sábado, 31 de julho de 2010

Pronto Socorro em Toronto


Hoje de manhã também li uma matéria no jornal falando do tempo de espera de pacientes nos prontos socorros. Eu já tinha ouvido falar que muitas vezes você espera várias horas para ser atendido...

Acredito que o esquema seja bem parecido com o que eu presenciei no Hospital Beneficência Portuguesa em São Paulo quando eu tive dores nas costas no final do ano passado. Eles fazem uma triagem e, dependendo do grau de urgência ou severidade, você é atendido conforme uma fila de prioridade.

Na visão "paciente", acho bem complicado, pois acredito que a maioria das vezes que fui ao pronto-socorro é porque já estava em uma situação "desconfortável" e precisava de um médico, ou seja, para mim já era como se fosse "emergência". Dá a sensação de descaso...

Na visão "empática", acredito que realmente haja outros pacientes em situação pior e que realmente necessitam de atendimento mais prioritário. E se eu estivesse no lugar deles, com certeza gostaria de ser atendido antes, sabendo da gravidade do meu problema.

Na visão "administrativa", entendo que não deve ser fácil... Há bastante grana envolvida e recursos limitados. De repente, estabelecendo algumas metas e planos de ação, seja possível alcançar níveis mais satisfatórios.

Na visão "processo - projeto" (que é onde tenho experiência profissional), acho que há várias oportunidades para analisar toda a cadeia e buscar melhorias sem muito investimento ou até mesmo automatizando algumas coisas (rs rs).

>>
Vejam a matéria (em inglês) http://www.healthzone.ca/health/newsfeatures/healthcaresystem/article/842650--why-er-wait-times-are-what-they-are?bn=1

[]s

Nenhum comentário: