terça-feira, 7 de junho de 2011

Serviço Médico no Canadá - Experiência Real


No último Sábado, após pedalar mais de 2 horas (com alguns intervalos para descanso), fiquei exausto! Tomei um banho de banheira para relaxar os músculos, vi um filme com a Clau (Blue Valentine) e quando eu levantei do sofá para ir para o quarto senti uma pequena dor no pé (????).

No Domingo acordei com muita dor no pé direito e mal conseguia ir ao banheiro. Não consegui me apoiar mais no pé direito e resolvi passar gelo. A dor não passou e quando a Clau acordou eu disse precisávamos ir ao hospital... Ela pesquisou na Internet algumas opções:

1) Pronto-socorro de hospital: se não é caso de vida ou morte, a espera é de pelo menos 4 horas.
2) Walk-in Clinic: a espera também é grande e já ouvimos falar que os médicos (clínicos gerais) não são lá essas coisas, além disso, não há equipamentos como Raio-X.
3) Urgent Clinic (essa opção eu desconhecia): para casos urgentes sem risco de vida e teoricamente a espera é menor.
4) Médico da Família: geralmente dá para conseguir um encaixe, porém teria de esperar até Segunda.

Optamos pelo 3) e fomos até North York para um Urgent Clinic que tivesse os equipamentos necessários. Pegamos um trânsito para chegar lá e o processo foi o seguinte:
a) Triagem: apresentei a queixa à enfermeira da triagem e ela foi anotando tudo. Naquela hora ela viu que meu pé já estava inchado (swollen) e deu uma certa prioridade para o meu caso.
b) Espera para o Raio X: 3 fotinhos básicas.
c) Espera para o atendimento médico: ele me atendeu na sala de espera mesmo. Não viu nenhuma fratura no Raio-X e recomendou tomar Advil 3x ao dia + gelo 4x ao dia durante 4 dias.
d) O médico perguntou se eu precisava de muleta (crutch) e eu achei uma boa comprar, pois sabe lá como eu estaria no dia seguinte.

Segunda-feira não fui trabalhar e usei meu Sick Day (tenho direito a 6 dias de licença médica remuneradas + 4 não remuneradas). Fiz repouso e compressas igualmente espaçadas.

Hoje (Terça) fui trabalhar meio que no sacrifício (difícil calçar o sapato) e acabei marcando uma consulta de emergência com o meu médico. Muuuuuuuuuuuuuuuito tempo de espera... e finalmente ele me atendeu. Olhou o inchaço (estou com uma mancha avermelhada no peito do pé) e disse que há grandes chances de ser uma micro-fratura. Na semana que vem vou fazer um Bone-Scan (Cintilografia óssea) para ver a fissura.

O meu médico receitou um anti-inflamatório mais potente e recomendou ficar fora das atividades físicas. Nada de Krav Magá, caminhada para o trabalho, patins, bicicleta por horas... durante pelo menos 6 semanas. Fiquei bem chateado, pois eu estava começando a me acostumar com essa rotina de exercícios, ainda mais que já estava pegando o jeito com os patins.

Tudo indica que o excesso de atividades físicas deve ter causado essa fissura.... vai entender, né?

[]s

Um comentário:

Bia disse...

Nossa Robinson, não sabia que vc tinha ficado todo doído... melhoras!! :)