terça-feira, 21 de janeiro de 2020

10 anos de Canadá




Eu tinha 33 anos quando cheguei aqui no Canadá há 10 anos. Ainda me lembro muito bem dos preparativos, da viagem (“só de ida”), da chegada ao aeroporto, do caminho até Downtown. Era uma 6ª feira e havia bastante neve acumulada nas ruas. Lembro que pensei “essa será a nova vida”. Acho que eu queria um recomeço, um novo desafio, estar fora da minha zona de conforto. Eu não queria e nunca quis provar nada a ninguém, talvez um pouco a mim mesmo.


Agora quando olho para trás, eu não vejo com a mesma clareza o caminho que percorri. Ok, talvez seja a idade e minha vista já não é mais a mesma. Vamos confiar na memória (que também não anda lá essas coisas) e listar algumas coisinhas nesse post de celebração. Celebração de 1 década de Canadá!

Rotina
Quando cheguei, eu quis criar uma nova rotina e quebrar o pensamento que eu estava aqui a passeio. Fiz o teste de inglês e fui fazer a matrícula na escola de inglês para imigrantes. Comprei um celular Pós-pago no plano de 3 anos com a Rogers. Era um iPhone 3GS.
Hoje eu trabalho durante a semana (e algumas vezes no final de semana), conto os dias para o final de semana, tento me divertir. Cuido da Amanda quando ela está comigo. Tento me exercitar também.

Lugar para morar
Nesses 10 anos morei em 4 lugares. Começando num quarto de apartamento, para um apartamento de 1 dormitório, para um apartamento de 2 dormitórios e então para um outro apartamento de 2 dormitórios. Muito possivelmente não estarei morando nesse mesmo lugar quando completar meus 20 anos de Canadá.

Comida
No começo, eu queria experimentar de tudo... diferentes pratos, salgados e doces. Sempre achei barato quando comparado a São Paulo. Antes eu sentia falta da comida brasileira e aos poucos fui me adaptando. Hoje não como tanta carne assim. Hoje eu acho os doces brasileiros mais doces que os daqui.
Lembro no primeiro ano eu tentei comer comida indiana perto do serviço e passei mal por achar muito apimentado. Um dia resolvi mudar minha tolerância a pimenta e aos poucos fui aceitando pratos mais apimentados. Recentemente, eu voltei ao mesmo restaurante indiano e achei um pouco apimentado ainda, porém só transpirei.
Quem me conhece sabe que curto cozinhar. No dia-a-dia cozinho coisas simples. Muitas vezes faço biscoitos, alfajores ou até mesmo bolo e até que o pessoal aqui curte.

Saúde
No Brasil, eu ia várias vezes a médicos e especialistas.. geralmente por causa da minha dor nas costas. As hérnias continuam aqui, mas agora estou mais acomodado (ou irresponsável talvez?) e gerencio a dor tomando remédios. Confesso que nessa primeira década eu não fui muito saudável. Há 4 anos eu comecei a me exercitar mais, comecei a correr e tive de parar por conta de uma lesão no pé. Quero voltar.
Ultimamente a única coisa que me mantém ativo é praticar Krav-Magá. Já faz alguns anos e hoje sou um dos mais experientes da escola. Se tudo der certo viro faixa preta ainda esse ano.

Emprego
Vou aproveitar e comentar sobre o aprendizado da língua inglesa aqui também, pois comunicação é uma grande fração de estar empregado.
Logo quando cheguei eu passei por vários apertos. Por exemplo, quando fui comprar um café no Tim Hortons e não consegui entender que a atendente falava... e na época eu só respondi “yes, coffee”.
A dificuldade com a língua me colocou em desvantagem na busca de emprego. Eu sentia que tinha experiência, porém não conseguia passar da entrevista. Aos poucos isso foi mudando e hoje estou mais confortável.
Trabalhei em vários lugares.. não foi fácil reconquistar a credibilidade, mostrar resultados, competir com outras pessoas. Dei uns passos atrás na minha carreira e aos poucos fui buscando meu espaço. Hoje sou menos ambicioso.

Vida
Sim, ainda sinto mais segurança, mais qualidade de vida, mais simplicidade, menos stress e menos preconceitos bobos.
Várias coisas aconteceram nesses 10 anos... a mais importante de todas é que me tornei pai. Eu queria ser pai e tenho confiança de que me tornei um bom pai. Amanda nasceu e cresce a cada dia. Ela é meu amor verdadeiro e ela me ajuda a ter amor próprio também.
Separei, divorciei, a vida segue. Tudo bem. Todos merecemos ser felizes.
Conheci outras meninas, eu me decepcionei, eu talvez as tenha decepcionado. Recentemente conheci outra menina e estamos juntos, aprendendo, crescendo, evoluindo a relação. Não sou mais jovem, porém mais maduro.
Descobri o amor por um animal de estimação. É estranho, porém a relação de dependência me faz pensar um pouco no meu papel aqui nesse planeta.
Tem gente que acha que tenho vários amigos, mas não tenho não.
Passei por depressão, por introspecção, por re-estruturação. Gosto da minha versão atual, mas quero melhorar. Sinto que melhorei quanto pessoa.
Vi entes queridos partirem e sei que ainda verei mais alguns nos próximos 10 anos. Nunca estamos preparados.

Cápsula do Tempo para o meu Eu futuro, para a Amanda no futuro
Old man, esses 10 anos foram interessantes. Muito aprendizado, muita adaptação, crescimento e oportunidade de ver seu país com outros olhos. Queria saber se você está bem...
Filha, obrigado. Você é uma pessoa boa, inteligente e super bonita. Outro dia você pediu para escrever uma carta de agradecimento para o Papai Noel. Você quer ser médica e cuidar de mim. Desejo que seus sonhos se realizem.

Espera lá.. também quero saber se na próxima década o Brasil vai ganhar mais uma copa do mundo, pois essa última década foi complicada hein?!

Um comentário:

Pedro disse...

Parabéns atrasado.
Tb tenho uma filha Amanda e fizemos 11 anos de Canadá esse ano. Tb vim pra cá com 33 anos de idade.
Estava afastado dos blogs mas lembro de acompanhar o seu tempos atrás.
Boa sorte e quem sabe depois da pandemia nos encontramos por aí.