domingo, 18 de dezembro de 2011

Treinamento de Krav Magá

Não sei se já postei sobre esse assunto antes aqui no blog...

Bem, vamos lá...
Desde março (não lembro direito a data) eu venho praticando Krav Magá mais ou menos 2x por semana (ok ok... confesso que por muitas vezes rolou uma mega preguiça de ir para a aula). Eu sempre tive curiosidade/interesse em praticar defesa pessoal.

Acho que foi em 1999 quando eu fiz uma aula teste no Brasil e curti, mas depois acabei não indo atrás e achando lugar para treinar. Naquela época não havia muitas opções...

Aqui em Toronto, no começo do ano, eu pensei em praticar alguma atividade física e acabei pesquisando lugares para aprender e treinar Krav Magá e achei um lugar simples, mas credenciado internacionalmente. Além disso, tenho uma verba da empresa que subsidia uma pequena parcela da mensalidade.

Vou deixar para contar o pouco que eu sei sobre a história dessa técnica caso alguém tenha interesse em saber mais detalhes. Nesse post vou apenas falar das minhas "aventuras". Basicamente é uma técnica de defesa pessoal do exército de Israel e não há regras! O objetivo é "salvar a vida" em situações com arma ou estrangulamento, etc.

Para começar... o Krav Magá não tem um sistema de faixas definida como outras artes marciais. Não há competição também. Há diferentes níveis conforme a complexidade das técnicas e parece que o último nível só é aplicado para exército ou treinamento policial.

Parece que dá para queimar até 500 calorias por hora-aula e eu acredito. Há muita exigência de condicionamento físico (basicamente metade da aula é treinamento de exército "boot camp") e depois aprendemos/treinamos as técnicas.

Em todas as aulas é altamente recomendável usar um protetor escrotal (para evitar chutes que escapam), um protetor para a boca e também faixas para as mãos.

No nível 1 a gente aprende a defender estrangulamento (pela frente, pelo lado e por trás), desbalanceamento no chão (oponente por cima), soco frontal, chute frontal, chute lateral, cotovelada, soco tipo "martelo", defesa "360 graus", defesa frontal, estrangulamento tipo "mata leão", etc...

A passagem de nível foi a coisa mais "punk" que eu já passei (em termos de exigência de condicionamento físico)... pois foram 3 horas "non-stop" e o avaliador exigindo 110% de todo mundo. Lembro que a minha perna já tremia, mas eu ainda estava chutando e tal...

Agora estou no nível 2 e preciso comprar luvas de boxe, caneleira e protetor de cabeça. Há algumas técnicas parecidas com boxe também.

Na última aula fui treinar com uma colega (sim, uma mulher) e esqueci de colocar meu protetor bucal. A gente não acerta para machucar, mas vira e mexe escapa algum soco ou chute. E ela acertou um soco na minha cara... e trinquei um pedacinho de nada do dente..... Além disso, praticando com uma outra pessoa, bateu canela com canela... e voltei com um "galo" na canela (nas duas na verdade...).

Bem, vou colocando aos poucos sobre o Krav Magá....
:-D

[]s

Nenhum comentário: