quarta-feira, 25 de julho de 2012

Casamento no Canadá

Ontem recebi por email um convite de casamento de um colega de trabalho. Veio como "confidencial" e pedindo para confirmar a presença.

Não vou generalizar, pois imagino que não haja um padrão nos casamentos por aqui, assim como nos casamentos no Brasil (ou até mesmo em São Paulo). Vou relatar o que eu escuto da minha analista Lily (ela está na idade em que tem muitos amigos casando).

Ela já havia me contado que é muito comum a pessoa casar pela manhã (cerimônia), daí o casal vai para algum lugar tirar as fotos (enquanto isso os convidados se viram e vão se trocar) e depois tem a festa à noite. Por ela, essa logística é meio complicada, mas acaba sendo bom para as mulheres terem tempo de se arrumarem para a festa (claro que a roupa usada na cerimônia não é a mesma que a da festa).

Ah, entre os amigos dela, é muito comum fazerem a despedida de solteira e despedida de solteiro... (ela diz que as mulheres já sabem que os homens vão encher a lata... somente.. rs).

Bem, voltando ao convite de casamento. Esse colega de trabalho é chinês, imigrou para o Canadá faz alguns anos e foi morar em Vancouver, teve 1 filho primeiro e depois mais 2 filhos (todos meninos) gêmeos. A esposa faleceu e ele teve de cuidar das 3 crianças. Ele se mudou para Toronto e desde então mora aqui. Ele sempre falava sobre a dificuldade em criar os filhos e que teve muitos problemas com a escola, etc. Quando ele soube que estávamos grávidos ele ficou bem feliz e recomendou a leitura de um livro sobre "Positive Parenting" dizendo que foi muito útil, mesmo tendo aplicado o método um pouco tarde.

Como eu não sei quem foi convidado, eu fiquei meio receoso de confirmar presença e chegar lá e não conhecer ninguém (e o pessoal só mandando ver no mandarim). Daí eu resolvi perguntar discretamente para a Lily se ela tinha recebido alguma coisa, tipo um convite, do colega Andy. E ela disse que não e quis saber que tipo de convite. Pronto! Não consegui segurar e já fui falando do que se trata... e disse que eu estava meio sem jeito por ela não ter recebido o convite. Ela disse que tudo bem, pois ela sabe que não dá para convidar todo mundo mesmo.

Isso acabou sendo bom, pois pude tirar outras dúvidas. Por exemplo, como funciona a questão de presente de casamento. Ela disse que varia, mas ultimamente o casal faz uma lista de casamento em lojas e, assim como no Brasil, as pessoas podem comprar online. Porém, ela não conhece nenhum sistema em que a loja entrega para o endereço do casal. Portanto, muitas vezes o presente é levado no local da festa, que tem uma sala de recepção para as pessoas deixarem os presentes.

Outra coisa bem comum é as pessoas darem dinheiro (colocam num envelope junto com um cartão de casamento). Na entrada do salão também tem uma caixa na qual as pessoas colocam os envelopes. O mínimo padrão que as pessoas dão é $100 por pessoa, para pelo menos ajudar nas despesas da festa. Se for alguém próximo, geralmente dão mais. (Novamente, não estou dizendo que isso é regra no Canadá, pois não conheço gente casando por aqui).

Ela ainda contou que muitos casais mandam os convites já com um envelope de retorno para confirmação e, além de ser polido confirmar, é fundamental! Nas festas, as mesas são organizadas pelos convidados confirmados (como as formaturas no Brasil) e além disso, não há o risco de ter muita gente a mais ou a menos que o planejado. Ela disse que já foi em um casamento que um convidado não havia confirmado e compareceu... e acabou criando um clima chato, pois tiveram de puxar uma cadeira extra na mesa, etc. (eu, brasileiro, já imagino a cena).

Resumo... ainda estou vendo se vamos ou não no casamento...
:-)

[]s


Nenhum comentário: