson e Claudia !!!!

Ela é LINDA LINDA!!!!
Espero que dê tudo certo aí ! Muito louco esse sistema Canadense! rsrs Fiquei com arrepios na espinha qdo o medico disse p esperar 20 min pois estava ocupado numa cesárea (post anterior)!!! Caraca!
No Brasil é beeeeem mais tranquilo, e os médicos costumam fazer episeostomia (nao sei se é assim q escreve), enfim, eles fazem um corte para evitar q haja rompimentos (tem ponto do mesmo jeito mas é mais controlado o processo... ).
Para facilitar a amamentação, veja se aí a farmácias de homeopatia, e se tiver, compre "alfafa de 30". A alfafa faz com q seja produzido mais leite e é sempre indicado qdo há necessidade de aumentar a "produção". Na verdade....se der muita formula ela vai produzir menos leite...
Muito trabalhoso esse inicio, mas daqui a pouco vcs vão lembrar com saudades desses dias cansativos! :)
Beijo para vcs, mil parabéns e mil felicidades!
Dupla