domingo, 4 de julho de 2010

Pensando com os meus botões...

Viver fora do país + Copa do Mundo + Eliminação do time brasileiro + Dia do Canadá = confusão mental

Hoje li na Internet algumas matérias interessantes sobre a recepção dos jogadores brasileiros no Brasil e a recepção dos jogadores argentinos na Argentina...

Alguns torcedores acordaram bem cedo (ou nem dormiram) para irem até o aeroporto de SP e do Rio para vaiarem a seleção... Na Argentina o cenário foi diferente, várias pessoas foram receber a seleção de braços abertos. Comecei a me questionar... o que acontece com os brasileiros??? Será má gestão de expectativas? Será excesso de confiança? Será carência de alguma coisa que faz o povo esquecer dos problemas do dia-a-dia?... e até agora cheguei numa palavra bem forte e apropriada: PATRIOTISMO.

Aparentemente nós brasileiros somos (ou demonstramos) patriotismo somente de 4 em 4 anos e o que nos representa é o futebol. Talvez porque isso nos deu muitas alegrias e nos fez sermos respeitados pelo mundo. Às vezes vivemos tanto de passado e tentamos apoiar na imagem do país do futebol que esquecemos outros grandes talentos em outros esportes, na ciência, na cultura, na diversidade, na criatividade, etc... Parece que sustentamos uma imagem de "povo feliz" por termos carnaval + futebol e só.

Engraçado que com tão pouco tempo morando fora consigo ver o patriotismo dentro de mim com outros olhos... Falo sim que há muitos problemas no Brasil (inclusive que me fizeram tentar viver no exterior), mas também falo com entusiasmo sobre as coisas boas do país e dá vontade de saber mais e mais (quem mandou eu não estudar ou não me interessar por geografia, política, etc..?).

Quinta-feira (1o de Julho) foi comemorado o Dia do Canadá (dia em que foi "proclamada a independência" do Reino Unido (Ato Constitucional de 1867) e percebi que várias pessoas demonstram seu patriotismo e gostam de literalmente vestir a camisa do país! Havia muitas bandeiras e comemorações. Sinceramente eu não sei direito se o "Dia do Brasil" é o dia 7 de setembro..., pois inclusive eu considerava cada feriado (independente do significado) uma chance de descansar, ou sinônimo de trânsito, ou feliz por poder emendar, ou triste por cair numa quarta-feira...

Eu também não sei o que falta para o povo ser mais patriota e, por meio desse sentimento, conseguir tocar o país para frente a passos largos... Acredito que se houvesse essa união, muita coisa poderia acontecer e mudar. Talvez seja necessária mais educação, ou coisas simples como bons exemplos vindos de cima, ou melhor planejamento, ou maior conscientização, etc etc...

Claro que fiquei muito triste com a eliminação do Brasil na Copa (fiquei bravo também)... e fiquei com tanta vergonha que minha ideia inicial era tirar a bandeira que eu vinha carregando no carro (dizendo que eu era brasileiro com orgulho!!)... mas hoje já estou pensando diferente, pois independente da Copa eu continuo sendo brasileiro sim!

Ontem assistimos ao filme INVICTUS e percebi que o Mandela buscou a união da população por meio do esporte (Rubgi) e começou fazendo com que os jogadores "sentissem" esse patriotismo e automaticamente transmitissem para os torcedores. Talvez faltou isso aos jogadores brasileiros... "o peso da camisa canarinho".

[]s

Um comentário:

Bia disse...

Acho que a bandeira brasileiro tem "outro sentido" para quem mora fora... e como vc mesmo falou, independe da Copa, continuamos sendo brasileiros. :)

bjs