quarta-feira, 30 de março de 2011

Dia-a-dia...

Apesar de ter bastante vontade em escrever coisas aqui no Blog, sinceramente ando sem criatividade...
Não sei se alguém aí do outro lado tem alguma curiosidade sobre Toronto.... (sim?)

Bem, na segunda-feira uma menina começou a trabalhar comigo e a orientação que ela recebeu dos gestores é de ser minha "sombra". Ela é canadense com descendência chinesa (interessante que o pai dela nasceu na China próximo à Índia e portanto fala um chinês misturado com indiano). Ela já me fez várias perguntas do tipo "como é que você faz isso?", "como você fez para aprender sobre tal coisa?", etc... e me fez lembrar da estorinha do engenheiro que foi consertar uma máquina, levou 5 minutos e trocou uma peça... e o cara que contratou disse "se era somente para trocar uma peça, não deveria ser tão caro!!!" e o engenheiro disse "mas o senhor sabe qual peça trocar?", ou seja, para responder as perguntas devo levar em conta minha experiência profissional...

Na segunda à noite fui para a aula de Krav Magá e dessa vez voltei bem machucado... (vários roxos) e me fez sentir no clube da luta! Cá entre nós, está ficando bem clara a diferença entre brigar e lutar. Claro que não é bom ficar roxo, mas as técnicas aprendidas fazem valer a pena.

Na terça tive minha última sessão de mentoring do PMI (adoro minha ex-mentora) e fomos jantar num restaurante brasileiro (eu, ela e a Clau). Acho que ela curtiu! Vou sentir bastante saudades dos encontros semanais e do tanto que aprendi...

Hoje (quarta) tive uma grande surpresa ao ver que uma pessoa acompanha o blog e postou um comentário (algo bem raro!!!) - fiquei bem feliz! A Fernanda acompanha meus papos furados e vem fazer um curso de 1 mês em Toronto em Agosto.

Acho que consigo dar algumas dicas (por hora):
- Agosto é uma época muito boa, pois não está muito calor e os dias continuam longos. Lembro que eu aproveitava muito para andar (mesmo às 21h!!!).
- 1 mês de curso de inglês é pouco, mas de certa forma ajuda a ganhar confiança - a recomendação é continuar estudando quando voltar ao Brasil. Durante esse mês, procure praticar inglês de rua, pois na sala de aula a maioria estará no seu nível (ou muitas vezes abaixo).
- Muitas vezes na escola há excursões e acho que vale muito a pena ir (já que está aqui...).
- Aproveite o networking e faça amizades com pessoas de outros países (geralmente os chineses são inicialmente "fechados" e só ficam entre eles, mas depois são animados como os brasileiros).

alguma curiosidade a mais?

[]s

2 comentários:

Bia disse...

A dica que eu dou a todo mundo que vem fazer intercambio de ingles seja por 1 mes ou por 1 ano, tente socializar ao maximo com pessoas de outros paises. Faça amizades brasileiras, mas procure sempre falar em ingles (oq nao eh facil, ja que na hora do aperto, todo mundo recorre ao caminho mais facil)!

To no final do semestre, ja nem aguento mais olhar para os livros e ficar na sala de aula... fazer prova entao, nem se fala! Mas depois que terminar, vamos combinar de fazer alguma coisa, se vcs estiverem com tempo!

bjs

Fernanda Iwamoto disse...

Obrigada pelas dicas Robinson!

Em relação ao tempo de estadia, já ouvi e li em muitos lugares que 1 mês realmente é pouco, mas como trabalho não deixa e ainda não criei a coragem que vcs tiveram, esse é o máximo de tempo que poderei ficar :(

Enfim, o tempo está voando, daqui um mês vou tirar os meus vistos e logo logo estarei por aí, sentindo tudo o que você comenta aqui na pele...