sexta-feira, 16 de abril de 2010

Ser criança x Ser infantil?


No final de semana passado a gente alugou um DVD aqui na lojinha de conveniência ($4) que eu queria ver, mas não tinha ouvido falar muito.
O filme é o Where the wild things are? (Onde estão as coisas selvagens?)
Quando terminamos de ver o filme fiquei com a sensação meio estranha de ter ou não entendido a história ou a ideia... ou se não era para entender mesmo...
Fiquei com isso na cabeça e tentando entender... (às vezes isso acontece comigo - acho que posso ser estagiário de comentarista de filme algum dia rs rs).

Conclusão: Achei o filme excelente!!! E agora quero ler o livro...

Meus comentários: O filme trata da vida de um garotinho que não tem muitos amigos (acho que eu era meio assim) e que vive com "demônios" interiores. Alguma coisa incomoda, mas ele não sabe o que é (parece uma fase de transição na vida na qual temos de lidar com alguns sentimentos, inclusive solidão, mas não sabemos explicar).
> O menino é agitado e meio destrutivo (também instável - no começo ele quer brincar, mas não aguenta a brincadeira e chora).
> Ele também tem que lidar com uma irmã adolescente que não quer mais saber de brincadeiras de criança (e mulheres amadurecem mais rápido, não?) e com os pais divorciados (a mãe busca um novo namorado).
> O comportamento dele não é muito aceito e no auge de uma discussão a mãe pergunta o que há de errado... e ele não sabe se tem algo errado, ou o que está errado... e foge.
> Na viagem "interior" (representada por uma ilha = isolada, solidão, proteção?) ele encontra os "monstros".
> Ele se torna o rei dos monstros (egocentrismo?), mas não sabe como governar (lidar com os sentimentos) - tudo não passa de uma brincadeira e por isso ele tem de lidar com os efeitos (causa x efeito) e frustrações.
> Os monstros representam diferentes sentimentos como: vergonha (tem um momento que as crianças começam a ter vergonha, né?), amor materno (a monstra sempre compreensiva), auto-conhecimento (o monstro principal é a fase em que o menino vive - ao mesmo tempo destrutivo e delicado > o menino destroi as coisas, mas ao mesmo tempo tem habilidade para construir um iglu por exemplo). Tem o monstro que representa também a honestidade (fidelidade).
> Há duas corujas que representam os adultos > a maneira como eles chamam a atenção dos adultos (jogam pedras para derrubá-las e chamar a atenção) / será que os adultos vivem em um "nível" mais elevado (sobrevoam as crianças)? / quando se tem dúvidas elas representam o "oráculo". Tem uma cena que é dito "as corujas não podem entrar! isso é para ser só nosso" como se fosse uma casa na árvore...
> Há uma cena de renascimento (momento do parto).

Bem... vou parar de contar toda a história...
Vale a pena ver o filme.
Por favor, contribuam com suas opiniões....  vamos compartilhá-las e viajar na maionese juntos.
:-D

Nenhum comentário: