sábado, 26 de setembro de 2009

PMP na Vida

Um dia na faculdade (vixi... faz tempo) eu ouvi que planejar é tornar plano para poder construir algo!

 

Às vezes parece que o tempo voa e às vezes parece que cada dia leva umas boas 50 horas para passar. Estamos com a viagem reservada para 21 de janeiro de 2010 (interessante né? 21.01.2010).

Íamos sair de SP (Guarulhos) de manhã e viajar até NY (com as milhas acumuladas) e depois ir até Toronto para chegar de madrugada. Pensamos melhor e alteramos o roteiro: SP --> RJ (noite) --> NY (madrugada) --> TO (por volta do almoço).

Como eu sou metódico e (nerd) já coloquei as atividades em um MS Project. Chamei de "Projeto Vida". Cada dia percebo que ele está incompleto e há vários detalhes que não podemos deixar para trás.

Algumas coisas já pensamos e executamos, outras coisas só pensamos e ainda há coisas que nem pensamos. Por exemplo...

a) Finanças
- Manter investimentos em um Banco aqui no Brasil (conta conjunta com a Claudia como primeiro titular)
- Abrir conta conjunta no HSBC aqui no Brasil (eu sou o primeiro titular)
- Abrir conta conjunta no HSBC do Canadá
- Transferir as aplicações e encerrar as contas nos outros bancos

b) Educação
- Investigar o calendário e preços dos cursos de especialização (colocar no Plano Orçamentário)

c) Saúde
- Fazer um check-up
- Fazer uma lista de remédios e solicitar as prescrições

d) Parte legal ("jurídica")
- Procurações (plenos poderes / poderes parciais)
- Verificar a questão do imposto de renda
- Verificar a saída definitiva do país
- Verificar a questão do título eleitoral
- Separar os documentos que vamos levar / tirar cópia autenticada / confirmar aonde temos firmas abertas, ettc
- Estudar um pouco as obrigações fiscais no Canadá

e) Moradia
- Avaliar opções de contrato com Imobiliária para alugarmos nosso apartamento
- Procurar lugar temporário para ficar nas primeiras semanas no Canadá
- Listar algumas opções de moradia depois do temporário

f) Comunicação
- Definir quando pedir as contas
- Comunicar toda a família e fazer eventos
- Ver como serão as opções de comunicação (skype, telefone local, celular, etc.)

g) Transporte
- Vender os carros
- Verificar como será a logística com as malas quando chegarmos

h) Outros
- Fazer o inventários das coisas e anunciar um Garage Sale
- Comprar HD externo (pelo menos 500GB) e digitalizar o que dá de CD e DVD

Ontem conversei com um amigo de faculdade que já vive essa experiência (morar fora do Brasil) há algum tempo e pedi algumas dicas (até mesmo como fazer para cortar o cabelo, rs).

:-)
é isso aí

5 comentários:

Ursos no Canadá disse...

Oie... tks a lot pelas informações no post! São muito úteis!
P.S. Mandei um e-mail a vcs... vcs receberam?

God bless you!

http://ursosnocanada.blogspot.com

O Lacombe disse...

Boa lista!
abs

4ever disse...

Olá!
Qual a dica para receber o visto mais rápido?
No timeline o seu processo se destaca na rapidez!
Após o pedido de atualização vc fez contato com o consulado?
Nos ajude! Somos de Novembro e tínhamos esperança de ir p/ Canada no final de Outubro, mas pelo visto teremos que ir em Novembro..
fedornas@hotmail.com
Fernanda e Fred

Robinson disse...

Também ficamos surpresos com a rapidez do processo. O que fizemos foi agilizar a consolidação dos documentos atualizados (antecedentes criminais por exemplo) para que, assim que recebêssemos o pedido, já pudéssemos enviá-los. Depois disso passo um tempo (quase 1 mês) e resolvemos mandar um e-mail "jogando verde" (algo como "os documentos chegaram? quanto tempo falta para a próxima etapa?") e responderam simplesmente "os documentos chegaram". Um certo dia recebemos o pedido de exames e já agendamos para a semana seguinte (isso é rápido mesmo). Depois, por conta da greve dos correios, o consulado me ligou dizendo que iam postar o pedido dos passaportes, mas preferiram ligar. Daí foi tudo muito rápido.
Particularmente acho que elas trabalham em "ondas", ou seja, pegam um grupo de processos para trabalhar e intercalam com os "novos". Acredito que tivemos sorte também.
Acho que no seu lugar eu mandaria um e-mail para o Consulado. Não custa nada e duvido que eles mudem o resultado do processo por conta de e-mails.

inertia disse...

MS Project... Esse programa me traz péssimas lembranças do meu antigo emprego. HAHHAHAHAH