quinta-feira, 22 de maio de 2008

ICSP (Índice de Congestionamento em São Paulo)



Parece loucura... e é quase isso.

O cidadão paulistano já agregou um novo indicador em sua vida - km de lentidão.

Antigamente falava-se em vias congestionadas, pontos de lentidão, horário de pico, etc. Hoje em dia a moda (pelo visto duradoura) é verificar quantos quilometros temos de lentidão na cidade.

Por exemplo, ouve-se falar "Nossa! São 4 horas da tarde e temos 122km de lentidão" ou "é melhor não sair agora, pois temos quase 200km de lentidão", etc.

Para quem não é de São Paulo e por ventura ler esse post vou esclarecer o que é "lentidão". Basicamente lentidão é você andar pelas ruas e/ou avenidas sem poder engatar a 3a marcha, ou às vezes sem ultrapassar a velocidade média de 20km/h ou levar mais do que o dobro do tempo para chegar no destino...

Estou escrevendo este post para registrar o meu sentimento, pois não sei qual é a solução. Algumas pessoas acham que a solução é aumentar a quantidade de transporte público como o metrô, outras acham que precisamos ter mais avenidas, outras acham que precisamos rever algumas estratégias/campanhas de rodízio, carona solidária, etc. Eu não consigo ver solução...

Veja só... é fato que nitidamente o paulistano gosta de dirigir e isso pode-se constatar pelo crescimento assustador de venda de automóveis na cidade. Com isso o número de carros andando por aí está crescendo cada vez mais e não existe mais "horário de pico" e sim faixas de horas em que encontramos um volume grande de carros nas vias principais. O transporte coletivo também deixa a desejar. Não sei se pelo fato do bilhete único ou por algum outro motivo, mas o Metrô está cada vez mais longe daquele meio de transporte "tranqüilo". Claro que há tempos já não é (Quem já pegou o metrô na Barra Funda em horário de pico?), mas piorou. Outro ponto é se você parar para observar quantos carros nas ruas e avenidas trafegam apenas com o motorista? Será que se houver uma campanha de carona teremos um resultado satisfatório?... e sobre o rodízio municipal de veículos? considerando que a maioria tenha aderido (mesmo porque aqueles que não aderem são multados), o quanto o trânsito é aliviado?

Ah... ontem mesmo peguei o trem (aquele que vai de Grajaú a Osasco pela marginal do Rio Pinheiros que tem alquele cheiro agradáaaaaaaaaaaavel...) e fui da estação Jurubatuba até a Morumbi... além da demora para chegar, a demora entre as estações, a quantidade de passageiros... estes são muito gentis umas com as outras.

Só para registrar... veja alguns números...
A distância entre minha casa e o trabalho é de 22km. Sem trânsito eu consigo fazer em 35 minutos de carro sem ultrapassar a velocidade máxima permitida. Com trânsito tipo S (seco) eu levo por volta de 1 hora. Com trânsito tipo C (com chuva) eu já cheguei a levar quase 2 horas e meia.

Bem, talvez em algum futuro distante poderemos ler esse post e tentar imaginar como era a situação... por enquanto a realidade é outra.

até+

Nenhum comentário: