quarta-feira, 22 de dezembro de 2010

Projeto "nosso" Natal: Xbox 360 Kinect



Nesse final de semana fomos numa EB Games, pois o Erick tinha dito que queria comprar um Kinect...
Para minha surpresa, era um presente de Natal!!!

Chegamos em casa, instalamos o video game e começamos a testar o Adventures que veio junto. Resumo de como funciona: o sensor infra-vermelho "mapeia" a área do jogo e também as principais articulações do jogador. Dessa forma ele associa os movimentos feitos pela pessoa com um avatar (boneco que representa o jogador).

No dia seguinte compramos mais 1 jogo pro Kinect e 2 "normais" para o Xbox 360. São eles: Deca Sports Freedom, Prince of Persia - The Forgotten Sands, Call of Duty 3.

Lá vão minhas primeiras impressões:
- Para que a jogabilidade não fique afetada e os movimentos fiquem mais precisos, é fundamental ter uma boa área disponível para jogar (no nosso apê em São Paulo seria impossível). O recomendável é pelo menos 1,8m.
- Eu imaginava que teria mais "atraso" entre o movimento feito pela pessoa e o executado pelo avatar, mas não é tanto e acho que você acaba acostumando (eu não estou dizendo que não há atraso!).
- A sensação de jogar video-game sem controle nas mãos, apertar os botões apenas direcionando a mão para a tela e ver o boneco repetir vários movimento que você faz (por exemplo, coçar a cabeça) é muito diferente e legal (lembra Minority Report).
- Ao tentar jogar o Deca Sports percebi que o negócio não é perfeito (um pouco por conta do espaço e um pouco por conta dos movimentos). O ideal seria o video game se adaptar ao posicionamento dos membros superiores e tronco e não o jogador adaptar os movimentos ao que o video game consegue reconhecer. Em outras palavras, para jogar paintball por exemplo, há muitas combinações de movimento e muitas vezes o sensor não reconhece o que queremos fazer.
- Conseguimos jogar um demo que é o Dance Central. Esse parece ser muito divertido e o segredo é fazer os movimentos "claros" e dentro de uma determinada área de "mapeamento".
- Como os jogos que temos exigem bastante movimento (incluindo pular, agachar, ir para um lado ou outro, etc), confesso que cansei bem mais do que com o Nintendo Wii.
- Uma coisa que eu tinha visto em outros videos do projeto Natal (antigo nome do Kinect) era o de scanear algum objeto para usar no jogo (como um skate por exemplo) e isso não acontece.
- Outro ponto que pode ser melhorado ainda é o comando de voz e também uma integração maior com a Internet e aplicativos como o Messenger, Facebook, Skype. Poderia ter alguma maneira mais fácil de digitar também sem ter de usar o controle (talvez por comando de voz?). Como sugestão eu adoraria ter a funcionalidade do Google para reconhecimento de voz para melhorar a navegabilidade.

Conclusão: show de bola apesar do ponto negativo de exigir bastante espaço para brincar.

[]s

Nenhum comentário: