domingo, 7 de agosto de 2011

Dicas (ou Roteiro) de 3 dias em Québec City











No último final de semana prolongado (dia 1-ago foi o Civic Holiday) aproveitamos para viajar (adoramos fazer isso) para Québec City. Fomos de avião saindo do aeroporto internacional de Toronto (Pearson). O objetivo principal dessa viagem era fazer a excursão da AML Cruisière para ver baleias (meu sonho antigo).

Vou relatar o que fizemos e espero que sirva como dicas para quem quiser conhecer a cidade.

1o Dia (Sábado):
- Chegamos no aeroporto em Québec logo pela manhã (acho que era antes das 9h), pegamos um táxi até o hotel, deixamos as malas (o horário de check-in era apenas às 15h) e fomos para La Citadelle.
* Ficamos no Hotel Delta muito bem localizado - Na Rene-Lavesque, ao lado do Hilton.
- às 10h da manhã ocorre a troca da guarda (sugiro pesquisar se no período em que estiver por lá, estará ocorrendo a troca da guarda, pois não é o ano todo). O passeio guiado pela Citadelle custa $10 (taxas inclusas) por pessoa e dura mais de 1 hora.
- Fomos andando até a "Cidade Velha" (ou Vieux-Québec) a qual possui a parte alta e a parte baixa. Almoçamos na parte alta (há muitos restaurantes estilo italiano, mas preferimos comer num lugar de crèpe) e depois fomos descendo as escadarias.
- Há muitas lojinhas e "barzinhos".
- Já na parte baixa tem o famoso "quadro" na parede de um prédio (The Fresco for the People of Quebec) representando as 4 estações (interessante ver a primavera ,verão, outono e inverno) e também personalidades importantes de todas as épocas retratadas no cotidiano da cidade.
- Tivemos a oportunidade de ver uma apresentação ao ar livre (de graça) de 3 músicos (violão, violino e violoncelo).
- Fizemos o check-in no hotel um pouco antes das 16h. Vale a pena deixar registrado que o nosso quarto ainda não estava disponível e eu disse que estivemos no hotel mais cedo e fomos informados de voltar às 15h... daí deram um upgrade para a gente. Confesso que me senti chic ao pegar um quarto no último andar, no qual precisava usar a chave para apertar o botão no elevador. 
- às 21h fomos ver o Cirque du Soleil ao vivo e de graça debaixo de um viaduto (foi apresentada a 3a parte do Les Chemins Invisibles = Os caminhos invisíveis). Vale a pena chegar antes, pesquisar na internet se estão se apresentando e se preparar para ficar de pé...

2o Dia (Domingo):
- Acordamos cedo, tomamos café e nos preparamos para a excursão do dia inteiro.
- Eu já havia fechado o passeio com 1 mês de antecedência para não correr o risco de não ter mais lugar no barquinho. Basicamente quando fomos para Montreal, pegamos um folheto da AML e depois liguei para reservar.
- A viagem até a foz (na cidade de Tadoussac) dura umas 2 horas e tem 1 parada no meio do caminho.
- Fizemos o passeio no Zodiac (3h) que é uma pequena embarcação ("salva-vidas") com umas 15 pessoas.
http://www.facebook.com/media/set/?set=a.244729512213964.65331.100000307514853&l=bd57fef553&type=1
- Como é proibido chegar a uma distância menor de 400m das baleias, as fotos ficaram distantes. Felizmente levamos a câmera semi-profissional e em alguns momentos demos a sorte da baleia se aproximar um pouco.
- Sugiro verificar a época de observação de baleias, pois não é o ano todo.
* Sonho realizado, mas toparia fazer de novo... rs
- Chegamos no final da tarde em Québec e jantamos num restaurante da rua Saint Jean (muito charmosa por sinal). Tomamos um sorvete na Tutto Gelato que fica na mesma rua.

3o Dia (Segunda):
- Acordamos um pouco mais tarde, arrumamos as malas, fizemos check-out e almoçamos no hotel mesmo.
- Fomos tomar sorvete na Tutto Gelato de novo.

Dessa vez não exploramos muito a cidade, mas quando fui com meus pais no ano passado, a Tai Pan nos levou para o museu da civilização e achei um tanto interessante (para recomendar, mas não para ir de novo.. rs).
No geral as pessoas começam a falar em francês, mas entendem e se comunicam muito bem em inglês (com exceção da garçonete do hotel). Eu arrisquei um pouco o francês, mas confesso que fiquei com um receio deles responderem em francês e eu ficar boiando...

[]s

Nenhum comentário: