sábado, 27 de fevereiro de 2010

Networking is working

Como muitos de vocês já sabem, desde 2007 estou envolvido com o PMI (Project Management Institute), por trabalhar com gerenciamento de projetos e também por afinidade com o assunto.

Uma das estratégias de recolocação profissional aqui era de fazer essa ponte através do PMI (uma vez que eu já era voluntário e estava envolvido com os assuntos do Capítulo de São Paulo). Daí, aproveitando que uma matéria sobre o projeto no qual eu estava participando saiu no jornalzinho de abrangência internacional, puxei o gancho e iniciei o network aqui em Toronto.

Passo 1: Mandei um e-mail para o ex-presidente do PMI-São Paulo (tinha certeza de que ele se lembraria de mim e uma vez ele já tinha comentado que conhecia algumas pessoas do Canadá) falando da matéria e aproveitando para perguntar se ele poderia indicar algumas pessoas com quem eu poderia conversar sobre o assunto do projeto desenvolvido em São Paulo.

Passo 2: Ele me respondeu já copiando várias pessoas (que sorte!!!) do Canadá e eu aproveitei o e-mail para responder com cópia para todas agradecendo e me apresentando. (Claro que colocando-me à disposição de todos para falar sobre o projeto...).

Passo 3: Esperei o resultado desse e-mail... e algumas pessoas responderam!!! Entre elas o Marcos que trabalha como Gerente de Projetos (IT) na Amex, uma professora de uma universidade em Alberta, e outra pessoa desejando boas vindas.

Passo 4: Participei de um Webinar sobre redes sociais e soltei uma pergunta sobre início de networking para newcomers (acho que já consegui deixar meu nome na cabeça dos participantes).

Passo 5: Na 4a feira participei de um evento da Universidade de Toronto sobre gerenciamento de projetos (não fiz muito contato) e aproveitei para incluir na minha rede do Linkedin os palestrantes (alguns aceitaram)...
Na 4a também conheci algumas pessoas da ACT (fazem ações de prevenção a AIDS) aonde gostaria de ser voluntário.

Passo 6: Fui no evento do PMI na 5a feira agora. O evento tinha 2 partes: a primeira para novos membros e a segunda sobre redes sociais com o presidente do Capítulo de Ontário.

> coincidentemente o palestrante da primeira parte era um brasileiro que eu já tinha conhecido em São Paulo no Seminário Internacional de 2008 - aproveitei para ir lá conversar com ele, falar sobre voluntariado, etc... e ele já pediu o currículo para tentar me encaixar em alguma oportunidade lá no capítulo (ou quem sabe em alguma empresa?)
> aproveitei para trocar alguns cartões de visita (aqueles que eu fiz pelo site da Staples) rs
> falei com algumas pessoas que estão querendo prestar a prova do PMP e dei algumas dicas também (falei da minha planilha que ajuda a preencher a experiência em projetos)
> adicionei algumas pessoas no meu Linkedin também.

Passo 7: Troquei alguns e-mails com o Marcos (passo 3), ele pediu meu currículo, disse que ia ver algumas oportunidades de trabalho e tal....
Ontem, 6a feira, ele me ligou falando que conseguiu uma entrevista para mim!!!!

YUPI

Vou lá na Amex no dia 09-março fazer a entrevista para a vaga de gerente de projetos (IT) como contrato temporário (não perguntei por quanto tempo, mas está valendo).
E além disso, acho que já vamos ter de de comprar um carrinho!!! (fica um pouco longe)

:-D
quero estar super preparado!!!

[]s

Nenhum comentário: