sexta-feira, 7 de maio de 2010

Filosofando...


Como eu passo bastante tempo no transporte público... consigo fazer várias coisas, inclusive filosofar (uia).
Essa semana fiquei com uma sensação estranha de "o que é que eu estou fazendo aqui mesmo?".
Muitas vezes tenho pensado no que eu trouxe e no que ficou....

Trouxe muita esperança de adquirir experiência no exterior;
Trouxe muita vontade de fazer a diferença ou fazer diferente;
Trouxe muita coragem para encarar novos desafios;
Trouxe muita disposição para dar uns passos atrás e recomeçar;
Trouxe muita humildade para encarar um país novo;
Trouxe minha experiência adquirida ao longo dos anos;
Trouxe muita alegria em poder ter essa oportunidade na vida;
Trouxe muito medo de encarar o novo, mas ou mesmo tempo consciência do que eu quero para mim;
Trouxe muita a saudade bem guardada, junto com a lembrança dos bons momentos.

Deixei familiares e amigos;
Deixei lembranças acumuladas e guardadas em caixas;
Deixei um pedaço do meu passado;
Deixei várias coisas que conquistamos com sacrifício e luta;
Deixei um emprego, uma moradia, um meio de transporte...
Deixei minha zona de conforto;
Deixei saudades também;

A sensação estranha começa quando a gente sai um pouco da rotina e começa a pensar....
- Já tenho um pouco de passado aqui no Canadá;
- Já tenho algumas lembranças de como foi difícil o começo;
- Já tenho como contar meus progressos;
- Já consigo olhar para trás e dar risada de algumas coisas;
- Já tenho uma rotina, um emprego, um lugar para morar;
- Já tenho história para contar para meus filhos e netos (ainda não tenho filhos nem netos);
- Já tenho uma experiência de vida que ninguém mais vai tirar de mim;
- Ainda não tenho amigos (aqueles que a gente leva um tempo para conquistar);
- Tenho também várias fotos e alguns bens materiais que dificilmente eu teria;

Do que mais eu preciso?????
Nossa adaptação foi muito rápida e isso tem prós e contras. O lado bom é que sofremos menos com o período de adaptação; o lado ruim é que sofremos menos com o período de adaptação. Complicado, né?
Acho que o "sofrimento" faz parte também da adaptação.

Toda vez que conversamos com alguém no Brasil vem aquela pergunta dos dois lados "você está bem?". Mas... o que é estar bem?

Semana passada eu  não estava muito bem no trabalho...
Ontem eu não estava me sentindo muito bem.... um pouco de angústia.... homesick...
São coisas que vão e vem.... mas que acho completamente natural.

Pensei na seguinte frase "Saudade é aquilo que fica de quem não pode ficar". É velha, mas às vezes penso nela.

[]s

Um comentário:

Gisele Tonello disse...

Oi Robinson!!!!!!! Tanto tempo!!! Olha... sabe que eu tb tenho esses momentos de filosofia?! Cara, li seu post e juro por Deus que penso igualzinho, mas é engracao, pq penso em tudo isso até hoje. Sabe, tem uns dias que me deram a permanência na Argentina, isso significa que eu posso votar para presidente na Argentina tb! E aí fiquei pensando, eu realmente pertenco a uma linha diferente, que nao é nem daqui nem de lá... meu português já nao é o mesmo... meus costumes... mas tb nao sou daqui. É estranho. Mas pensando que nao sou de lugar nenhum me deixou mais tranquila. Nao me sinto mais com a obrigacao de falar espanhol como os argentinos, pq nao sou argentina. É um consolo estranho, mas é um consolo para mim. E quando li seu post me emocionei, isso passa com todos nós de rever a nossa "missao" no mundo. Um beijao para vcs!