sexta-feira, 21 de janeiro de 2011

Visitando as memórias...



(aumenta o som aí, pois a música, tema do filme Em Algum Lugar do Passado, é muito bonita)

Há 1 ano atrás eu e a Claudia pusemos nossa "casa" e grande parte de nossas vidas dentro de 4 malas e 2 mochilas e arranjamos um bom espaço para colocarmos nossas coragens também... para virmos morar no Canadá.
Sei que não dá para andar para frente olhando sempre para trás e lembrarmos tudo aquilo que deixamos. Porém, não dá para esquecer ou fingir que esquecemos tudo aquilo que ficou...
Abrimos mão dos nossos empregos, das nossas rotinas, do convívio com família e familiares, do convívio com amigos e também de bens materiais que foram conquistados aos poucos... com suor e histórias.



O tempo não para...

A melhor coisa que podemos fazer é reunir todas as boas memórias e guardá-la na suíte presidencial de nossas cabeças. Também sei que não dá para avançar querendo carregar tudo... precisamos deixar algumas coisas para trás, algumas coisas para outros, alguns rastros... e assim seguirmos mais leves...

No dia 21 de janeiro de 2010 lembro muito bem da correria para empacotar as últimas coisas, de separar todos os documentos, do amigo Régis lá em casa ajudando em tudo, dos pais da Claudia tentando nos tranquilizar sobre as coisas que ficaram, da minha família indo lá pegar as malas, do fechar a porta do apê e dar um último "tchau", do turbilhão de coisas passando na cabeça, do multirão para o aeroporto, do quase esquecimento da minha jaqueta, do aperto no coração, ... dos choros...

Muita coisa aconteceu em 1 ano e não me arrependo. A frase que tento repetir para mim mesmo quando estou meio para baixo é "não podemos ter tudo". Não posso estar aqui aprendendo um monte de coisas e vivenciando coisas diferentes e fazendo progresso dia-a-dia e ao mesmo tempo estar no Brasil acompanhando o crescimento das minhas sobrinhas, visitando minhas irmãs e cunhados, passando o tempo entre amigos, comendo as delícias brasileiras (pastel, por exemplo...).

Nesse 1 ano tive grandes desafios (alguns imaginados e outros nem tanto), aperfeiçoei uma outra língua, aprendi outras culturas, vivenciei estações do ano diferentes, consumi coisas diferentes, fiz novos contatos, trabalhei, parei de trabalhar, lutei para conseguir um novo emprego, estudei, emagreci, engordei, andei, cozinhei, lavei um monte de roupas, fiquei um tempo sem a Claudia, joguei video-game, fiquei com dor nas costas, fui ao dentista, viajei, morei em 2 lugares diferentes, tirei carteira de motorista, dirigi, abracei bastante a Claudia, andamos bastante, suei bastante no verão, tive o GPS roubado, fiz trabalho voluntário, participei do mentorado do PMI e conheci uma ótima pessoa que é a minha mentora, ganhei presentes, dei presentes, mantive um blog, twittei, facebookei, tirei fotos, programei, li, negociei, recebi visitas, levei as visitas para lugares legais, cortei cabelo, voltei para o Brasil, falei bastante ao Skype, ganhei dinheiro, gastei, vi uma partida de baseball, vi uma de basquete, subi na CN Tower, fui até as ilhas, fui até as cataratas do Niágara, fui num pub, etc etc...

Fico feliz em saber que também esse um monte de coisas vão ficar guardadas na suíte presidencial... e de tempos em tempos vai me fazer muito bem lembrar dessa história.

[]s

Nenhum comentário: