quarta-feira, 6 de julho de 2011

Dicas 3-4 dias em Varadero - Cuba


Na última sexta-feira (Primeiro de Julho) foi feriado aqui e ainda consegui 2 dias de folga no serviço (não pagos). Resolvemos ir para Cuba!

Não foi uma viagem exploratória e por isso não dá para dizer que consigo montar um roteiro de 4 dias. A ideia desse passeio era apenas relaxar e não pretendíamos nem mesmo fazer os passeios turísticos (por exemplo ir até a capital Havana).

Vou tentar colocar algumas informações úteis visto que tive certa dificuldade de achar todas as informações importantes em um só lugar antes de viajar.

Notas:

- Fomos de Sunwing partindo de Toronto e indo para Varadero no vôo das 16h.
- Ficamos no Breezes Bella Costa em Varadero - all inclusive.
- Voltamos pela Sunwing às 10h50.

1) No vôo de ida a companhia distribuiu um formulário (1 para cada pessoa) para o visto de turista e informou que caso houvesse qualquer rasura, um outro formulário custaria CAD$20.
2) Fomos e voltamos de Boeing 737 (3 de um lado, 3 do outro).
3) Na ida tivemos champagne, refeição e bebida.
4) Chegando em Varadero ficamos em uma fila (parte do aeroporto está em obras e sem ar condicionado) para passar pela imigração. Só pode ir 1 pessoa por vez passar pelo oficial. Os oficiais falam inglês ou espanhol. Para mim perguntaram basicamente aonde eu ia ficar, por quanto tempo e se meus pais eram brasileiros. A fila demorou bastante....
5) Passando por essa "entrevista" tinha o raio x (bem mais tranquilo que nos Estados Unidos).
6) Em seguida fomos pegar as malas (havia 2 esteiras "independentes" e uma mala estava em uma esteira e a outra em outra).
7) Ao sair do aeroporto um cara da Sunwing nos abordou e ele tinha uma ficha com nosso nome. Ele disse que deveríamos confirmar o vôo de volta quando chegasse no hotel. Aquela ficha era apenas um lembrete de uma sessão de orientação que ia ser dada no hotel mesmo.
8) Do lado de fora do aeroporto tem o posto para trocar o dinheiro. Ou a moeda (peso cubano) é muito forte ou o câmbio é mais forte ainda... pois a cotação deu  menos que 1 para 1 (CAD$1 < CUC$1).
9) Havíamos reservado um táxi (a Claudia havia trocado e-mail com o Hotel e conseguido um táxi do aeroporto até o Hotel por CUC$30).
10) No caminho de ida até o Hotel achei a cidade muito parecida com São Vicente, SP. Os carros são velhos e a(s) cidade(s) muito velha(s) ou pobre(s).
11) O Breezes Bella Costa é bem grande, porém parece um pouco antigo.
12) Na sessão de orientação o cara disse que o ônibus de translado Hotel-aeroporto era CUC$25 (que raiva!!!).
13) Passeios (que não fizemos) - adult:
- Havana One Day - 67.00
- Havana History & Rhythm - 90.00
- Havana Special - 135.00
- Catamaran Cruise - 101.00
- Dolphin Adventure - 97.00
- Topes de Collantes - 125.00
- Jeep Safari Yumuri - 73.00
- Tropicana Varadero - 49.00
- Trinidad - 71.00
*Os passeios são de dia inteiro.
14) No hotel o pessoal falava inglês, espanhol e muitas vezes francês.
15) A comida é simples, mas não tive grandes problemas. Já tinha ouvido falar casos de pessoas que passaram mal...
16) Para acessar a Internet por 30 minutos pagamos CUC$5.
17) Na volta para o aeroporto pegamos o táxi e quisemos chegar 3 horas antes do vôo.
18) Trocamos o restante do dinheiro cubano e perdemos novamente no câmbio.
19) Pegamos uma fila grande para fazer o check-in (não é separado por companhia aérea). Ao fazer o check-in fomos informados que precisávamos pagar uma taxa de embarque de CUC$25 por pessoa e só podia ser em pesos cubanos (raiva!!! já tínhamos trocado nossos pesos.... e fui eu lá trocar dólar canadense de novo... e perder dinheiro).
20) Ficamos mais de 1 hora esperando na fila para passar pela "emigração" (detalhe: sem ar condicionado e não tinha ninguém nas cabines...).
21) O oficial pediu o passaporte + PR (meu RG do Canadá) + visto de turista em Cuba. Daí ele perguntou aonde eu tinha me hospedado e por quanto tempo. Quando eu disse "4 dias" ele disse "Só 4 dias? Por quê?" e eu disse "foram férias rápidas para aproveitar o fim de semana prolongado" e ele "Por que não 1 semana? Espera um pouco"... e ele chamou outra pessoa e falou sei lá o que... e fui liberado.
22) Passei pelo raio x e fui ao portão de embarque.... ufa.
23) Na volta o serviço foi um pouco pior... pois não tinham todas as opções de almoço e também a aeromoça não estava muito atenta (esqueceu de passar na nossa fileira 2x).

Percepção:
- Cuba é um país pobre em que produtos e pessoas americanas são evitados.
- A infraestrutura não é adequada para o turismo.
- Os funcionários do hotel por outro lado me impressionaram ao falar/entender inglês e francês.
- Charutos e bebidas (Rum) mais baratos não é grande vantagem para quem não fuma e não bebe rs rs.
- A água é muito muito clara e parece uma piscina (no primeiro dia praticamente não havia ondas...). Não é fria ao ponto de sofrer para entrar.
- A brisa que soprava a tarde amenizava o calor e isso para mim foi muito bom.
- A areia é um pouco mais grossa, mas não "cascalhos".
- Não há somente afro-descendentes como eu imaginava...

[]s

2 comentários:

Pedro disse...

Uma vez fui numa agencia de viagem (Flight Centre) a procura de um pacote de viagem pro Caribe e ja fui dizendo pra mulher: pode ser qualquer lugar, menos Cuba, pois so leio coisas ruins de la. E nao eh que a atendente era cubana? haha

Robinson disse...

Pedro, esse "causo" deveria entrar na lista de micos... rs
Da próxima vez pretendemos ir para Cancun... vamos ver se é melhor.