terça-feira, 1 de fevereiro de 2011

Contra paradigmas, melhoria de processos



Vou aproveitar o video acima para explicar um pouco no que eu trabalho. Essa é uma tarefa bem complicada, pois um dia tentei explicar para o meu pai e duvido que ele tenha entendido.

Antes de tudo, vou deixar claro que eu não trabalho com Engenharia (às vezes as pessoas chamam de re-engenharia, mas não é exatamente a mesma coisa) nem com Tecnologia (tem forte relação, mas eu diria que estou mais para a área de negócios).

Eu trabalho em uma área de BPM (Business Process Management) ou Gerenciamento de Processos de Negócio. Assim como em qualquer outra empresa, essa área não é "core", ou seja, não é o principal negócio da instituição. Geralmente as empresas vendem produtos ou serviços e o gerenciameto de processos é uma maneira de enxergar oportunidades de melhorias internas e por conseguinte tornar a empresa mais eficiente, eficaz, ágil, "gerenciável", flexível, resiliente, etc etc.

Há vários grupos de atividades dentro de BPM e eu posso simplificar da seguinte maneira: mapeamento de processos, documentação, modelagem de processos, análise de oportunidades, otimização e controle.

Pela minha experiência nessa área, observo que muitas empresas desconhecem o "nível de maturidade" e acabam gastando dinheiro (recursos humanos, tecnológicos) para fazer o motor funcionar. Um grande problema é que cerca de 80% (isso é o meu chute) das melhorias "definitivas" e eficazes requerem um grande investimento de tecnologia (geralmente ferramentas de workflow, alertas, follow up, escalas, controle de status, etc).

O que eu tenho feito na AGF é basicamente mapear os "gaps" de cada área e traçar um plano de ação. A primeira "onda" será mapear e documentar tudo quanto é processo por área (pelo menos os gestores vão saber o que cada um está fazendo, como estão fazendo, o que recebem de documento/informação de outras áreas e o que devem prover para outras áreas). Em seguida, pretendo mapear os "quick wins" (ganhos rápidos) propondo mudar um pouco a maneira como eles fazem as coisas (evitar retrabalho, identificar e resolver gargalos, melhorar na comunicação, criar algumas regras, definir papéis e responsabilidades, estabelecer alguns níveis de serviços). Minha ideia também é melhorar a forma como eles monitoram e controlam a performance com custo mínimo (hoje eles usam excel e eu pretendo "turbinar o burrinho" criando algumas macros para automatizar o serviço manual - isso eu chamo de "ferramentas de produtividade").

O desafio para mim até agora (e também a parte meio chata) é a documentação (eu ainda sou "junior" escrevendo os manuais em inglês, pois às vezes percebo que não fica tão claro a ponto de qualquer um ler e não ter dúvidas).

Bem...
Em relação ao video...
Eu conheço essa experiência há algum tempo, porém nunca tinha visto ela em video. A ideia é bem similar. Muitas pessoas entram em uma rotina fazendo a mesma coisa da mesma maneira e quando eu pergunto "mas por que você faz assim???", elas geralmente respondem "sempre foi feito assim" e continuam se batendo. E se eu pergunto "se eu fosse um funcionário novo nessa área, o que eu precisaria fazer?", elas dizem "ah, é melhor aprender fazendo".

[]s

Nenhum comentário: