terça-feira, 18 de agosto de 2009

A Ética

Ética = modo de ser, caráter.
Ética = o que é bom para o indivíduo e para a sociedade.
Ética não é lei, porém a lei segue princípios éticos.

Ou você tem, ou você não tem? Será que existe "meio ético"?

Não sou um estudioso em filosofia ou em latim ou em etimologia ou algo parecido, mas ultimamente tenho pensado muito em o que vou deixar de bom para a humanidade... e também no que eu espero da sociedade.

Resumidamente acho que quero uma sociedade mais ética, com valores bem enraizados e que não destruam princípios essenciais para o convívio entre as pessoas. Quero que as pessoas façam ou persigam o que é correto. Talvez eu queira que as pessoas sigam regras sem quererem tirar vantagens umas das outras. Eu quero seguir regras e deixar um "legado".

No dia-a-dia a gente trabalha ou estuda ou enfim convivemos em sociedade. O que nos está distanciando dessa crença que as pessoas não devem tirar vantagens sobre as outras??? Eu acho que são os exemplos que temos... Se uma pessoa tira vantagem e tem sucesso, parece que facilita o pensamento de outra em fazer a mesma coisa... é uma "Corrente do Mal" (abrindo parênteses literalmente.... - vocês assistiram ao filme "A Corrente do Bem"?).

Não é ético querer tirar vantagens.
Não é ético desrespeitar diferenças sociais.
Não é ético articular as situações ou pessoas em benefício próprio.
Não é ético criar um clima de competitividade por conflito.
Não é ético desrespeitar os direitos de outros.
Não é ético alimentar o capitalismo selvagem em detrimento do ambiente.

Como construir um Brasil melhor????? Não sei...
E é por isso que estou bem desanimado e sem muitas perspectivas de futuro...
Dói e cansa ver isso por todos os lados e pensar o quão sofrida é nossa vida já na nossa rotina.

Não sou pessimista e sim estou pessimista.

Nenhum comentário: