terça-feira, 22 de junho de 2010

Balançando o 5o mês...


Hoje completamos 5 meses de Canadá e confesso que está bem complicado para descrever a situação atual. Se alguém perguntar "está tudo bem por aí?", eu diria que sim, mas de repente poderia ser melhor... só não sei como.
Acho que dessa vez não vou fazer um quadro comparativo, e sim tentar descrever como anda a nossa vida por aqui... daí vocês tiram as conclusões e fazem as comparações necessárias para ver se está ou não melhor.

a) Conseguimos um médico de família e na semana passada tivemos a primeira consulta. Achei o cara bem legal e ele é meio contra ficar tomando um monte de remédios. Botei fé quando ele disse que o remédio que eu tomo para reduzir o colesterol não é tão eficaz e somente reduz em 1% a chance de eu ter um ataque cardíaco. Até agora não tive crise alérgica e não senti que fosse "travar' as costas.

b) Aprendi muita coisa no serviço, porém decidiram cancelar o meu contrato de trabalho, ou seja, estou desempregado. Fiquei bastante chateado, pois recebi alguns feed-backs informais dizendo que eu era um bom profissional, muito organizado e acima da média dos gerentes de projeto, mas.... tô fora.

c) Andar pelas ruas continua sendo muito seguro, mas isso já não é uma grande diferença. A gente tem usado bastante o carro durante o final de semana para dar umas voltas.

d) Ainda não temos muitos amigos por aqui, mas estamos trocando bastante ideia com um casal de brasileiros muito gente boa. Eles já vieram aqui em casa algumas vezes e jogamos bastante conversa fora. Isso é ótimo para passar o tempo e "desabafar" com alguém.

e) Ainda dou umas derrapadas no inglês ao telefone, mas já estou me virando muito bem e incrivelmente entendendo bastante coisa. Para melhorar ainda mais, tenho feito uns exercícios de listening: http://www.esl-lab.com/index.htm

f) O lado bom de ficar em casa é poder acompanhar todos os jogos da Copa. É estranho que o locutor não grita GOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOLLLL... Torcer pelo Brasil aqui me faz sentir mais "patriota" e dá vontade de dizer para todo mundo que eu sou brasileiro.

g) Começamos a fazer um curso de inglês na George Brown chamado Spoken English para ajudar na pronúncia, diminuir o sotaque e de quebra melhorar o listening. Eu particularmente acho a professora muito qualificada e engraçada. Pena que as aulas são somente de segunda-feira.

h) A gente se inscreveu num programa tipo "mentoring" no qual um voluntário (que tenha pelo menos 4 anos de residência no Canadá) ajuda na adaptação e integração de novos imigrantes. O cara é um Sênior Manager de um banco grande e atualmente ele tem me ajudado a montar o currículo, preparar para a entrevista e tal.

i) Eu continuo no programa de "mentoring" do PMI e gosto muito da minha mentora. Ela também é Sênior Manager de uma grande empresa de varejo. Basicamente conversamos sobre melhores práticas de gerenciamento de projetos, avaliamos algumas situações do dia-a-dia e qual a melhor forma de tratá-las.

j) Estou bastante confiante que meus pais virão nos visitar ainda esse ano e minha irmã também. Isso é bastante animador, pois a saudade é um bicho esquisito e precisa ser administrado.

k) Falando em saudades... o termo aqui é "homesick" e tem sido bastante difícil para a Claudia. Para mim também, porém acredito que tenho lidado melhor com ela. É uma coisa muito complicada e perigosa. Tenho lido uma coisa aqui e ali sobre Homesickness e vejo que atinge muita gente. Resumidamente é a saudade da "terra natal" ou "de casa" e todos os elementos que trazem esse sentimento de "lar". Às vezes bate uma angústia, outras vezes um sentimento de "depressão" ou ansiedade, etc.

l) Apesar de eu estar desempregado, estou muito otimista e acho que não estou acomodado não! Desde o primeiro dia em casa comecei a organizar minha vida, fazendo um planejamento do que eu queria estudar e do que eu precisava fazer para me recolocar no mercado (lista de contatos, remodelar o currículo, preparação para entrevista, busca de oportunidades, etc). Financeiramente as coisas estão sob controle.. ainda temos uma reserva no Brasil e estamos conseguindo pagar todas as contas e fazer o que precisamos fazer (mercado, lazer, etc) - mesmo assim pretendo organizar todas as finanças para ficar ainda mais tranqüilo.

m) A nova rotina ou "nova vida" faz com que não tenhamos muitas novidades para contar, nem muitos lugares novos para conhecer, nem grandes gastos. Não há mais os grandes desafios que tivemos no início como por exemplo: idioma, transporte, saber como resolver as coisas, comida, vestimenta, moradia, etc.

o) Sob meu ponto de vista, acho que a "poeira" já está baixando e já consigo "sonhar" em como será a vida em curto, médio e longo prazos... por exemplo, comprar ou não um imóvel, quando ter filhos, quando fazer um MBA, que cursos eu gostaria de fazer (dança, esporte, desenho, música, etc...).

Saldo: ainda positivo e acho que é muito pouco tempo de experiência fora do país para me deixar abalar (mesmo estando desempregado).

[]s

Nenhum comentário: