quinta-feira, 8 de novembro de 2012

The PATH: A Cidade subterrânea de Toronto

http://www.toronto.ca/path/pdf/path_brochure.pdf

Muitos já ouviram falar e tem muita gente que fica com a impressão de que a cidade subterrânea possui uma área similar à cidade "de fora". Na realidade, apesar da grande extensão, sua abrangência não é grande. Basicamente a famosa cidade subterrânea ou "The PATH" atende a área Financeira da cidade.

Conheço muita gente por aqui que não conhece os caminhos secretos e se perdem facilmente. O "PATH" interliga vários prédios, algumas estações de metrô, estacionamentos, e alguns pontos turísticos. De certa forma o caminho acaba sendo conhecido por aqueles que trabalham todos os dias nessa região e vão até a Union Station (estação central de trem).

Há muitas lojas, praças de alimentação, banheiros públicos, acessos ao mundo externo, etc. Parece muito um shopping center.

Eu já me perdi algumas vezes e o GPS do meu celular não funciona muito bem para me dar alguma direção. Agora que o frio está voltando eu resolvi explorar um pouco mais e buscar alternativas da minha ida e volta ao trabalho.

Eu trabalho perto da King x Yonge, e moro perto da Spadina x Front. A volta para casa eu faço muitas vezes à pé e pelo PATH eu entro pela "Dundee Place" (que é uma praça de alimentação), ando um pouco para Oeste (até First Canadian Place), desço até a Union e depois sigo o caminho para a CN Tower. De lá eu preciso sair e andar ao ar livre por algumas centenas de metros.

Essa semana eu tentei outro caminho para evitar a muvuca das pessoas indo para a Union Station (ainda mais que lá está em reforma e está meio um caos na hora do rush). Estou entrando pela "Dundee Place", indo para Oeste até a Sun Life Centre (estação St. Andrew do metrô linha University), e desço até a CBC Broadcast Centre. De lá ando algumas centenas de metros também (outro dia eu contei por volta de 700 passos).

Dicas:
1) É bom ter uma familiaridade com as principais intersecções (indo para Norte: Front > Wellington > King > Adelaide > Richmond > Queen > Dundas) mesmo sob a superfície.
2) As entradas para o PATH não são tão visíveis.
3) Se quiser planejar uma rota antes de se aventurar, não confie totalmente no seu celular (o sinal falha de vez em quando). Prefira anotar a sequência dos prédios (as sinalizações são melhores com os nomes dos prédios).
4) Tente memorizar as cores para Norte, Sul, Leste e Oeste. Isso vai te ajudar a tomar decisões em bifurcações. Claro que é bom saber de antemão se você precisa ir para Norte-Leste (no meu caso, quando eu volto para a casa eu sei que preciso ir Oeste-Sul). Lá vai a super dica:

NORTE = AZUL (lembre do céu)
SUL = VERMELHO (lembre da terra ou do inferno se preferir)
LESTE = AMARELO (lembre que o Sol nasce à Leste)
OESTE = LARANJA (lembre que o Sol se põe à Oeste)

Se você estiver visitando a cidade ou mesmo se mora por aqui, acho bem divertido se aventurar nos caminhos subterrâneos! Qualquer dia eu filmo meu caminho de volta para casa.

[]s

Nenhum comentário: