sexta-feira, 11 de maio de 2012

Caro ou Barato no Canadá?







Acho que não é a primeira vez que falo sobre esse assunto por aqui...
Por que será que é difícil explicar e também de entender alguns conceitos como valor, preço e custo?

Não sou expert no assunto, mas sempre me deparo com situações parecidas nas quais preciso explicar, dar exemplos... e mesmo assim a pessoa fica com aquela cara de ponto de interrogação.

Conceito básico:
- Valor é subjetivo e depende de necessidade e percepção de cada consumidor (ou grupo).
- Preço é algo mais objetivo e definido. Pode variar conforme a percepção de valor local, custo de produção, concorrência, etc.
- Custo para quem vende é a quantia necessária para disponibilizar um bem ou serviço. Para quem compra, custo está relacionado ao gasto para obtenção de um bem ou serviço.

Observação: eu não vou entrar em detalhes sobre câmbio, IOF, compra no exterior, ou poder de compra, etc etc.

Veja só a situação:
Alguém no Brasil pergunta "Quanto custa um carro aí no Canadá?"
(eu sei que a pessoa quer saber o preço) Eu respondo "Um Ford Focus Sedan zero sai por menos de $20 mil"
(na cabeça da pessoa já rola aquela conversão básica x2) Daí vem aquele comentário "ah, uns R$40 mil... não é tão barato então"

Vamos parar por aqui, pois aqui mora a bagunça. A dificuldade é conseguir comparar o preço daqui com o de lá... e concluir se é barato ou caro.

Assumindo que uma pessoa que ganha R$70 mil por ano no Brasil ganharia $70 mil por ano aqui no Canadá fazendo praticamente a mesma coisa. (não é tão diferente assim e ajuda a explicar a comparação).

Aqui, essa pessoa gastaria por volta de $20 mil + 13% de imposto + alguma taxa administrativa extra. Isso representa para ela uns 33% do que ela ganha no ano.

No Brasil, essa pessoa gastaria por volta de R$52 mil + outras taxas. Isso representa uns 76% do que ela ganha no ano.

Já deu para ter uma noção entre "caro" ou "barato", certo? Mas ainda não é o suficiente...

No exemplo acima a pessoa que está no Brasil provavelmente não virá aqui para comprar o carro (se supostamente comprasse, o gasto representaria uns 65% do que ganha no ano).

O que acontece na prática é... a pessoa que ganha em Reais, vem e compra outras coisas e gasta em dólar, certo? Aí sim tem de converter...

E quando a pessoa me pergunta "tal eletrônico está barato aí?", o que eu respondo? Eu prefiro passar o preço, pois sei que aí ela vai fazer a conversão e concluir se está caro ou barato...
O problema é ouvir "ah, mas isso está caro" e na minha cabeça eu pensar "isso é barato".

Outra situação é quando vamos ao Brasil e olhamos os preços das coisas. Geralmente a gente não fica fazendo conversão para achar que está caro ou barato. Por exemplo, sair para almoçar e pagar R$20 em um prato eu acho caro, pois no dia-a-dia eu pago $7 para almoçar. Mesmo fazendo conversão é caro... mas na minha cabeça uma refeição vale menos de 10 (sem unidade monetária).

Interessante que quando perguntam quanto custam as coisas no Brasil (carro por exemplo), o pessoal aqui pergunta "quanto é isso em dólar?" e eu digo "considere praticamente o mesmo custo de vida..." e elas dizem "como assim?" e eu tenho de explicar "imagina que um Ford Focus custasse $52 mil... você não acha caro?" e aí elas se assustam!

Confuso?
Frequentemente eu vejo comparações superficiais que aparecem no Facebook ou até mesmo advindas de jornais e me surpreendo como as pessoas querem comparar maçãs com apples! rs

Dica: Quer saber se as coisas são caras ou baratas aqui? tire a unidade monetária e compare os números.
Quer saber quanto vai te custar? veja o preço e converta, calcule IOF, etc...

Ah, há chances da pessoa que ganha R$70 mil no Brasil ganhar menos fazendo a mesma coisa... porém há chances de ter um poder de compra maior.


[]s




Nenhum comentário: