(Yonge x Bloor) - perto de casa
A ideia desse post é deixar registrado como se virar usando o metrô em Toronto...
2) A cidade é cortada por uma rua principal (a maior do mundo?) chamada Yonge. Do lado direito dessa rua é East e do lado esquerdo é West. A numeração começa na Yonge. Isso é bom saber, pois várias ruas que cortam a Yonge tem o lado leste e o lado oeste, muitas vezes com a mesma numeração.
3) As pessoas por aqui se localizam pelas principais intersecções (às vezes não adianta você falar uma rua específica do tipo "travessa da avenida tal" - você precisa falar "perto da Yonge com a Bloor" por exemplo).
4) Você pode comprar o token (moedinha) na máquina "self-service" (não aceita $5 e você só consegue comprar 4 ou 8) ou no guichê. Você também pode comprar um Day Pass (vale para o dia todo e nos finais de semanas e feriados vale para a família) ou se você usa sempre o TTC, pode comprar um cartão mensal.
5) A mesma passagem do metrô serve para o streetcar (bondinho) e para o ônibus.
6) Em teoria, independente de quantas conexões você precisar fazer até chegar no destino, você só paga 1 vez. Para isso, você precisa pegar o Transfer na estação de metrô que você entrou (e não quando estiver saindo). "Teoria", pois às vezes você desce do ônibus e vai para o metrô e não aceitam o transfer (tem uma lógica por trás um pouco difícil de explicar aqui).
7) No geral, as estações de metrô tem indicações:
- Northbound = sentido norte
- Southbound = sentido sul
- Eastbound = sentido leste
- Westbound = sentido oeste
Para sair do metrô..
(claro que se sair do lado errado, dá para atravessar a rua)
- Northside = lado norte da rua
- Southside = lado sul da rua
- Eastside = lado leste da rua
- Westside = lado oeste da rua
8) A linha Norte-Sul requer um pouco mais de atenção, pois faz um "U". Se você estiver do lado esquerdo do "U" (por exemplo, estação St. Clair West) e quer ir para Southbound (por exemplo, estação Osgoode) o trem vem escrito "Finch", que fica no Norte, porém do outro lado do "U" - significa que o trem está indo para o sul, vai fazer a curva do U lá embaixo e depois vai para o norte.
9) Fazer baldeação não é complicado, apenas na Sheppard para a linha Lilás é que tem que andar um pouco mais.
10) Há estações com muitas saídas/entradas. Muitas vezes, a entrada não tem guichê e só pode entrar se já tiver token ou cartão mensal. Isso é importante se estiver voltando para casa tarde e estiver frio.
Acho que não esqueci muita coisa...
[]s
Um comentário:
Oi Robinson!
Muito obrigada pelo post! Ja estou ate familiarizada com a maioria dos nomes das ruas (de tanto procurar quarto para alugar).
Nao parece tao dificil mesmo, eh so ficar prestando atencao, que acho que eh onde complica para mim, que sou destraida alem da conta, mas numa cidade nova e sozinha, as coisas mudam. :)
bjos
Postar um comentário