terça-feira, 1 de março de 2011

Projeto Beezoo

De vez em quando algumas pessoas perguntam "Por que seu e-mail é beezoo?" ou "O que é o Beezoo?", etc..
Há um tempo atrás eu teria um monte de coisa para contar sobre o "Projeto Beezoo", mas atualmente tenho me dedicado a uma outra ideia.

Sim, o Projeto Beezoo nasceu de uma ideia. Interessante é que o nome nasceu antes da ideia!

"Bizu" é como a gente falava na faculdade quando se referia a uma dica muito boa ou chave. Por exemplo, um exercício "bizu" poderia ser aquele que acreditávamos ser o mais próximo daquele que iríamos encontrar na prova ou ainda um "bizu" poderia ser uma dica ou um atalho.

De tanto usar o termo, decidi registrar o domínio e a ideia naquela época era criar um site centralizando várias dicas de navegação na Internet e permitindo que as pessoas compartilhassem experiências (melhores práticas ou melhores experiência, indicando sites, etc.). Isso foi em 1999. A ideia não foi muito para frente e acabei usando o domínio como "laboratório" e desenvolver web sites usando ASP com MS Access. Nessa mesma época eu e mais 4 amigos da Siemens montamos uma empresa (virtual) chamada Webevoce para fazer sites usando Flash e ASP. A empresa também não foi muito para frente, ainda mais quando a "sociedade" se quebrou e as pessoas foram trabalhar em lugares diferentes (eu, por exemplo, tinha saído da Siemens e fui para a Ernst & Young Consulting).

Em 2001 fiz uma pós em E-Business e finalmente decidi repensar no Beezoo e tive uma outra ideia mais abrangente. Utilizei os conhecimentos da pós para elaborar o Web Business Plan e até submeti para uma incubadora na USP. Infelizmente o projeto foi negado basicamente por falta de "histórico" segundo a carta que eu recebi. Aprendi que precisava ter feito um protótipo e obter dados mais "reais".

Bem, resolvi publicar mais ou menos a ideia, pois na semana passada fui jantar na casa de um casal de amigos e acabou saindo esse assunto e, mesmo não tendo mais o "elevator speech" ensaiado para falar da ideia, até que consegui lembrar de alguns pontos chaves para ressaltar a curiosidade nas pessoas (acho eu).

Resumo da ideia:
Pense nos seguintes números....
a) Quantos domínios ou sites existem no mundo?????? chuto BILHÕES
b) Quantos sites você conhece???? chuto DEZENAS
c) Quantos sites você usa?? chuto uns DEZ... e olhe lá
d) Qual a proporção entre o número de sites que você usa e o número de sites existentes? hum....
e) Vendo assim parece coisa de astrônomo... com a diferença de que você pode alcançar os sites!
Qual a oportunidade então??
O Projeto Beezoo tinha como objetivo reduzir esse "gap" quantitativo e aumentar o "qualitativo". A ideia não era limpar os domínios do mundo, porém medir e melhorar a qualidade da experiência de navegação das pessoas. Como? Esse é o grande segredo! rs rs
Claro que o projeto não era tão audacioso ou pretensioso ou fantasioso ao ponto de querer prover isso para todas as pessoas. O escopo era trabalhar com grupos específicos com comportamentos específicos. Por outro lado, oferecer consultoria estratégica em Internet (naquela época fazia mais sentido) para as empresas "target".

Conclusão...
O projeto não foi para frente... e quem sabe algum dia eu tente rever os conceitos por trás desse business e dar uma cara nova...
:-)

Nenhum comentário: